05 julho 2014

[Resenha] "O Encantador de Flechas" de Renan Carvalho


Título: SuperNova - O Encantador de Flechas
Autor (a): Renan Carvalho
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira/Novo Século
Páginas: 358
Imersa em uma ditadura ideológica, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que usa os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir os direitos da população. Do outro, um governo tirano, com soldados especialistas em aniquilar magos, nome vulgar dado aos praticantes de tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, um garoto prestes a se formar na escola e não sabe qual futuro pode ter em uma cidade como Acigam. Após o envolvimento dos membros de sua família na rebelião, ele percebe que também está fadado a participar da guerra e vive uma aventura alucinante para descobrir mais sobre a misteriosa ciência que permite encantar objetos com a energia dos elementos. Leran deverá conciliar suas preocupações com a irmã mais nova, a recente vida amorosa e o medo de ser capturado pelos terríveis silenciadores.

O Encantador de Flechas retrata um mundo onde a utilização de magia é normal na sociedade, menos na antiquada cidade de Acigam, onde é ambientado. Há muito tempo a cidade de Acigam foi fechada por enormes muros onde ninguém entra ou sai e, no mesmo período, os praticantes de magia, chamado vulgarmente de magos, começaram a serem caçados e mortos pelos Silenciadores.

O personagem principal é o Leran. Ele acabou de se formar na escola e tem aulas escondidas de magia com seu avô. Ele não comentara com ninguém sobre as aulas a pedido do avô e não entendia o porquê. Até que se viu, sem querer, no meio de uma luta entre "magos" e Silenciadores e presencia estes assassinando os praticantes de magia. Por sinal essa é a cena retratada na capa do livro.


Desde então Leran descobre que existe uma organização conhecida como Guilda, formada na sua maioria por comerciantes que praticam magia e discutem como acabar com a tirania do governo. Nesse meio tempo o Leran também conhece, uma linda garota de cabelos loiros, e logo se aproximam.

Todo o resto da história acontece muito rapidamente. Leran descobre que sua irmã também tem capacidade de controlar a magia, o governo ataca o comércio atrás dos "magos", seu avô desaparece, ele começa a ser perseguido e, enfim, encontra um esconderijo da Guilda onde começa seu treinamento para contra-atacar o governo.

"Eu vou me vingar! Pagarão caro pelo que fizeram comigo e com minha família! Agora sou um mago, posso lutar. Desenvolvi minha própria especialidade e iriei aprimorá-la ao máximo. Farei o governo tremer ao ouvir sobre mim... Ao ouvir sobre o Encantador de Flechas."

O livro é dividido em quatro partes, sendo três narrados por Leran e um por Judra. Confesso que o narrado por Judra é o mais emocionante, pois além de sabermos sobre seu passado descobrimos o real motivo da caça aos magos, a pessoa que está envolvida e a procura de uma tal Estrela (somente lendo para descobrir). Além de ser revelador, nele acumulei um sentimento de ódio tão grande por Judra que xinguei ela de todos os nomes possíveis  e inimagináveis.


A narrativa do livro inicialmente é dificil de se acompanhar, pois havia momentos que achava ser uma fala, mas na verdade era apenas o Leran narrando algo. Porém é fácil de se acostumar e quando menos percebi já estava lendo tão natural quanto a luz do dia. A capa é linda e retrata fielmente a cena citada no começo da resenha, a diagramação e simples, folhas amareladas e letras grandes. O que achei bastante interessante é que no final o Renan disponibiliza um apendice contendo os "Personagens - Em ordem de aparição", o "Guia de Acigam - verbetes locais e pontos de interesse" e "A ciência das energias - conceitos básicos para controladores inciantes". Além do primeiro capítulo do segundo livro, A Estrela dos Mortos, o que aumentou ainda mais minha curiosidade e minha vontade de continuar a trilogia.


Quem gosta de uma boa distopia como Jogos Vorazes e/ou Divergente com certeza irá amar O Encantador de Flechas. Minha nota não poderia deixar de ser 5/5 Encantos!
Super Abraço!

5 comentários:

  1. Nossa, parece muito bom, ainda mais misturando ficção com amor. Meus preferidos. Esse livro me lembra o que eu tô lendo, O circo da noite, onde Marco e Celia tem uma competição e acabam se apaixonando, kk, enfim, parece um pouco. Adorei o canal de vocês também, já me inscrevi e segui aqui, se puderem retribuir. Beeijos. *u*
    ohmygoodblog.blogspot.com.br
    https://www.youtube.com/channel/UCU2QQsPJZnzOHvHhwhxZ7mQ/videos

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu já li algumas resenhas deste livro e gostei muito... A sua também está ótima. Quero muito ter a oportunidade de ler esta trama. Narrativas complicadas é mesmo chato, mas isto não atrapalha o foco do livro e a emoção que ele tem que nos passar. Amo livros nacionais, rsrs!
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ótima resenha!
    A premissa do livro me pareceu muito bacana, gostei bastante!
    E achei a capa muito bonita tbm!
    =D
    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Victor acho que já te falei que tenho curiosidade em ler esse livro e agora com sua resenha fiquei ansiosa. Mas prefiro esperar um pouco mais minha pilha diminuir e quem sabe nesse tempo a sequência acaba sendo lançada. Você sabe quantos livros serão essa série!!!!??
    Enfim gostei das fotos e da sua opinião. Beijos querido!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Já vinha vendo a pagina desse livro sendo me indicada no face, no entanto, nunca parei para ler a sinopse, até o dia que assisti ao book trailer e achei incrível.
    Agora com sua resenha, posso dizer que eu estou com vontade de ler a obra que parece ser cheia de pontos fortes de adrenalina, além do misterio que ronda o fato de não poder usar magia na região citada. Por que será? rs Se um dia tiver a oportunidade, lerei esse livro sem pensar duas vezes :3

    Até mais ver,
    Pedro S.
    https://decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir