08 maio 2014

[Resenha] "Deixe a neve cair" de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle



Título: Deixe a neve cair
Autor (a): John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle
Editora: Rocco
Páginas: 336

Uma nevasca durante o Natal é o pano de fundo para três histórias de amor que se entrelaçam. Os contos que compõem Deixe a neve cair, escritos por três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson, provam que o amor verdadeiro pode acontecer quando e onde menos se espera. Maureen Johnson, escritora de sucesso e roteirista do videogame de Harry Potter e o enigma do Príncipe, abre Deixe a neve cair com “O Expresso Jubileu”. Na história, uma menina chamada Jubileu acaba presa, durante uma nevasca, em um trem que a levaria para Miami. Entre passar a noite confinada com um grupo de cheerleaders narcisistas ou enfrentar a neve para chegar a uma Waffle House perto da linha do trem, ela escolhe a segunda opção. Sua decisão muda o rumo de sua noite de Natal e de sua vida amorosa.A mesma lanchonete que abriga Jubileu é o motivo por trás de toda a ação que ocorre na história de John Green, “O Milagre da Torcida de Natal”. Os diálogos rápidos e mordazes de Green, um dos autores mais queridos pelo público jovem-adulto, dão o tom ao conto que acompanha a aventura de três amigos pela cidade coberta de neve para chegar à Waffle House.Em Gracetown, onde todos se encontram na manhã de Natal, os fios que unem os personagens são revelados. Na terceira e última narrativa, “O Santo Padroeiro uenta anos, que tem que superar uma manhã de trabalho na Starbucks, mesmo com o coração partido.A parceria de Green, Johnson e Myracle, que entrou para a lista de mais vendidos doThe New York Times e já teve os direitos de adaptação para o cinema adquiridos pela Paramount, traz para os trópicos um pouco da irresistível magia de um Natal nevado.
Sei que todo mundo acha que esse livro deveria ser lido no Natal, mas eu só tive a oportunidade agora em Maio. Estava de olho nele faz tempo por conta daqueles flocos de neve ali na capa, achei adorável mas nem imaginava qual a relação dos flocos com as histórias e confesso que os contos presentes no livro não teriam representação melhor que flocos de neve.

O livro nada mais é do que três contos devidamente separados mas que em determinado momento da história se unem e trazem um final extremamente "mágico". Na verdade, os três contos são histórias bem comuns e rotineiras na vida de adolescentes mas as situações apresentadas trazem decisões difíceis e que nos levam a refletir.

O primeiro conto é  "O Expresso Jubileu" de Maureen Johnson. Ele conta a história de uma garota chamada Jubileu que está prestes a pegar um trem para a Flórida no meio de uma nevasca. Jubileu aparenta ser uma garota acomodada e não satisfeita com a vida que possui muito menos com seu namorado perfeito, Noah, que ela obriga a defender o tempo todo mas que não lhe traz vantagem alguma. Quando é obrigada a pegar o trem (já que seus pais foram presos) para a casa de seus avôs, Jubileu irá fazer 1 ano de namoro e acredita que Noah a fará se sentir especial, mas tudo vira de cabeça pra baixo. Infelizmente o trem em que está acaba ficando preso na neve, obrigando-a a procurar um abrigo quente e silencioso, uma Waffle House até porque precisa fugir das várias líderes de torcida que estão no mesmo trem. Durante seu tempo na Waffle House, conhece um garoto chamado Stuart que acaba se mostrando um grande amigo ao providenciar-lhe uma cama quentinha e uma "família postiça". Depois de muita conversa, Jubileu conhece um pouquinho da história de Stuart e então muitas coisas começam a mudar e sentimentos começam a nascer.

Eu estava em um daqueles dias em que você sente que a vida... gosta de você.

O segundo conto é "O Milagre da torcida de Natal" de John Green. Ele conta a história de três grandes amigos que estão presos em casa por conta da nevasca: JP, Duke (uma garota) e Tobin. Em busca de algum tipo de diversão decidem ir até a Waffle House para que os meninos possam "dar em cima" das líderes de torcida que estão lá e para Duke comer as deliciosas batatas rösti. Durante a noite em que se aventuram para ir até o estabelecimento e com o objetivo de salvar o twister, eles encaram grandes perigos mas que não passam de travessuras adolescentes. Felizmente, mais do que uma arriscada fuga dos valentões que querem "matá-los", surge (ou descobre-se) uma grande atração e sentimento.

É um desastre tão grande sempre que, no curso dos relacionamentos humanos, alguém começa a destruir a parede que separa amizade e beijo.

Já o terceiro conto é "O Santo padroeiro dos porcos" de Lauren Myracle. A história fala de Addie, uma garota que está com o coração partido por ter terminado seu namoro com Jeb. Infelizmente ela acaba mudando radicalmente seu lindo cabelo loiro chamando a atenção de muitas pessoas. Addie é o tipo de menina egoísta e que acha ser o centro do universo, portanto quando escuta isso da boca de sua melhor amiga, é como uma facada a mais em seu coração. Decidida a mudar suas atitudes e a forma como a enxergam, ela corre atrás de seu tempo perdido buscando um porco de presente para sua melhor amiga. O que ela menos imagina é que suas convicções mudaram pelo simples "resgate" de um mini-porco. No meio desse conto, Addie reconhece seus erros, faz as pazes com parte de seu passado, começa a ter novas convicções e ser mais responsável. E tem um final.. bem feliz.

Garota bobinha, não é o que o universo nos dá que importa. É o que nós damos ao universo.

Separando os contos assim é difícil achar uma ligação entre eles, mas confesso à vocês que gostaria de estar em uma Starbucks  em Gracetown para presenciar a cena épica de todos os personagens juntos. Achei uma compilação de sentimentos muito bacana e intrigante. O livro é bem juvenil e a leitura desenvolve-se muito bem. Infelizmente John Green ficou devendo nessa pequena história porque tudo aconteceu muito atrapalhadamente, mas deu pra sentir o que ele quis transmitir com isso, e a amizade é um amor que não se compra. Meu conto favorito com certeza foi o escrito por Maureen. Ela caprichou nos detalhes e nos sentimentos e achei uma história com uma moral muito bacana: valorize quem você é e não deixe que um relacionamento acabe com suas esperanças de ser feliz. Já Lauren escreveu aquilo que vemos todos os dias: garotas querendo chamar atenção pra suas atitudes vazias e sem fundamento. Achei interessante a junção dos três contos em um livro só, pois além de muitas vezes ser triste e comovente, o livro realmente é engraçado. Recomendo sim o livro, mas aos incontáveis fãs de John Green: não vão com muita sede ao copo!

Você só precisa dar uma boa olhada em si mesma, mudar o que precisa ser mudado e seguir em frente, querida.

O livro recebe hoje 4/5 Encantos porque realmente esperava uma escrita um pouquinho mais amadurecida levando em consideração as obras dos autores.



Espero que tenham gostado da resenha! Participem!
Um beijo e um queijo, e até logo.

5 comentários:

  1. Oi! Queria muito ler esse livro por causa do John Green. Só espero não me decepcionar.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ana não sabia que esse livro era composto por três contos. Adoro resenhas por isso, sempre descubro algo =) interessante. Parabéns pela leitura e resenha, mas como já disse antes ainda não tive vontade de ler livros desse autor, mas valeu pela dica. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aninha!

    Só li Cidades de Papel do autor, gostei bastante! Bom, deixe a neve cair não seria a minha opção, mas parece ser ótimo! Quero ler mesmo é ACEDE u.U!

    ResponderExcluir
  4. Já li Cidades de Papel e ACEDE, confesso que gostei mais de Cidades. Mas por sua resenha, eu leria Deixe a Neve cair, parece ser um livro gostoso de se ler e que nos trazem uma reflexão, como cê disse...

    Até mais,
    Pedro S.
    http://decaranasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Li apenas o mais famoso de John Green, A culpa é das estrelas, e fiquei meio assim... Tinhas tantas expectativas que acabaram não sendo atendidas.
    Já que o melhor é ler deixe a neve cair no Natal, vou acatar a dica, mas sem pressa para ler, quem sabe no Natal, traga a magia que me falta para me encantar com John Green! :)

    um beijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir