04 agosto 2014

[Resenha] "Métrica" de Colleen Hoover


Título: Métrica
Autor (a): Collen Hoover
Editora: Galera
Páginas: 304
O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor. 

Este ano posso dizer que muitos livros entraram na minha lista de "Favoritos", mas acabei de criar uma nova que nomeei de "Super Favoritos" que é quando um livro supera drasticamente todos os outros e fica em uma classificação inexistente no Skoob. Métrica inaugurou minha lista e vocês saberão porquê.

"A pontuação não é o objetivo; o objetivo é a poesia"

Layken está passando por uma fase conturbada da sua vida. Há cerca de seis meses perdera o pai e agora terá de mudar de cidade com a mãe e o irmãozinho Kel. Ela ainda não se recuperou da morte do pai e consequentemente não encara a mudança como algo bom e não consegue enxergar a nova casa como um lar. Logo no dia da mudança Kel faz amizade com Caulder, seu vizinho da frente, e como consequência Layken conhece o irmão dele, Will Cooper. Posso afirmar que foi amor a primeira vista, ou a primeira queda (vocês entenderão meu trocadilho tosco quando lerem).

Desde o ano passado diversos amigos me indicavam Métrica para ler e eu enrolava pelo fato do preço do livro sempre estar bem salgadinho (levando em conta que ele tem 300 páginas). Mas quando as irmãs Carmos, Borboletas do Saber, me presentearam eu entrei em êxtase e assim que chegou iniciei a leitura. CARACA, o livro é tudo e mais um pouco do me contaram. Vou tentar focar mais na minha opinião por quê exatamente tudo pode se tornar um spoiller esmagador.

A narrativa de Métrica é simplesmente fantástica e encantadora. Conseguimos acompanhar todas as confusões e frustrações que se passam na cabeça de Layken e sentir o seu sofrimento. Mas o personagem que mais chama atenção com certeza é Will. Ele é simplesmente apaixonante e posso dizer que aprendi muito com ele, principalmente no meu relacionamento (altas dicas românticas e de uns "pegas Hot" por quê ninguém é de ferro).

"Quando estou prestes a perguntar de novo, ele encosta os lábios nos meus, me deixando sem palavras. Imediatamente paro de resistir e deixo que ele me beije. Claro que deixo que ele me beije. Sinto uma fraqueza no corpo inteiro. Meus braços caem para o lado e solto a fita métrica no chão." 

"Quando estou prestes a perguntar de novo, ele encosta os lábios nos meus, me deixando sem palavras. Imediatamente paro de resistir e deixo que ele me beije. Claro que deixo que ele me beije. Sinto uma fraqueza no corpo inteiro

A autora consegue aproveitar cada palavra do livro e nenhuma cena é em vão, desde os dramas familiares até os problemas amorosos de Layken. Exatamente TUDO tem um sentindo, um contexto e que no decorrer da história será explicado.

"E daí? E daí que a dor sobre a qual você escreveu ano passado não é a que você está sentindo hoje? Pode ser exatamente o que a pessoa na primeira filha está sentindo. O que você está sentindo agora, e a pessoa a quem suas palavras talvez afetem daqui a cinco anos - é por isso que se escreve poesia." 

Além de tudo isso o livro ainda é repleto de música e poesia, principalmente poesia. Will participa de uma competição de Slam e muitas cenas se passam no campeonato. o que também explica o nome da série "Slammed". A banda preferida de Lake e Will é o The Avett Brother, todo inicio de capitulo temos um trecho de alguma musica e agora também estou apaixonado por eles. Sério, indico vocês escutarem todas as musicas deles, mas a minha preferida no momento é I and Love and You.

Eu costumava amar o oceano.
Amava tudo a seu respeito.
Os recifes de corais, as cristas espumosas,  as ondas barulhentas, as rochas que elas saltam, as lendas de piratas e as caudas de sereias,
Tesouros perdidos e tesouros encontrados...
E TODOS
Os peixes
No mar.
[...]

Como disse anteriormente, Métrica é um livro repleto de ensinamentos e questionamentos. Com ele pude ter outra visão de mundo e tentar mudar a forma que via meus relacionamentos. Sei que ninguém é perfeito, mas tive uma motivação a mais para minha vontade de melhorar com minha mãe, minha namorada, meus amigos...

"Amplie seus limites, Lake. É para isso que eles existem." 

Uma pena eu ficar preso a quantidade de apenas 5/5 Encantos. Se eu pudesse dava para Métrica 7...8...9... Mil Encantos como Classificação, mas não temos tal opção então ele entrou no meu SUPER FAVORITOS!

Super Abraço!

7 comentários:

  1. Nossa Victor, depois dessa resenha super empolgada, acho que vou dar uma chance para esse livro, já vi inúmeras pessoas falando a respeito desse livro e confesso que fiquei curiosa a respeito dele porém eu estou com o mesmo problema que você estava sempre adiava esse leitura por conta do preço do livro que está bem salgadinho (kkk), mas olha com essa tua resenha não tem como resistir a esse livro agora, fiquei muito curiosa e quando for ler espero gostar da leitura tanto quanto você gostou.

    Post novo:

    http://voceeoquele.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caramba, isso que é gostar mesmo de um livro, hahaha. Eu nunca tive muito interesse nesse livro, mas gostei da sua resenha, parece ser mesmo bem envolvente e encantador

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  3. Já li muitas resenhas positivas a respeito do livro, mais
    nunca tinha visto uma tão empolgada como a sua heheh ..
    Já faz algum tempo que tenho interesse nesse livro, mais
    sempre fico adiando a compra .. Assim que possível mergulharei nessa história.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Victor!

    Métrica é um livro que eu quero ler há muito tempo, mas ainda não consegui por pura falta de oportunidade. Espero tê-lo comigo em breve, parece ser muito bom!

    Beijão,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Victor!
    Comprei Métrica devido as resenhas positivas que li sobre o livro, ele realmente parece ser muito bom.
    Parabéns pela resenha.

    Beijo,
    Carol Nascimento
    Books & Tea - http://bookandteas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Todos falam tão bem dessa série que estou bem curiosa. Quem sabe em breve o leia. Parabéns pela leitura e resenha viu!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é maravilhoso, já li Métrica, Pausa e estou terminando Essa garota, já estou acabando com o coração apertado com essa história, infelizmente eu sou daquelas que se apega aos personagens e sofro quando o livro acabo. Parabéns pela resenha! beijos Ilana Lyrio

    ResponderExcluir