27 janeiro 2014

[Resenha] "O código da Vinci" de Dan Brown




Título: O código da Vinci
Autor(a): Dan Brown
ISBN: 85-99296-12-4
Editora: Arqueiro
Páginas: 367

Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica. Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando com perfeição os ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade. "O Código da Vinci" prende o leitor da primeira à última página.
 Oi, gente! Então, depois de um longuíssimo tempo sem aparecer por aqui e depois de muita enrolação, eu finalmente encontrei uma maneira de encaixar o blog na minha rotina. Agora estou de volta, de uma vez e finalmente!

Posso até estar conquistando alguns inimigos ao falar certas coisas desse livro, mas a verdade é que ele não me prendeu desde a primeira página. Eu levei bons cinco meses para terminar a leitura e a única coisa que me manteve presa a ele foi o fato de ser adepta a um princípio literário: não importa o quanto demore, ou o quanto você não esteja com vontade de ler tal livro, SEMPRE termine ele. Pois bem, eu terminei. 
Além do caráter questionador, O código da Vinci faz você viajar pela história, com os atributos intelectuais de Robert Langdon e de outros personagens, você termina o livro sentindo-se com uma carga maior de conhecimento.
Um mistério envolvendo um lugar real, baseando-se em histórias também reais para detalhar um acontecimento fictício é tudo que um escritor precisa para prender o leitor.
E mesmo com uma visão tão negativa enquanto li até apágina 100, com um pouco mais de força de vontade eu consegui mudar minha visão sobre ele, afinal, não é justo julgar sem conhecer, não é mesmo?
A leitura é um pouco cansativa pra quem não se dedica de verdade ao livro. Acredito que para ler um livro do Dan Brown e se apaixonar por ele, você tem que ler no mínimo de tempo que conseguir. Você precisa estar completamente entregue à leitura, e se uma pausa for feita, você perde completamente o fio da meada. Foi o que aconteceu comigo. É um livro incrível, basta apenas devora-lo e não dar espaço pra desestímulos. 


Eu prefiro basear a minha resenha em dois tópicos: O lado positivo e o lado negativo do livro.

O lado positivo: O livro é maravilhoso para aguçar e fazer você questionar todas as suas teorias que tem sobre a vida. Ele te faz conhecer o outro lado da história da Bíblia, te apresenta a um universo paralelo de uma crença que parece ser tão incontestável. Ele realmente ensina às pessoas de que sempre pode haver um motivo pra questionar.

O lado negativo: Acho que quem tem um pouco de experiência com os livros de Dan Brown, sabem como é um pouco irritante o fato de seus personagens serem tão incríveis e com habilidades extremas e tão diferentes umas das outras. Além do fato de ele apresentar um mistério em quase solução no fim de um capítulo e só abordar novamente tal mistério uns dois capítulos depois. Isso, na maioria das vezes, me fez esquecer um pouco sobre aquele mistério que ainda não foi solucionado, me tirando um pouco a curiosidade.


       Três encantos porque, apesar de toda resistência que eu criei com esse livro, ele me surpreendeu!
Abraços da Amanda!

7 comentários:

  1. Oi, Amanda, tudo bom?
    Acabei de virar seu inimigo. haha
    Brincadeirinha, esse livro realmente divide opiniões, mas eu considero que os pontos que você ressaltou como negativos para mim funcionam como positivos. Eu consigo ficar preso com as obras do autor, com os capítulos curtos e essa tensão a cada fim de capítulo. Como eu disse o autor divide opiniões e eu sou super fã.
    Abraços.

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda, tudo bem?

    Eu gosto muito do Código. Gosto dos livros do Dan porque acho que ele sabe nos prender na leitura. É bem verdade que não acredito nessas teorias que ele prega no livro, mas mesmo assim, o livro é super amarrado. Não achei a leitura cansativa, pelo contrário. Achei que ela me prendeu bastante.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não posso dizer nada, não li nenhum livro do Dan ainda, mas sempre vejo opiniões diferentes, desde de quem odiou até quem diz AMAR os livros dele, e por isso estou muito curioso, quero saber a minha opinião sobre os livros dele. Espero adquirir ou pegar emprestado de alguém.
    Gostei da resenha Amanda e bem-vinda novamente!
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Lembro que quando me viram com o livro na escola me perguntaram se eu era Ateu. rsrsrs. Acho que não tem nada a ver, o livro tem um monte de argumentos dos dois lados (principalmente o outro dele, Anjos e Demônios). Agora, que ele é inteligente pra caramba, isso ele é! Uma história dessas não se lê sempre, é de se admirar de verdade. Me prendeu o tempo inteiro e eu eu não vejo a hora de ler os outros do Dan Brown

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Nunca li Dan Brown, mas pretendo ler esse ano ainda! Parece muito bacana!

    ResponderExcluir
  6. Amanda te entendo e respeito, mas discordo um pouco. Acredito que para ler os livros do Dan Brown é necessário que o leitor tenha um perfil questionador e que curta fatos históricos e claro gostem de um mistério e aventura. Eu particularmente, gosto mas não sou fã. Já li esse e outros três dele e acredito que cada um cumpriu seu objetivo de forma perfeita. Mas enfim sempre é interessante saber a opinião dos outros. Meu irmão por exemplo leu todos os livros dele e me falou que acha todos tão semelhantes =/
    Enfim gostei da forma como você apresentou sua opinião e seja bem vinda de volta ao blog!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura, ou da saraiva, e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.

    ResponderExcluir