17 julho 2014

[Resenha] "Morgan: o único" de Douglas Eralldo


Título:Morgan: o único
Autor (a): Douglas Eralldo
Editora: Literata
Páginas: 160

Não! Eu não pedi para que isto acontecesse. Mesmo assim despertei donde jamais poderia ter despertado. Foi um sono intranqüilo, e o despertar mais tenebroso que uma pobre alma poderia ter. Não era mais o mesmo, mas estava ali, nem vivo, nem morto... Simplesmente estava ali, desperto!” Morgan, um homem de vida simples morre num trágico acidente dirigindo um infame Fusca Abacate. Mas tudo piora quando ele desperta exatos sete dias após sua morte. Então ele emerge da sepultura, transformado numa criatura horrenda e cheia de conflitos. Um agouro da coruja que testemunhou seu despertar prenunciou dias sombrios para Morgan e sua terra. Naquela noite um zumbi nasceu para o mundo. Nem morto, nem vivo, em uma nova e inesperada situação. Sem saber o que fazer, ou o quem era Morgan ressurgiu único com seus vermes para um novo mundo. Um mundo intolerante ao diferente. Um mundo com medo de mortos que teimam em não morrer, um mundo em que zumbis não podem amar! Não podem existir! Você já ouviu muitas histórias dos homens sobre mortos-vivos, é chegada á vez e ouvir a versão de um zumbi. Conheça Morgan: O único.

Oi Pessoal,
Como vocês estão?
Estou aqui mais uma vez para escrever uma resenha, e tenho que confessar: estou muito feliz por estar aqui ;)

Bom, o livro de hoje é de um autor brasileiro, o Douglas Eralldo. Ganhei esse livro num sorteio na página do autor no facebook, essa aqui. 

Para começar, logo que recebi o livro fiquei mega empolgada pois eu amo estórias de zumbis. Pois bem, digamos que comecei a ler o livro com muito entusiasmo e talvez tenha sido esse o problema, muita expectativa quanto à leitura. Então, vamos a resenha:

O Livro começa contando a história do 'renascimento' do Morgan. Sete dias depois de sua morte, causada por um acidente em uma curva sinuosa, Morgan acorda da sua morte.
Até então Morgan era um carinha bacana, gordinho, trabalhador que também tinha seus inimigos, participava do sindicato da cidade e vendia as verduras da sua fazenda na cidade, sempre as levando em seu fusquinha verde.

"Despreocupadamente caminhava pelos corredores da cidade dos pés juntos. Menos pelo adjetivo popular e sim em sua forma mais literal, o principal cemitério da cidade assim podia ser chamado."

O livro é narrado em primeira pessoa, ou seja pelo próprio Morgan, agora zumbi. Esse foi um dos pontos que não gostei do livro, a falta de nexo em relação à consciência do zumbi e ao mesmo tempo a sua total consciência frente a todos os acontecimentos no desenrolar do livro. Tudo bem que quando estamos falando de um livro com um tema sobrenatural a estória foge a lógica, porém, sempre deve haver um porquê, algo que faça algum sentido. Eu senti falta disso durante a leitura, a falta de um inicio, meio e fim. Senti que o livro simplesmente narra descritivamente a história do Morgan, um cara que era um trabalhador do campo comum, homem simples e que morreu e agora ressucitou, do nada.
Não existe elos de ligação nem porquês na história e na minha opinião as primeiras 120 páginas do livro são imensamente massantes, apenas descritivas e recheadas de clichês.

"Alguma coisa errada estava acontecendo. Eu era essa coisa errada"

Posso estar sendo muito exigente porém para um pessoa que ja leu muitos livros e assistiu muitos filmes de zumbis, fica dificil ler algo novo e empolgante com esse tema, imensamente explorado por diretores e escritores. Acho que o livro se resume a isso, um bom clichê zumbi com algumas pitadas de adaptações 'tupiniquins'. A partir da página 120 a leitura começa a se tornar um pouco mais agradavel e a estória, interessante. Mas ainda assim senti falta de uma ligação e de um porquê. Eu tentei desde o começo do livro encontrar simbologias ou metáforas mais profundas mas infelizmente não consegui. É simplesmente um diário póstumo de um cidadão comum.
O livro não possui um final bem definido, deixando uma abertura para uma continuação.
A diagramação do livro é muito boa e os capítulos possuem algarismos, título e uma fonte muito bonita.
Minha nota é 2/5.


                                     
Espero que tenham gostado da resenha, pessoal. Vou ficando por aqui. Um beijão,
see ya ;)



8 comentários:

  1. Oi Giovanna!
    Eu também gosto de histórias de zumbis, mas esse livro não me atraiu...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Gi, nunca li livros sobre zumbis, mas deve ser bom livros deste tipo. Mas já aproveitando sua resenha, esse livro não vou ler hahaha Coisas sem fundamento não é muito bom. Então eu ainda continuo querendo the walking dead (nem sei se é sobre zumbi mesmo hahaha)
    Abraços! E que suas próximas leituras sejam melhores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, esse livro não me empolgou :/ Tb tô doida pro The Walking Dead

      Excluir
  3. Gi não tem habito de ler sobre zumbis, mas como vc falou na sua resenha acredito que esse livro teve alguns erros de elaboração. Também gosto de livros com início, meio e fim e com no mínimo uma explicação interessante para o fato ocorrido na história, no caso pq ele virou zumbi???
    Enfim foi ótimo saber um pouco mais desse livro nacional!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, obrigada pela visita. Pois é, eu acho que o autor tem muito potencial mas o livro esta bem perdido o enredo. Não gostei mesmo! beijos!

      Excluir
  4. Oi Gio, tudo bom?
    Poxa, eu achei a capa bem legal. Sabe quando você bate o olho em uma capa e fica com vontade de saber do que é? Não li muitas histórias de zumbis na minha vida, mas fiquei triste que você não curtiu o livro :( Também odeio quando o autor não termina o livro onde deve e fica com uma margem enorme para o próximo livro, obrigando a gente a comprar. Fico chateada :/
    Adorei sua resenha!
    Beijão
    http://www.sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi moça, pois eh, pra mim foi uma decepção muito grande pois eu botava muita fé nesse livro. Mas... acontece né. Obrigada pela visita!

      Excluir