26 fevereiro 2014

[Resenha] "Comprometida" de Elizabeth Gilbert


Título: Comprometida
Autor(a): Elizabeth Gilbert
ISBN: 978-85-390-0076-0
Editora: Objetiva
Páginas: 236

A história de Comprometida começa 18 meses depois do fim do livro anterior, crônica sobre o ano em que a autora enfrentou um divórcio, uma depressão debilitante e outro amor fracassado até que se livrou de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego e partiu para uma viagem de um ano pelo mundo, sozinha. Nos últimos capítulos de Comer, Rezar, Amar, Liz Gilbert conhece o brasileiro Felipe. Naturalizado australiano e divorciado, ele vivia na Indonésia quando conheceu Liz, 17 anos mais nova - é ele o "coroa" da dedicatória do novo livro escrita em português até na edição de língua inglesa. "Perto do fim da viagem, encontrei Felipe, que havia anos morava sozinho e tranquilo em Bali. O que veio em seguida foi atração, depois uma lenta corte e, finalmente, para nosso espanto mútuo, amor". 



No fim do livro “Comer, rezar, amar”, Elizabeth Gilbert conhece Felipe, um Brasileiro com nacionalidade australiana que vive na Indonésia. Mesmo traumatizados com relacionamentos desastrosos, eles dão uma nova chance ao amor, o que resulta em uma história absolutamente fora do tradicional. 
Inicialmente, a promessa feita é a de jamais haver casamento, em hipótese alguma. Claro, até serem postos contra as paredes do governo norte-americano. Felipe morava nos Estados Unidos por três meses com seu visto de turista e, após esses três meses ele saía do país. Entre tantas idas e vindas o governo acabou intervindo. A questão era a seguinte, ele não poderia voltar para os Estados Unidos até que obtivesse um visto de residente.
O que aconteceu? Eles foram obrigados a fazerem aquilo que juraram de pés juntos que jamais fariam novamente. Tudo em prol do amor que sentiam um pelo outro.

Após decidirem o caminho do casamento, o próximo passo foi a corrida enlouquecida pela papelada exigida. Como Felipe possuía “dados” em três países absurdamente longes um do outro, o prazo determinado para a entrega dos documentos parecia muito curto.
Estressados com o pouco temo, com a obrigação de se casarem novamente e com personalidades tão opostas, eles se viram em meio a uma crise enquanto viajavam por aí. Liz, com sua personalidade exploradora, a cada país que se instalavam era desejava insanamente desbravar o local, enquanto Felipe apenas queria descansar em sua companhia.
Após toda a turbulência, o casamento aconteceu e a naturalização de Felipe como norte-americano foi concedida.

O livro é dividido em capítulos um pouco extensos onde cada um conta um pouco da história do casamento relacionado a algum outro fato social. Uma viagem entre o amor e a história. Não é indicado para quem espera uma história de amor convencional. É uma leitura extensa, um livro que você precisa de um pouco de atenção e tempo para desfrutar cada conhecimento que ele pretende passar. Vale a pena. 

“Acredito que esse foi um grande ato de amor e compaixão por parte dele. Em certo ponto da história parece que esse homem maravilhoso percebeu que a minha vida não teria mais um enredo coerente sem ele no centro." (último parágrafo do livro).
5/5 Encantos porque ele reúne tudo de melhor em um livro só: Viagens, amor e história!
Abraços da Amanda!

5 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ler, e devo confessar que não só ele, mas "Comer, rezar e amar" também, entendi como este sendo uma continuação de "Comer, rezar e amar" então vou ver se leio em ordem, quero ver se vou gostar tanto assim como você gostou.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma continuação, porque os livros da autora são um pouco auto biográficos, então...

      Excluir
  2. Lembro bem de Comer, Amar e Rezar, não sabia que teria uma continuação. Não sei bem o que esperar, a maioria de continuações assim não acaba me satisfazendo muito, mas esse parece ser bom, vou procurar saber um pouco mais dele. Não sei se é bem o meu estilo, mas gostei. =)

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não curti mt Comer Rezar e Amar, acho que não leria a continuação. Adoro romances, mas não me adaptei a escrita da autora. Mas fico feliz que vc tenha aproveitado a leitura =D

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amanda gostei da sua resenha, vc conseguiu resumir em poucas palavras tudo de bom que esse livro tem. Li ele uns anos atrás e amei!!! Enfim parabéns pela leitura, resenha e pela opinião.
    Beijinhos!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir