07 agosto 2014

[Resenha] "Não Conte a Ninguém" de Harlan Coben


Título: Não Conte a Ninguém
Autor (a): Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 251



David Beck e sua esposa Elizabeth comemoram o aniversário de seu primeiro beijo quando uma tragédia interrompe o clima de romance: Elizabeth é brutalmente assassinada. O caso acaba sendo resolvido e o assassino, condenado. No entanto, David não consegue superar a morte de Elizabeth. Depois de oito anos, ainda se lembra de todos os detalhes. Mas é no dia do aniversário de morte de Elizabeth que a história realmente começa. Uma estranha mensagem aparece no computador de David, uma frase que somente ele e a esposa conhecem. De repente ele depara com o que parecia impossível - em algum lugar, de alguma maneira, Elizabeth está viva. Ele é advertido para que não conte a ninguém e envolve-se em um sombrio e mortal mistério, sem saber que já está sendo seguido por alguém que o tentará deter antes que descubra toda a verdade.

Acreditem ou não, eu nunca li nada de Harlan antes, e quando vi que o Top Comentarista no blog Uma Dose de Palavras valia um livro do Harlan Coben, topei na hora participar. Mesmo sem muita crença consegui ganhar o Top e escolhi Não Conte a Ninguém como primeiro livro. E acho que foi a melhor escolha em muito tempo!

A história gira em torno de David Beck, um médico e viúvo que ainda busca explicações sobre a última noite com sua esposa, Elizabeth a oito anos atrás. Ele vive uma vida simples e metódica até o dia do aniversário de morte de Elizabeth quando ele recebe um e-mail com uma mensagem a ser decifrada e que ele sabe que apenas ele e sua esposa saberiam o que significa. Assim que decifra a mensagem ele entende que Elizabeth está viva. 

Saber que a esposa está viva é um motivo de muita alegria para David, mas infelizmente nada será tão bonito quanto o sentimento que ainda existe pois encontrar a esposa causará muitos problemas, mortes e segredos, que para Beck serão grandes surpresas.

O que torna tudo isso mais irônico é que, muitas vezes, desejei que Elizabeth me visse como sou agora. Por mais que desejasse, não acredito que os mortos estejam nos observando ou em qualquer dessas fantasias com que nos consolamos. Acho que os mortos foram embora para sempre. Mas não posso deixar de pensar que talvez agora eu seja digno de Elizabeth.

Na busca incessante por respostas (e por Elizabeth), vamos conhecendo pessoas como Shauna (que é minha personagem favorita) e Tyrese, um tipo de "chefe do trafico" mas que possui uma admiração muito grande por David. Infelizmente há morte de uma pessoa muito querida, uma morte cruel e injusta, que vem pelas mãos dos capangas de Griffin Scope, um homem rico e que já cruzou o caminho de David e Elizabeth em um passado que todos insistem em deixar adormecido. Durante a busca, David descobre segredos de Elizabeth e por alguns instantes nos da a impressão de que foi ele mesmo quem a matou.
Isso só não é uma hipótese válida pois durante o livro, encontramos narrativas de Elizabeth (mais viva do que nunca rs).

Eu quis contar a ela. Eu ia fazer isso no lado. Mas só agora estou contando.
Como eu já disse, talvez, se eu tivesse contado a verdade desde o início...

O livro é uma mistura de tudo: romance, mistério, policial e achei até certo ponto que o livro tinha me surpreendido, mas a página final..Ah! Essa sim traz grandes revelações e de certa forma, o livro todo se baseia no único segredo revelado na última página. O engraçado é que Harlan disfarçou tão bem que não sei se foi só eu, mas fiquei de boca aberta com isso durante um tempo!
Ainda não vi o filme baseado nesse livro mas imagino que para quem o viu antes de ler, tenha sido tão bom quanto foi a leitura. É o tipo de livro que te deixa sem palavras (tanto é que essa resenha vai ficar curta rs) mas que te faz querer comprar tudo do Harlan ( e Vic, agora eu entendo porque o Harlan é seu favorito).
Adorei a construção dos cenários, de personagens e do desfecho principalmente.

Não tenho como dar menos de 5 estrelas para esse livro, mas dessa vez, com certeza ele vai ser favoritado!

Espero que tenham gostado da resenha. (In)felizmente não se pode falar muito desse livro sem dar spoiler!
Um beijo e um queijo e até logo :)



7 comentários:

  1. Eu AMO o Harlan com todas as forças! Quase todos os livros "soltos" dele surpreendem no final. Leia desaparecido para sempre. Esse sim, pra mim foi o final mais boca aberta de todos. Foi o mais surpreendente e olha que já li 9 livros dele.
    Adorei a resenha, pois amo quando vejo que alguém também amou um livro do harlan tanto quanto eu <3 kkk
    Mar
    http://sonambulismoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bela resenha! Eu já tinha visto o nome do Harlan Coben em vários lugares mas me senti preguiçosa para procurar alguma coisa sobre suas obras e quando vi que vocês tinham resenhado um livro dele, eu corri para lê-la e agora to louca para comprar um livro dele haha. Abraços!
    bussoladeprata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é incrível. Acho que é quase impossível não se apaixonar pelo Harlan Coben depois que ler um livro dele..ksk

    Abraços!!
    http://macaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Resenha linda, Ana.
    Tá vendo? Agora você sabe porque todos falam tão bem desse autor, ele sempre nos surpreende mesmo quando achamos que não tem como não fazer isso.
    Fico contente que tenha adorado o livro... Espero que possas conhecer mais do autor.

    Até mais,
    Pedro
    Blog De Cara Nas Letras. ^^

    ResponderExcluir
  5. Ana parabéns pela leitura e resenha ficou ótima. Eu também tive meu primeiro contato com o autor nesse livro e confesso que foi o melhor até agora. Acabei de ler o livro mais novo dele SEIS ANOS DEPOIS considerado seu melhor livro mas não concordei. Semana que vem sai minha resenha. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ana
    Tudo bem?
    o autor é muito muito legal mesmo, adoro e sou super fã dele. Fiquei muito ansiosa com a resenha, até porque ela ficou super bem feita. Parabéns!
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  7. Hey!

    Eu sou fã do Harlan Coben, já li vários livros dele e este está entre meus favoritos do autor. Eu adorei o Tyrese, ri com ele e achei o personagem sensacional, bem original. E não foi só você, eu também fiquei chocada com o final. Pera... Tem filme????? COMO EU NÃO SABIA DISSO? Vou caçar!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir