02 fevereiro 2014

[Resenha] "Cisne" de Eleonor Hertzog



Título: Cisne
Autor(a): Eleonor Hertzog
ISBN: 9788582180372
Editora: Dracaena
Páginas: 832
Ninguém sabe exatamente quais são os critérios de seleção da Escola Avançada de Champ-Bleux, mas não há como discutir sua eficácia. Seus exames de ingresso não erram nunca! Entre milhares de candidatos de todos os pontos da Terra, apenas duzentos e cinquenta são escolhidos a cada semestre. E, num mundo onde ser cientista é o maior status que alguém pode desejar, a Escola Avançada de Champ-Bleux forma aqueles que são disputados a peso de ouro. Doris e Henry Melbourne são cientistas formados por Champ-Bleux. Aparentemente, são biólogos marinhos. Aparentemente, suas vidas se centram no Cisne, barco de pesquisas onde moram com os filhos. E, também aparentemente, são terráqueos... Seus filhos acreditam em todas essas aparências – ao menos por enquanto. Seguindo os passos dos pais, os jovens Melbourne fizeram os exames de ingresso para Champ-Bleux. Enquanto, cheios de expectativa, aguardam os resultados para saber se ao menos um deles entrou na Escola Avançada, veem-se envolvidos numa questão diplomática entre Terra e Tarilian, o único outro mundo habitado que os terráqueos conhecem. Inesperadamente, o futuro das relações entre os dois mundos vai ser decidido em um barco no meio do oceano! Mal sabem eles que isso é apenas o começo... Logo precisarão decidir pela Terra inteira!

Apresento-lhes, com toda certeza, a resenha mais complicada de se fazer até agora. Não pelo fato do livro ter suas 832 páginas, mas por que ele simplesmente carrega uma quantidade enorme de informações e com um pequeno vacilo posso soltar o maior dos spoiller's. Vamos nessa e sejam bem vindos a bordo do Cisne!

O Cisne é o enorme veleiro solar que além de um laboratório de pesquisas oceânicas também é a casa da família Melbourne, tão enorme quanto o barco e o livro (risos). A família é composta por Henry Melbourne (pai), Doris Melbourne (mãe) e seus OITO filhos, sendo que Peggy é adotada e também a personagem que move todo o livro.

"...Teo e Ted eram os gêmeos mais velhos, com dezesseis anos; depois, vinha outro par de gêmeos, Tim e Tom, com 15 anos. Pam era a seguinte com quatorze, Liz tinha treze, e depois vinha uma pausa de cinco anos (nos dias de tédio, os filhos se divertiam especulando o que teria acontecido  naqueles anos para os pais não terem procriado o filho anual) e vinha o caçula, Bobby, de oito anos. Peggy tinha quatorze anos como Pam, e havia se entrosado perfeitamente com eles desde o primeiro dia." - Página 9

No mundo do Cisne o planeta Terra não é o único existente. Os cientistas terrestres depois de muitas pesquisas descobriram um planeta que ficava sempre oculto pelo sol. Esse planeta se chamava Tarilian. Tarilian é anos luz a frente da Terra em relação a tecnologia só não se interessara em desvendar o espaço. Com a chegada do pessoal da Terra logo Tarilian ultrapassou as tecnologias espaciais terrestres e o que era para ser uma relação amigável tornou-se uma verdadeira disputa.

Também conhecemos a tão sonhada Escola Champ-Bleux de onde sai os melhores cientistas, inclusive Henry e Doris. Sete filhos dos Melbourne se fizeram os teste, menos o Bobby pela idade, e estão na expectativa para saber se passaram ou não.

A primeira parada do Cisne é em Porto Alto, onde a família costuma passar as férias. Toda a cidade adora os Melbourne's e é lá que eles conhecem Jean, o reporter que de começo será intrometido demais, mas com o tempo mostra-se um fiel escudeiro. É na cidade de Porto Alto, também, que eles descobrem que vão servir de barco para o Intercâmbio Planetário (onde cientistas de Tarilian vem obter conhecimentos com os da Terra e vice-versa). Porém o Cisne não faz parte do Intercambio e só aceitaram pelo fato da segurança da Terra estar em jogo.

Em pouco tempo vemos o Cisne que antes era a casa dos Melbourne se transformar em uma verdadeira bagunça com dois cientistas tarilianos (extremamente educados) e um repórter também tariliando, contudo esse é muito repugnante. Em contrapartida eles levaram Jean como repórter que irá relatar os acontecimentos do barco para os noticiários da Terra.

A maior parte do mistério do livro gira em torno de Peggy e, como vocês podem imaginar, os Melbourne não a adotaram por serem uma menininha bonitinha ou por quererem um filhinho novo, mas por que ela guarda um grande segredo e apenas eles eram competentes o suficientes pela sua segurança. Peggy não sabe qual segredo era esse pelo fato de ter sofrido uma forte Repressão Mental quando ainda era criança, apagando sua memória.

Aparentemente Cisne tem tudo para ser um livro relaxante, que vai apenas nos fazer rir, mas como vemos na sinopse: as vezes as aparências enganam. Durante toda a leitura somos cercados de personagens fortes e bem estruturados. Principalmente Henry Melbourne e Peggy. Ambos sempre sabem o que falar na hora certa.

A escrita da Eleonor é MUITO AGRADÁVEL. Em um dia li mais de 200 páginas e quanto mais eu lia, mais tinha vontade de ler. Cada página trazia um mistério que só depois seria revelado. Nessa edição o único engasgo que tive foi com os enormes capítulos, mas na segunda edição (já disponível em e-book no amazon) a autora dividiu em capítulos menores. Vi muitas resenhas falando que também não conseguiram se adaptar com o fato da autora não terminar a fala com o travessão e sim com uma vírgula, alegando confundir a leitura. Eu não tive esse problema, porém para quem gosta do bom e velho travessão a segunda edição também vem com tal reparo. Veja um exemplo no quote abaixo.

"-Eu acho que os duendes do mar levaram, prosseguiu o rapaz, escorando ao lado dela." Página 97 

Não tenho do que reclamar com a diagramação. Folhas amareladas, letras grandes e começo de capítulo personalizado com um barco. Só me decepcionei com o trabalho gráfico: a capa não tem orelha e é de um material bem frágil. Mas já tive conhecimento que, na nova editora, a segunda edição fará academia e terá audição pois além de vim mais resistente terá orelhas!!


Como não classifico por trabalho gráfico (capa) e sim por conteúdo a nota não poderia deixar de ser 

5/5 ENCANTOS

Compre Cisne ou Linhagens no Amazon:
Cisne
Linhagens

Super Abraço :)

4 comentários:

  1. Oi Vitor, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa. Gosto de histórias que surpreendem, principalmente as que imaginamos serem apenas divertidas, mas que acabam se transformando em tramas repletas de suspense e reflexões.

    Beijos

    Pah, Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  2. Oi Victor, tudo bem?

    Só ouço elogios do livro da Eleonor. Eu a conhecia na Bienal, mas ainda não tive a oportunidade de comprar o livro dela. Adorei a sua resenha, imagino que o livro dela deve ser uma viagem deliciosa mesmo!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Victor,
    tudo bem?

    Assim como a Kel, eu só escuto elogios sobre Cisne. Ainda não li, mas posso dizer que é um dos grandes da literatura brasileira (literalmente). rs
    Adorei tudo que você mencionou. Escreveu a resenha bem empolgado, hein? Prova de que o livro mexeu contigo.

    Okay, confesso que você me deixou com mais vontade de ler e começar a leitura, tipo, agora :P

    Abraços,
    Adriano Gutemberg
    GeraçãoLeitura.com - http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/ (passa lá ;)

    ResponderExcluir
  4. Victor até que enfim vc resenhou esse livro, estava ansiosa para saber sua opinião. Gostei da sua resenha e confesso que senti que esse livro é rico em detalhes e personagens, seu enredo parece ser bem interessante.
    Realmente o livro é enorme, fico feliz em saber qua a próxima edição corrige esses pontos que vc indicou, principalmente na divisão dos capítulos. Tenho muita dificuldade quando os capítulos são enormes, sinto como se a história não andasse. Enfim fiquei mais curiosa e assim que eu puder pretendo ler essa série sim.
    Estou adorando as fotos que vc vem colocando após suas resenhas. Beijos.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir