09 julho 2014

[Resenha] "Rangers Ordem dos Arqueiros - Ruínas de Gorlan" de John Flanagan




Título: Rangers - A Ordem dos Arqueiros - Ruínas de Gorlan
Autor (a): John Flanagan
Editora: Fundamento
Páginas: 239

Durante a vida inteira, o pequeno e frágil Will sonhou em ser um forte e bravo guerreiro, como o pai, que ele nunca conheceu. Por isso, ficou arrasado quando não conseguiu entrar para a Escola de Guerra. A partir daí, sua vida tomou um rumo inesperado: ele se tornou o aprendiz de Halt, o misterioso arqueiro, que muitos acreditam ter habilidades que só podem ser resultado de alguma feitiçaria. Relutante, Will aprendeu a usar as armas secretas dos arqueiros: o arco, a flecha, uma capa manchada e... um pequeno pônei muito teimoso. Podem não ser a espada e o cavalo que ele desejava, mas foi com eles que Will e Halt partiram em uma perigosa missão: impedir o assassinato do rei. Essa será uma viagem de descobertas e aventuras fantásticas, na qual Will aprenderá que as armas dos arqueiros são muito mais valiosas do que ele imaginava.

Confesso que esse livro estava na minha estante a 1 - 2 anos e nunca de muito valor a ele. Parte disso por causa da capa que não me chama atenção até que resolvi pegar pra ler durante a II Maratona e me admirei como um livro tão "feinho" tem uma história tão bacana!


A história é centrada em Will, um garoto de 15 anos que por ser órfão cresceu no castelo Redmont junto com outros quatro colegas que também são órfãos. Eles são os protegidos e portanto ficam aos cuidados do barão até que sejam aceitos por uma espécie de "escola" como aprendiz. Will sempre quis ser da Escola da Guerra mas não possui estrutura física para isso, dificultando sua entrada e sendo motivo de sarro de Horace, um dos seus colegas que com certeza será aceito pela Escola da Guerra.
Quando finalmente chega o dia da escolha, todos os colegas sabem exatamente pra onde ir e todos são aceitos, menos Will que não foi aceito em nenhuma Escola. Querendo desesperadamente orgulhar o pai que foi morto como um herói, Will finalmente é aceito como aprendiz de Halt, um enigmático arqueiro. Infelizmente os arqueiros não são bem vistos pela população e nem por Will mas não demora muito para que Will comece a se interessar por sua arte.

Ele gostava do Velho Bob e não queria parecer idiota na sua frente. Nem na frente de Halt, ele seu de conta um tanto surpreso. Quando finalmente adormeceu, ainda se perguntava em que momento a opinião de Halt tinha se tornado tão importante para ele.

Will se dá conta de que está gostando da vida de arqueiro, mesmo não sendo um cavaleiro e ter de lutar com espadas e armadura. Durante uma jornada com Halt descobre que Morgarath, um antigo (e grande) inimigo está planejando algo contra o rei e mesmo ele ainda sendo um aprendiz, Halt deposita toda a sua confiança em Will para que ele ajude-o a prevenir o ataque e mesmo Will, morrendo de medo, prova ao rei, a Halt e aos leitores que tamanho e timidez não são grandes problemas.

Porém, estranhamente, pela primeira vez na vida, ele (Will) se sentiu em paz.
Procurando um pouco mais sobre a série de livros (ao todo são 11 publicados mas sem data prevista para o término), descobri que o autor criou esse livro para incentivar seu filho a leitura, além de possuir uma carga muito grande de valores e princípios. O livro, mesmo se passando na Idade Média, aborda um tema muito atual que é o bullying, deixando mensagens escancaradas para todos os lados.

Mesmo sendo um livro recomendado para iniciantes e crianças, não deve ser deixado de lado por leitores assíduos. A história é tão envolvente e os personagens tão bem descritos que você sente muita falta quando finalmente chega o fim do livro. Adorei a história de Will e se vocês lerem principalmente a conversa final dele com Halt, se surpreenderão tanto quanto eu, foi um fim lindo demais e que com certeza instiga (e muito) a vontade de ler o segundo livro.

E já aproveitando a oportunidade, deixo aqui a música que definiu a leitura desse livro:

(Celine Dion - I'm alive)

A minha classificação pra essa leitura fica em 04/05 e espero mesmo que de coração, vocês deem uma "espiada" nessa série. Vale muito a pena!


Espero que tenham gostado da resenha.
Um beijo e um queijo, e até logo!

7 comentários:

  1. Olá!
    Boa resenha!
    Eu sempre vejo esse livro na livraria perto de casa, e tenho muita vontade de ler, mas fico com um pé atrás com séries muito grandes e sem término!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que tu gostaste desse livro Ana porque pra mim só lendo a sinopse me faria sair correndo dele hahaha. Adorei sua resenha ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!
    Eu sou louca para ler esse livro! Mas nossa, são 11 livros ou até mais? Só de pensar já desanimei, porque já sei que não conseguiria ler tudo. :(

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana :)

    Eu tenho muita vontade de ler essa série, pois parece ser muito boa. Tenho medo de começar a leitura e gostar (pois é) a série é muito grande e isso desanima. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ana, tipo 11 livros e sem previsão para o término??? Se eu fosse comprar eu demoraria uns 50 anos para completar a série hahahaha
    Enfim, nunca tinha visto o livro e ele parece ser muito bom. Arqueiros me fascina (graças a Katniss rs). Com certeza eu leria se não fosse a quantidade infinita de livros da série!
    Eu adorei a música que você escolheu *-* Abraços e parabéns pela leitura!

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nenhum livro da Editora Fundamento, mas esse despertou o meu interesse devido toda a história por trás dele por parte do autor. Eu achei a capa interessante, mas não muito a sinopse, mas pelo que li o livro parece ser legal..

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Ana querida a tempos quero ler essa série, mas os preços dos livros da editora fundamento são desanimadores, mas com certeza quando eu tiver a oportunidade o farei. Foi ótimo ler sua resenha e saber um pouco mais sobre o enredo desse livro. Parabéns pela leitura e obrigada pela dica e incentivo. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir