10 fevereiro 2014

[Formadores de Encantos] Luiz Cézar




Olá Encantados, a entrevista de hoje é com o autor Luiz Cézar,  autor de Cruz de Fogo e Noites Sem Lua. Confira:


Escritor; autor virtual, romancista e contista. Entusiasta de literatura e tecnologia; Formado em Gestão de Empresas.Luiz Cézar da Silva nasceu em 11 de Setembro de 1980, na Tijuca, Rio de Janeiro. Escreveu seu primeiro conto aos quatorze anos, mas nessa época não tinha a menor pretensão de seguir por esse caminho, escreveu apenas para mostrar a alguns colegas de escola, ser escritor não passava por sua cabeça.Com 21 anos ele escrevia pequenas aventuras e crônicas para um grupo de RPG, Role-playing game ou “Jogo de interpretação de personagens” do qual fazia parte como "Game Master" ou "Narrador", e, foi nessa época que teve seu primeiro contato com a Bienal Internacional do Rio de Janeiro, aprofundando-se ainda mais no habito da leitura.Dez anos se passaram desde o primeiro conto e com 24 anos a vontade de escrever já era muito maior do que podia suportar. A partir desse momento ele decidiu ser um escritor.Um sonhador tentando ser visionário.



Encantos Paralelos - Em poucas palavras, quem é Luiz Cézar?

Um sonhador tentando ser visionário.

E.P – Quando você percebeu que estava pronto para escrever um livro?

Eu tinha 24 anos na época, foi em 2004; já não conseguia guardar dentro da minha mente as histórias e personagens que criava.

E.P – Qual foi seu primeiro livro publicado? Qual foi à sensação ao receber seu trabalho feito e pronto para ser vendido?
Meu primeiro livro publicado foi uma coletânea de contos surreais chamada Estrelas Cadentes, e eu me senti realizado, ao menos naquele momento, quando recebi os exemplares pela primeira vez. Além disso, também me senti motivado a continuar escrevendo.

E.P – O que foi mais difícil no começo, antes de publicar o livro, e o que é mais difícil agora para manter a carreira?

Pra mim o mais difícil no começo foi compreender como o universo literário se comporta, ou seja, entender que tipo de relação aquelas editoras tradicionais e aquelas que são pagas tem com os autores, principalmente os iniciantes. E entender também como eu devia agir nesse contexto.
Agora o mais difícil para manter a carreira é conciliar as tarefas de planejar e gerir toda a estratégia feita sobre meu livro mais recente Érebus com as novas ideias que continuam surgindo na minha cabeça para a criação de outros romances. Porque administrar um projeto como o Érebus exige planejamento diário e iniciar outro projeto também consome bastante do tempo em pesquisa e desenvolvimento. Mas não sou eu quem decide quando vou escrever um livro, é o livro que decide quando quer ser escrito. 

E.P – Onde surgiu sua motivação para escrever um livro? Teve algum autor, filme, série, enfim algo ou alguém que contribuiu para sua decisão?

Na verdade não, nunca me imaginei como escritor, mas em um determinado momento percebi que devia escrever porque minha mente estava repleta de ideias empolgantes. Aconteceu de forma bastante natural.

E.P – O que você mais gosta em suas próprias história? O que os leitores podem esperar dos seus livros?
O que mais gosto são a velocidade e a tensão que dou à trama, começo meus livros a  mil por hora, jogo meus leitores no olho do furacão e depois diminuo um pouco para explicar o que está acontecendo, em seguida acelero novamente, justamente para tirar o fôlego do meu leitor e cativá-lo; não gosto de livros que você tem de ler 100 ou 200 páginas para algo começar a acontecer (com raras exceções).
Meus leitores vão encontrar muita intensidade nas páginas dos meus livros.

E.P – Tem algum livro, além dos seus, que você tenha algum carinho especial?
Gosto de muitos livros e de vários gêneros e estilos diferentes, mas não creio que haja algum especial, ao menos até agora.

E.P – Como você encara ou espera encarar tais críticas sobre seus livros?

Gosto de toda crítica bem fundamentada e argumentada de forma positiva, quase não tive críticas, mas se houver receberei todas numa boa, na minha vida procuro usar estes tipos de crítica para me ajudar a aprender e melhorar em tudo que faço e na escrita não é diferente.
Já aquelas críticas sem conteúdo e sem argumentação embasada eu simplesmente ignoro. Felizmente recebo poucas porque procuro fazer tudo da melhor maneira possível, e meu estilo de escrita tem um público determinado que geralmente gosta do que lê.

E.P – Partindo para o lado pessoal, quais são seus hobbies?

Basicamente viajar, cinema, games e navegar.

E.P - Defina rapidamente:

Literatura – É o poder de vivenciar experiências fora de sua realidade.
Amor – É o que há de mais forte no mundo.
Sucesso – É alcançar seus objetivos de vida.
Vida – É o tempo que temos para realizar nossos sonhos.
Sonho – O princípio do sucesso.
Aventura – É a busca ou o caminho até o sucesso.
O Homem – Uma criatura cheia de qualidades e defeitos.
A Mulher – É a evolução do homem


E.P - Quais seus planos como escritor para 2014? 

Colocar meu livro Érebus à venda na Ibookstore da Apple e em outras livrarias virtuais (as negociações já estão acontecendo).

E.P - Muito obrigado por nos ceder esta entrevista e tenha certeza que o Encantos Paralelos deseja muito e mais sucesso na sua trajetória.

Eu é que agradeço por esta ótima oportunidade. Desejo ao Encantos paralelos muito sucesso e reconhecimento.


Quando impediu que uma menina sofresse um grave acidente no parque de diversões do município de Nova Iguaçu, Ângelo não podia imaginar o que aconteceria com sua vida; jamais poderia saber que estava sendo observado e perseguido por algo tenebroso e que breve estaria frente a frente com uma força tão corrupta e antiga capaz de enlouquecer e devorar almas humanas.Um assassino misantropo ganha a liberdade depois de anos aprisionado e, respirando ódio, passa a perseguir a única mulher capaz de mandá-lo de volta à prisão.Uma pessoa é abandonada pelos amigos e familiares quando perde completamente o vínculo com a realidade e não tem mais certeza de estar sendo assombrado por sua própria imaginação ou pelos anjos do abismo.Vidas que perderam o rumo sem saber que haviam sido escolhidas e estavam sendo manipuladas numa terrível brincadeira da escuridão. ÉREBUS é um romance sobrenatural e psicológico que vai levar a percepção do leitor ao extremo, mostrando em sua trama uma das forças decaídas que atua envolvendo vidas em um jogo de farsas doentias e desaparecimentos inexplicáveis onde a ordem e a sanidade perdem o sentido. Culminando com um final surpreendente

Visite o blog do autor AQUI.

Espero terem gostado e até logo. :-)

5 comentários:

  1. Desconhecia o autor, mas simpatizei bastante com as respostas dele. Principalmente quando ele disse "é o livro que decide quando quer ser escrito". Achei fantástico!
    Ótima entrevista!!!
    Super Abraço, Victor Rosa :p

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que capa linda a desse livro! E fiquei curiosa para ler o livro dele, justamente pelo ritmo acelerado que o autor afirmou colocar nas páginas.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante de fazer esta entrevista para o blog.
    Obrigado ao Victor Marcos e agradeço também aos comentários.
    Grande abraço a todos.
    Tudo de melhor.

    http://luizcezarescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista! Muito bacana!
    Já imaginei uma saga desse autor! Rs

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Victor marcos adorei conhecer mais um autor nacional e seu trabalho. Desejo sucesso para vcs!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir