27 julho 2014

[Resenha] "Entre Outubros" de Rebecca Dellape


Título: Entre Outubros
Autor (a): Rebecca Dellape
Editora: Novo Século
Páginas: 448


APÓS CONSEGUIR ESCAPAR HEROICAMENTE DE UM TRÁGICO SEQUESTRO EM UM DIA DE OUTUBRO – nada menos do que seu décimo sexto aniversário – Holly Armstrong se depara com um mundo totalmente diferente. Seu olhar, sua mente e seus valores já não são mais os mesmos. Agora, é como se houvesse um abismo entre a garota comum da cidade grande e a jovem amaldiçoada pelo trauma. Contudo, tal ferida foi o pontapé para sua vida mudar drasticamente. Motivada pela sua personalidade curiosa e vítima de sua própria fragilidade emocional, Holly parte em uma jornada solitária para tentar descobrir os reais precedentes do evento que mudou sua vida definitivamente. A partir daí, ela se vê envolvida com personagens nada convencionais que a farão tomar rumos distintos, permitindo que ultrapasse seus limites e prove o real sentido de força. Porque, às vezes, é necessário muito mais do que força para sobreviver.

Olá leitores, como estão?
Hoje eu resolvi resenhar sobre um livro nacional e de uma autora muito animada e polêmica no Facebook. Eu não estava muito curiosa a respeito desse livro pois nem a capa nem a sinopse me chamam atenção mas desde que adicionei a escritora fiquei tão eufórica com a alegria e disposição dela que resolvi dar uma olhada no livro. O grande problema é que uma vez que você pega o livro, você tem que terminar.

A história é contada em 1ª pessoa por Holly Armstrong, uma jovem de 16 anos, bonita e com uma personalidade forte e apesar de a escritora ser brasileira, os cenários são em cidades nos Estados Unidos. No dia de seu aniversário, Holly é sequestrada e diante desse confinamento ela revisa algumas lições aprendidas e tenta ao máximo possível controlar a calma e pensar em uma solução rápido suficiente para sair dali com vida.

As coisas estavam apertando. Eu tinha de colocar meu cérebro para funcionar. Tomar qualquer atitude, mesmo que imprudente, seria melhor do que ficar parada vendo minha vida escapar pelos dedos. 

Depois de algumas tentativas, finalmente Holly consegue escapar e passa um bom tempo no hospital se recuperando. Quando finalmente sente que tornará a sua vida normal, sua mãe a informa de que mudaram de cidade. Para Holly é desesperador tem de abandonar sua casa, a escola, as amizades e ter que deixar muitas lembranças boas pra trás. Quando ela saí de São Francisco e vai para San Diego ela terá de enfrentar dois meses de solidão em sua nova casa enquanto se prepara para voltar ao Colégio. Sem poder se identificar e usando o nome de "Brenda" começa  a explorar a cidade, Holly "foge" e começa a procurar por jornais que contenham a notícia de seu sequestro e numa dessas conhece Léo. Um rapaz simpático e fofo que mais tarde se tornará um amigo. Quando finalmente chega ao Colégio nota que ninguém costuma conversar com ela e todos a evitam, como costuma acontecer com alunos novos.

Os dias seguintes foram todos exatamente iguais ao primeiro. Nenhuma alma viva se arriscou a olhar diretamente para mim e se apresentar. Eu via rostos repetidos, que frequentavam os mesmos horários que eu, e mesmo assim todos se recusavam a se sentar do meu lado.

Com o passar do tempo, Holly acaba se acostumando ao novo colégio e faz algumas amizades.. e inimizades também. Entre elas Hailey, que arma uma emboscada mas que Holly trata de se livrar rapidinho e logo, ela e Hailey começam a se entender melhor. A mudança drástica de Holly se dá ao conhecer Rebecca, uma garota tão bonita e muito simpática. Não demora muito para que as duas se tornam melhores amigas e comecem a fazer tudo juntas.

E mesmo que todos ao meu redor nutrissem por mim um ódio mortal, apenas tê-la segurando minha mão já era o suficiente para manter minha confiança estabelecida para não me deixar desanimar.
Logo Holly acaba por descobrir histórias de Rebecca, entre elas sobre um garoto chamado Lucas, um menino que foi muito especial pra Rebecca mas que agora o nome nem mesmo pode ser mencionado. Na busca por descobrir a história, Holly acaba conhecendo Lucas e depois de diversos diálogos sente estar se apaixonando por Lucas. Com medo de decepcionar a amiga e achando que Rebecca também sente algo por ele, ela prefere se afastar, mas não é tão fácil, afinal, Lucas também está apaixonado por Holly. O problema é que Lucas esconde um grande segredo de Holly. Ele é amigo (e cúmplice) do mandante de seu sequestro.

“Fuja. Fuja de seus limites. Fuja de seus medos.
Alcance o risco, alcance a saída.
Feche os olhos para seus maiores obstáculos. Apenas os ultrapasse.
Não há tempo para hesitar. Não pense, apenas fuja.
E você vai superar, pois o grande prêmio é conseguir respirar.”

Por ser de um temperamento bem parecido com Holly e Rebecca, imaginei que a autora haveria criado um best-seller brasileiro, mas confesso que achei o livro sem ligação alguma. Na verdade acho que ele começou muito bem e tinha tudo pra ser um "baita" livro mas na verdade, a Rebecca construiu muita história, muitos personagens, muitos cenários e muitas dúvidas e não chegava a lugar nenhum. Como o livro prevê, haverá uma continuação e eu quero muito ler pois eu imagino que finalmente as teorias e dúvidas que criei serão reveladas. A Rebecca tem uma ótima escrita mas uma visão um pouco juvenil demais na minha opinião, cria muito amor entre seus personagens e logo começa a ficar enjoativo. Admiro o trabalho e a criatividade mas não me fez gostar nem desgostar.

Por essas e outras coisas, darei apenas 3 estrelas a esse livro e espero que a continuação seja melhor. Lembrando que vale muito a pena ter a Rebecca no facebook, vocês se divertirão muito!


Deixem sua opinião sobre o livro também.
Um beijo e um queijo e até logo :)


4 comentários:

  1. Olá Ana,
    adorei sua resenha e a questão da empolgação da autora hahaha para vc ver q as vezes nem sempre é necessário ter uma capa ou sinopse boa, basta ver um autor feliz que as coisas mudam completamente.
    Só fiquei um pouco confuso pq n entendi se era um livro juvenil, se era policial... de suspense... não sei, fiquei com esse vazio :/
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  2. Ana, amei tua resenha! De verdade! E realmente você está certa. Como postei no face agora pouco divulgando sua resenha, o ~final~ deixa totalmente a desejar porque essa edição não pode ter os 4 capítulos finais pra não ficar muito grande. Logo mais postarei eles no wattpad e espero de coração que você leia. São os melhores capítulos do livro inteiro HAUAHAU na minha humilde opinião. Enfim. Obrigada <3 <3

    ResponderExcluir
  3. Ana, parabens sua resenha ta sensacional. E super apoio resenhas de autores nacionais, minhas duas primeiras foram e a terceira tb acho que será, espero que daqui a algum tempo minhas resenhas fiquem tão boas quando as suas :P
    beijosss

    ResponderExcluir
  4. Ana não conhecia a autora nem o livro, mas gostei de saber um pouco sobre o enredo do livro e sua opinião. Lendo o comentário da autora aqui vi pq o final deve ter te decepcionado. Depois que vc tiver lido os quatro capítulos finais volta aqui e diz o que achou, ok!!!???
    Mas apesar dos pesares o enredo não chamou minha atenção além de me passar uma certa tensão. Mas mesmo assim desejo sucesso a autora e espero que os próximos capítulos te agradem. Ficarei ligada na sua opinião final
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir