31 julho 2014

[Resenha] "The 100 - Os Escolhidos" de Kass Morgan


Livro: The 100 - Os Escolhidos
Autor(a): Kass Morgan
Editora: Galera
Páginas: 285
Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.

Estou lendo tantas distopias ultimamente e estou gostando tanto de todas que não sei mais qual é a melhor. Só posso garantir com toda certeza que The 100 - Os Escolhidos mudou radicalmente a visão que tinha do gênero e me conquistou.

Depois de passar por diversas guerras a Terra sofre um inverno nuclear e alguns sobreviventes foram morar no espaço, em uma mega nave conhecida como Arca. Quatrocentos anos depois são escolhidos 100 prisioneiros para serem mandados a Terra e descobrirem se há possibilidade de vida por lá.

A distopia do livro fica basicamente em duas formas de governo que encontramos. Uma extremamente rígida da Arca, onde cada casal só pode ter um filho, comida e água são regrados e todas as pessoas maiores de idade que cometerem um crime recebem sentença de morte e tem seus corpos lançados no espaço. E o governo  dos 100 prisioneiros enviados a Terra, basicamente um "cada um por si e ninguém por todos".

O livro é narrado por quatro personagens em capítulos alternados: Clarke, Wells, Bellamy e Glass. Cada um teve seus motivos ou deram seu jeito para irem a Terra, mas o mais interessante é a individualidade de cada narrativa. Apesar de ser em terceira pessoa conseguimos identificar cada personagem apenas pela sua personalidade, isso é incrível.

Outro ponto forte do livro foi a maneira que a autora conseguiu conciliar a narrativa em diversos espaços e tempo. Temos uma visão do presente na Arca e na Terra como também, as vezes, no meio do capítulo voltamos ao passado para poder entender o futuro, como flashbacks.

Como primeiro livro de uma série ele cumpriu bem seu papel e nos apresentou os fatos, além de deixar um ENORME gostinho de quero mais no final. Gostaria de avisar também a quem começou assistir a série antes de ler o livro, como eu, que ela é completamente diferente. A série de TV só pega mesmo a ideia central de morarem no espaço e 100 prisioneiros serem mandados para a Terra (tanto que na série não temos a Glass e temos um personagem inexistente no livro que é o Finn). O livro como obra literária é perfeita e a série como adaptação também é perfeita, cada uma na sua individualidade.

Como li em ebook catei uns amigos que tinham o livro e perguntei como era a diagramação. Como toda diagramação da Galera ela é bem simples, folhas amarelas, letras grandes e os  flashbacks em itálico para diferenciarmos. Minha nota não poderia deixar de ser 5/5 Encantos!
Super Abraço!

5 comentários:

  1. Victor querido, desde que li a resenha da Kel do Por uma boa leitura fiquei curiosa para ler esse livro e agora com sua opinião acabo ficando ansiosa. E como preciso conter as compras fico feliz porque assim que a editora tiver lançado mais alguns livros da série posso ler seguidos.
    Também quero ver a série, mesmo sabendo que é diferente. Ótimo saber que é boa. Valeu pelas ótimas dicas. Também estou cada dia mais interessada em distopias.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pink, tudo bom?
    Deixa eu só te parabenizar que tá chegando o dia do lançamento! Quero muitas fotos do evento!
    Sei desse livro e dessa série por você e pela Estelinha, que vivem comentando. Aí me dá muita curiosidade, mas nunca tenho tempo né?
    Gosto muito de distopias e cada dia surge uma melhor que a outra. Já leu Tabuleiro dos Deuses? Você vai adorar!
    Beijão
    http://www.sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Vitu, tudo bem?

    Adorei esse livro. Quero tanto a continuação... ele termina e a gente fica tipo: =OOOOOOOO. huahuahuahua

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Poxa, eu vi recentemente uma resenha negativa, dizendo que o livro era bem diferente da série, e que pecava por não abordar muito o assunto da radiação na Terra em si. Mas gostei da sua resenha, espero que não seja assim tão diferente mesmo, porque eu gosto muuito da série, e pretendo ler logo o livro!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "O Silêncio das Montanhas", vem conferir!

    ResponderExcluir
  5. Eai Victor,
    Tudo bem?

    Eu recentemente fui apresentado a essa série e de tanto meus amigos falarem, acabei baixando a primeira temporada completa. Resultado: fiquei até as 4 da manha, sem parar assistindo todos os episódios da temporada. Adorei tanto que fui pesquisar mais sobre ela e descobri que era inspirado num livro (sim, nem isso eu sabia quando comecei a assistir). Fui alguns dias depois na livraria da cidade e não achei disponivel...

    Pretendo ler esse livro o mais rapido, e espero que as mudanças do livro x série sejam para melhor, pq SOU APAIXONADO PELOS PERSONAGENS DA SÉRIE!!!!!!!!!!

    Abçs

    http://www.magiaimpressa.com/

    ResponderExcluir