23 julho 2014

[Formadores de Encantos] Maurício Gomyde


Olá Encantados, tudo bem?

Hoje, venho trazer a vocês uma entrevista com um autor que está bombando entres os leitores: Maurício Gomyde. Nunca havia conversado antes com ele e agora com a entrevista descobri que ele é uma pessoa extremamente simpática e atenciosa com seus fãs e blogueiros.
Ganhei um dos livros dele em um top comentarista e não vejo a hora de chegar para poder ler. Sem mais enrolação vamos conhecer um pouco sobre o autor.

Encantos Paralelos - Em poucas palavras, quem é Maurício Gomyde?

Nossa, sou o cara mais comum do mundo. Gosto de escrever, tocar e ouvir música, cinema, livros. Gosto de estar com a família e com os amigos também.





E.P - Como foi seu contato com a literatura?

Foi um contato intenso desde cedo, porque minha família é muito leitora. Tive uma experiência bacana, que aconteceu no meu primeiro grau. Eu frequentava uma escola que obrigava os alunos a ler e a escrever muito. Achava aquilo interessante, não era algo que me incomodava, e eu era dos poucos que não xingavam a professora... rsrs.

E.P - Qual sua maior inspiração para escrever?

Cada livro é um universo diferente. Procuro sempre buscar algum tema que eu não domine tanto, para que aprenda também e saia do livro melhor do que entrei. Por isso, acabo fazendo muita pesquisa. Isso não significa, claro, que eu não me inspire nas pessoas e fatos ao meu redor. Eventualmente, alguém que me conhece acaba se reconhecendo em uma personagem ou em uma situação que vivemos juntos. Isso, no final das contas, é também deixar registrado um pouco da minha história.

E.P - O que os leitores podem esperar de seus livros?

Nunca tive a pretensão de ensinar nada, e nem teria condições para isso. Busco o entretenimento, pois acho que uma das maiores funções da literatura é encantar o leitor, servir de meio para que ele viaje para outros lugares, viva outras experiências, sinta-se na pele de alguém que tem uma vida diferente. Tento contar histórias bacanas, com personagens fortes, com questões interessantes a serem resolvidas ao longo da trama. Se o leitor fechar meu livro com a sensação de que teve bons momentos com ele nas mãos, então eu terei tido um pequeno sucesso compartilhado com ele.

Agora, vamos para algumas indicações:

E.P - Indique 3 livros que você desejaria que todos lessem:

1) Alta Fidelidade, Nick Hornby;
2) O Apanhador no Campo de Centeio, Salinger;
3) A Máquina de Contar Histórias, (esse é meu...rs).

E.P - Alguns leitores leem escutando música, você escuta também? Caso sim, indique algumas músicas e caso não poderia falar quais são suas músicas favoritas?

Eu escrevo escutando música, mas não sou muito de ler escutando. Acabo me perdendo na leitura. Como sou baterista, é humanamente impossível escutar música sem ficar batucando com as mãos, os dedos ou os pés. Então, prefiro tentar o silêncio mesmo...rs. Quanto ao gosto musical, vou de rock. Por mim, se tiver U2, The Police, Dire Straits, Queen, Legião, Ramones ou coisas do gênero, tá ótimo.

E.P - O que você adora fazer quando não está lendo ou escrevendo?

Eu gosto de ficar com minha família, brincando, vendo TV. Sou eu mais três mulheres, então acabo me sentindo meio que um rei ali... rsrsrs.

E.P – Qual foi a sensação de migrar de produções independentes para uma editora de grande porte que é a Novo Conceito?

É a sensação de que uma nova fase começa, carregada de todo o aprendizado que tive por bater a cabeça sozinho. Cada lição que tive no independente sei que vai me ajudar agora. Foram quatro livros, quatro divulgações, quatro booktrailers, uma infinidade de ações pelas redes sociais, muita crítica boa ou ruim. Cada coisa me tornou quem sou hoje. E está só no começo. Sei que ainda virão muitas coisas boas e outras ruins. O importante é que faço o que gosto, conto as histórias que curto e as que eu gostaria de ler.

E.P - Quais seus futuros planos como escritor?

Penso apenas no hoje. Hoje preciso divulgar meu novo livro, esperando que a turma se encante com a história. Hoje tenho de responder aos leitores, não deixar nenhum e-mail sem resposta. Hoje tenho de ler as críticas boas e más e tentar aprender com elas. Amanhã não sei o que será. Por enquanto tá bom demais.

E.P - Opinião em Foco: Qual sua opinião referente a Literatura clássica x contemporânea nas escolas? 

Tem de ter muito das duas, desde a primeira série. E mandar a molecada escrever!

E.P - Para encerrar, vamos fazer uma rapidinha:

Uma qualidade? Não ter medo de arriscar.
Um defeito? Deixar muitas coisas pra última hora.
Um medo? De perder minha família.
Um sonho? Não acordar deste aqui que estou vivendo.
Um lugar? Minha casa.
Um filme inesquecível? Antes do Amanhecer.
Um cantor (a)? Michael Bublé
Um time?  São Paulo.
Um programa de TV? Nenhum, que valha a pena citar ou que me lembre aqui.

E.P - Muito obrigado por nos ceder esta entrevista e tenha certeza que o Encantos Paralelos deseja muito e mais sucesso na sua trajetória.

Eu que só tenho a agradecer o apoio e a oportunidade de falar um pouco sobre meu trabalho. Espero que os leitores curtam.

Livros do autor:
Sinopse de A máquina de Contar Histórias:
Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das fi lhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.
*Todas as imagens utilizadas foram retiradas do acervo pessoal do autor com sua autorização.  

Super Abraço!

7 comentários:

  1. Que legal, ele parece ser super fofo e tem bom gsoto musical :D

    ResponderExcluir
  2. Amei a pessoa de Mauricio Gomyde, vamos ver agora se gostarei de sua escrita, mas pra um autor que tem por objetivo dar bons momentos ao leitor, sinto que vou gostar dele ainda mais! Ótima entrevista!

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/
    El Costa, do Confins Literários

    ResponderExcluir
  3. Victor parabéns pela entrevista. Ficou ótima. É sempre muito bom conhecer um pouco mais de nossos autores nacionais contemporâneos.
    O Maurício foi um dos primeiros autores que conheci quando entrei na blogsfera. Até li seu livro O MUNDO DE VIDRO, mas confesso que só achei bom. Não foi nada arrebatador então nem me empolguei em ler os outros. Mas hoje bato palmas pelas conquistas que ele teve devido seu esforço e atenção a todos que gostaram de seu trabalho. Enfim desejo sucesso a ele nessa nova fase.

    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Pink, tudo bom?
    HAHAHA eu sempre rio na parte da "rapidinha" me lembra safadeza hsuahsau
    Adorei o Gomyde. Confesso que ainda não li nenhum dos livros dele e sempre tinha um pé atrás por não conhecer mais um pouco da sua história, mas agora que li essa entrevista, estou o vendo com outros olhos e isso é ótimo (não para o meu bolso, mas enfim)!
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Oi Victor!
    Gostei bastante da entrevista! Ainda não li nenhum livro do Mauricio, mas espero encontrá-los na Bienal.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oii... Que entrevista bacana! Gostei muito do autor, ele é bem simpático. Mandou bem nas perguntas, ein!? :D

    Abraço!
    www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela entrevista! O Maurício é realmente muito bacana, mas infelizmente eu não consigo simpatizar com os livros dele :( as histórias nunca me chamam a atenção

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir