20 fevereiro 2014

[do Fundo do Baú] "Confissões de um Carcereiro"






Olá Encantados, gostam de curiosidades? Gostam de livros antigos? Então essa é mais nova coluna do blog para você que quer saber mais sobre livros antigos.
Eu pesquisarei sobre livros antigos e também grandes clássicos da literatura. Antes de começar a pesquisar sobre algum livro na internet, acabei achando esse livro em casa da minha mãe, então resolvi começar com ele.


Confissões de um Carcereiro 
Maurice Cieutat
Ano: 1974 
Editora: Nova Época 



Eu não entendi muito bem, porque pouco o livro informa, parece que o autor que é o carcereiro, mas tudo indica que é isso mesmo. Já que fala assim:

Sua vida é um romance, suas confissões de guarda de prisão se constituem em testemunho dos bastidores da prisão, e um documento profundamente humano.

Confiram dois trechos do começo  do livro:



"O CARRASCO NÃO TRABALHA AOS DOMINGOS
A GUILHOTINA... POSSO FALAR SOBRE ela... Conheço- a muito bem.Fui guarde de prisão, na Santé. Um carcereiro, como dizem os presos.Vivi, durante seis anos, entre os condenados à morte. Não é uma coisa bonita."






"... atrás daquelas portas havia homens que iam morrer. Eles não estavam doente. Absolutamente. Morriam gozando ótima saúde: mortos pelas mãos de outros homens. Isso me perturbava, mas ao mesmo tempo experimentava. uma curiosidade sagrada em relação a eles."






Se o livro não fosse tão velho a ponto de não me fazer espirrar, eu leria ele, até porque ele apresenta ser bem interessante.

2 comentários:

  1. Nossa, esse é tão do fundo do baú que eu nem conheço essa editora uahuahuahua Eu tenho alguns livros assim, principalmente aqueles que eu compro em sebos. Tenho um pouco de medo deles se deteriorarem por completo uahuahuaha mas com cuidado eles ficam direitinho ;)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Victor adorei a ideia da coluna e desejo sucesso!!! Não conhecia esse livro =\
    Beijos!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir