16 janeiro 2014

[Formadores de Encantos] Vivian Pitança



Olá Encantados, como estão?
Hoje trago a vocês uma entrevista de uma blogueira SUPER amiga: Vivian Pitança, do Reflexão Literária. Ela ainda não tem um livro solo, mas está participando de uma antologia de contos muito bem elogiada.

Com muitas ideias na cabeça e muitos ideais, essa sou eu,quase descrita. Meu jeito é esse. Posso mudar é claro, sei que não vou alcançar a perfeição, mas estou no meu caminho para fazer a minha parte pelo mundo, então eu comecei a repensar minhas atitudes e a mudar as erradas. Estou me esforçando para me estabelecer e ser feliz. Acho que estou no caminho certo. Tanto faz se as pessoas pensam que sou boba, ou errada, só sei que a minha identidade diz respeito a mim, e que julgamentos são inevitáveis. Bons ou ruins, não mudam quem eu sou. Mudar e melhorar  é uma atitude interior, ninguém pode fazê-la surgir, pode apenas inspirar, mas é uma escolha própria. Não sou perfeita. Vou mudar constantemente. Mas uma coisa é fato: meu amor pela vida e pelas pessoas só aumenta a cada dia. Vivo na busca de mim mesma, através da minha melhoria, atrás da minha identidade. Ler e refletir são caminhos muito úteis a esse objetivo, me possibilitam conhecer mais do mundo e mais de mim mesma. Quer crescer comigo?

EP – Em poucas palavras: Quem é Vivian Pitança?

Uma pessoa que quer melhorar, que acredita que a evolução é possível sim, e que todos podem alcançá-la um dia ou outro. Alguém que acredita na magia dos livros e da vida. Que segue uma doutrina, mas questiona, para ver o que é verdade e o que é alegoria. E por acreditar nessa doutrina, acredita que a vida trabalha para o bem de todos, sempre. Alguém feliz por ter encontrado algumas respostas e por ter certeza de que não está só. Que tem seu lado espiritualista e que está aprendendo a amar o próximo e a se livrar dos monstros que existem dentro de si mesma.

EP – Sabemos que tem um conto na antologia “Sonhos Lúcidos”. Quando percebeu que seu conto estava pronto para concorrer a uma antologia?

Quando criei o conto, criei pensando em participar da antologia em si. Li a sinopse, vi a oportunidade e me perguntei “por que não?”. Eu já estava escrevendo meu livro na época, e vi a chance como um bom passo para ingressar no mundo editorial e ter mais experiência. Escrevi, terminei, revisei e registrei. Fui selecionada, participei e deu tudo certo. J

EP – Onde surgiu a inspiração para escrever o conto “Filhos do Fogo”? Teve algum autor, filme, série, enfim algo ou alguém que contribuiu para sua decisão?

Quando comecei, tinha pouco tempo e a ideia inicial era escrever uma espécie de spin off do meu livro, mas pensei melhor e fiquei com medo daquilo tudo de direitos e etc, e de revelar muito antes da hora. Então, criei outro mundo, mas pode-se dizer que o conto possui algumas semelhanças com um núcleo do meu livro. Tirei inspirações daquilo que acredito e daquilo que admiro apaixonadamente. Primeiro, quis passar uma mensagem boa, e daí retirei ideias do espiritismo, da vida. Depois, construí a parte da magia, com algo que me encanta demais como inspiração: o povo cigano. Misturei as coisas com imaginação e devaneios, e criei algo realmente novo.

EP – O que você mais gosta em suas histórias?

De escrevê-las. Hahaha... É algo tão intenso, poder criar seus mundos, se sentir realmente dentro deles, mais que de qualquer outra história que você já leu. É um pouco insano também. Mas acredito que para escrever romances com emoção, acabamos nos deixando levar por devaneios e sentimentos. É escrever com amor, e amar o que faz... Acabo me empolgando pelos personagens, deixando que me contem suas emoções, que criem vida. É conhecê-los e compreendê-los, em seus defeitos – porque precisam ser humanos – e qualidades, que me encantam. E através deles, contar algo, que espero eu, traga esperança, amor, sonhos e aprendizado para as pessoas. Se eu conseguir, com meu livro, cumprir meu objetivo com pelo menos uma pessoa e puder escrever ainda mais, depois dele, me sentirei muito feliz. Seria minha realização.

EP – Qual seu livro favorito?

Vocês quis dizer quais, não é? Hahaha... Tenho uma lista um pouco grande... Mas creio que o favorito dos favoritos seja Belo Desastre. Depois dele vem O Livro dos Espíritos, Vivendo, Amando e Aprendendo, Cores de Outono, Amor de Redenção, Amanhecer, e etc (não necessariamente nessa ordem).

EP – Sei que está envolvida em um projeto maior, a escrita de um livro. Poderia contar um pouco mais sobre a história?

A história surgiu da ideia de contar para as pessoas que o amor entre os opostos, digamos assim, é possível. E que as pessoas podem mudar e amadurecer, se quiserem, por si mesmas (ninguém muda ninguém).  E então eu tenho um protagonista, pelo qual sou apaixonada, que tem seus problemas de conduta. E tenho uma protagonista que também precisa se acertar em algumas coisas. Problemas do passado precisam ser resolvidos, e conflitos surgirão no futuro. É um romance sobrenatural que pretende fazer com que os leitores se apaixonem tanto quanto eu e também fazer com que reflitam e levem algo para suas vidas. Pretendo ser também diferente do que estamos acostumados a ver por aí. E eu não sei se será um livro só ou não, vamos ver o quanto escrevo.

EP – Percebe-se que seu conto está obtendo uma boa aceitação, principalmente depois da resenha do Por Uma Boa Leitura (se quiserem ver cliquem AQUI). Como está sendo receber as críticas dos amigos e leitores?

Maravilhoso! Até agora não encontrei quem tenha dito não gostar. Mas acredito que uma hora ou outra alguém não vai gostar, é natural... Cada um tem seu gosto. E espero estar preparada para este dia. Porém, não importaria, é claro. Consegui cumprir meu objetivo, que era escrever sobre um mundo mágico que torna sonhos realidade, e que traz mais que a superficialidade para os leitores mais espertos. Escrevi com amor! E ver, principalmente, que eles enxergam essas mensagens e a força de Victória, como a Raquel fez, é maravilhoso. Revigorante! Realizador!

EP - Partindo para o lado pessoal, quais são seus hobbies?

Ler, ficar na internet, ver outros blogs e canais, ouvir música, dançar, ver filmes, séries e etc.

EP – Muito obrigado Vivian por ceder a entrevista e deixo este espaço para que você fale com nossos leitores e conte um pouco do que podemos esperar para 2014.

Eu que agradeço! Ainda tenho muito a percorrer, muito! Mas é maravilhoso ver que tenho amigos que me apoiam tanto. É um incentivo para continuar, para me esforçar e melhorar sempre. Agradeço muito também aos leitores do EP que dedicarem um tempinho a ler esta entrevista, e principalmente àqueles que gostarem ou se interessarem pelo que faço. Espero poder trazer mais histórias para vocês em breve.

Em 2014 pretendo participar da antologia Utopia,no mesmo esquema de Sonhos Lúcidos, já fiz dois contos, só me resta tentar agora. E continuarei escrevendo meu livro. Só deve ser muito difícil terminá-lo até o final do ano, porque é ano de vestibular para mim e ainda tenho que cuidar de outras coisas. Mas vou terminá-lo na hora certa! E quando esse momento chegar, espero compartilhá-lo com vocês.

De onde tiram as ideias para suas obras os escritores de fantasia, horror e ficção científica? Têm eles mentes criativas ou simplesmente sonham acordados? Nas páginas deste livro, o inimaginável ganha formas insólitas, capazes de maravilhar até mesmo o leitor mais incrédulo.






Super Abraço, Victor Rosa :)

12 comentários:

  1. Obrigada, Victor!!!
    Amei a entrevista!!
    Muito obrigada pelo apoio! xD
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia a Vivian da blogosfera, mas era de uma forma bem superficial e a entrevista me ajudou a enxergá-la de uma forma diferente, positiva e até já admiro-a.

    Parabéns, Vivian, muito sucesso e inspiração pra você!!!

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho bacana que a maioria/todos os autores são também leitores assíduos. Muito bacana isso!
    Adorei a entrevista, a autora é super gentil e simpática.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei a entrevista ! A Vivian é super diva, simples e simpática ! Adorei as suas perguntas também, curiosas e inteligentes.

    Beijos, fique com Deus !
    Vida de Gato

    ResponderExcluir
  5. Opa conheço essa pequena talentosa, super simpática, meiga e linda! Adorei a entrevista, Vivi divando!

    Bjks
    Patty Santos - Blog Coração de Tinta

    http://coracaodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amei a entrevista, não conhecia a blogueira nem seu trabalho. Fiquei curiosa e interessada em ler seus textos. Vou passar lá no blog dela e acompanhar seu caminhar!!!
    Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  7. Oie! Gostei da entrevista, e a blogueira é linda, eu conheço o reflexão literária e achei muito interessante esta coluna, só assim conhecemos mais o blogueiro. http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Vivian, se liberte de Belo Desastre, pelamoooorrrr huahuahuahua. Olha que lindo, meu blog foi citado por aqui =D tô honrada, Victor, brigada mesmo! O conto da Vivian é ótimo e eu espero que a galera realmente se junte a mim na campanha "Continuação para Filhos do Fogo" precisooooo da continuação.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ótima entrevista e amei conhecer a blogueira! E te convido a participar da enquete do blog, conto contigo ^^

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  10. Adoreeeei a entrevistas! Vivian arrasa mesmo. :3
    Estou doida para ler o conto, mas comofa$? kkkk

    http://www.livrinhoseeu.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Victor,
    Conheço bem pouco a Viviane e foi bem legal ler a sua entrevista com ela.
    Bom conhece-la um pouco mais.
    Parece ser bem talentosa! Fiquei curioso para ler seu conto e torcendo para que ela publique logo um livro :)

    Abraços
    Adriano
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ai que coisa linda, que emoção ver a Vivian aqui na sua coluna!
    A Vivian vai muito longe, ela é muito especial e merece todo o sucesso!
    Amo essa sua coluna e essa especialmente tá divina!
    Vamos torcer muito para o livro da Vivian sair esse ano ainda!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir