24 janeiro 2014

Preconceito literário... pode isso produção?

Olá Encantados, tudo bem?
Hoje trago a vocês um assunto que vem me espantando no meio literário: homofobia. Mas não há homofobia dentro do livro e sim preconceito com a autora por retratar o homossexualismo em seu novo livro e principalmente por divulgá-lo. Essa autora é a Lilian Faria. 

Muitas pessoas estão apelando para Deus, julgando que o livro dela é contra as "vontades de Deus". Tenha santa paciência né? Quando vamos continuar com essa história para criança dormir de que Deus criou o Homem para a Mulher e o contrário é totalmente proibido? Então o Senhor prefere ver seus filhos infelizes desde que siga suas vontades? Sinto informar aos religiosos de plantão então o seu Deus é muito EGOÍSTA, DESALMADO E DESUMANO!

Segue a postagem que a autora fez falando da sua indignação:


Muita gente já sabe da repercussão em volta do meu novo livro Mulheres que não sabem chorar.  A questão é que todos ainda não sabem! Portanto, preciso falar; falar até esgotar! 

Quando abri meu coração às pessoas e falei da temática do livro, senti o primeiro impacto junto aos conhecidos. Alguns ‘amigos’ se afastaram; pararam de falar comigo etc. Mas, depois que divulguei a capa do livro e a sinopse na internet a coisa foi tomando outra dimensão.

Mensagens ofensivas e homofóbicas passaram a fazer parte diária da minha vida. Pessoas que dizem que sou uma pecadora que está ensinando os jovens a serem homossexuais e a bíblia não permite isso. Também fui intitulada de puta e sem caráter. Ganhei livro religioso e ‘Mulheres virtuosas’ se reuniram contra mim.

Claro que não para por ai, a página do livro no facebook constantemente tem sido atacada e denunciada. Muitos me deixam mensagens dizendo: ‘Você tem postagens agressivas, quer forçar aos filhos de deus a aceitarem o homossexualismo! Entenda que nós respeitamos, mas não aceitamos’.

Pedem para que eu pare de falar no assunto, pois a culpa do que está acontecendo é minha. Se eu estou sendo agredida e perseguida, a culpa é minha por falar de algo pecaminoso. O meu conteúdo é irritante e de mau gosto.

Já pediram para eu desistir do livro, pois não é aconselhável continuar. Uma conhecida que trabalha no Movimento social (infelizmente) me abordou e fez questão de dizer: “Eu sou homofóbica, não fale mais comigo!”

Mas o pior de tudo é notar que mesmo todos visivelmente saberem que eu sou a agredida, me culparem por isso.

Eu sou a vítima, mas só serei acolhida se assumir socialmente o papel de culpada. Papel que me recuso veementemente a aceitar.

Eu sou uma mulher livre e a minha literatura também é livre. Escrevo sobre o que quero e na hora que quero.

Então, resolvi pedir ajuda e dizer ao mundo o que está acontecendo. Lógico que muitos estão me apoiando, mas fiquei escandalizada com a resposta da mídia: “Não queremos nos envolver na polêmica!”

Comecei a pesquisar sobre a situação e percebi que o que incomoda não é a temática, mas o fato de eu divulgar o livro. Se eu tivesse escrito e ficado calada, mas eu falei para o mundo.

Meus amigos me perguntam: - Lilian, você não tem medo que essa agressão vá para agressão física?

Sim, eu tenho medo!

Mas a literatura ainda é machista e fundamentalista; eu escrevo para o livre e não pretendo silenciar!

Meu livro fala de mulheres que se ama e fazem sexo; amo o que escrevo e vou continuar até o último segundo...

Não tente me prender nessa senzala social; eu escolhi sair dela há muito tempo!

9 comentários:

  1. Poxa, Victor, achei isso que está acontecendo com a autora muito chato, mas infelizmente isso além de uma questão religiosa é uma questão cultural.
    Espero sinceramente que um dia as pessoas se tratem com igualdade e que trabalhos como o da Lilian Farias sejam aceitos de forma natural, sem ser visto como um pecado mortal, ou grande tabú.
    Abraços.

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Victor!
    Mas como as pessoas continuam nessa capa de preconceito arraigado?
    Como as pessoas não dão liberdade de uma autora escrever o que bem entende, seja por eles julgado certo ou errado. Eu não consigo entender como as pessoas pensam que agem certo fazendo esse tipo de julgamento. É um romance, um livro sobre o amor, seja ele de quem para quem, e cada vez que vejo alguém condenando as formas de amor eu me magoo mais e mais. As pessoas preferem o ódio, a violência, a reprimenda, as correntes do que a possibilidade de amar, seja a pessoa que for.
    A autora tem todo o meu apoio para continuar divulgando seu livro!
    Adorei o post!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não estava sabendo dessa polêmica e garanto que fiquei chocada. As pessoas são muito hipócritas, fingem aceitar o homossexualismo quando na verdade parecem uns nazistas defendendo "os bons conceitos e morais". Concordo com o que a Sarah falou no comentário aí em cima, não importa de quem para quem é o amor e sim que seja amor. O mundo está cada dia mais cheio de pessoas más e isso é tão triste. Ainda acredito e tenho esperança em um mundo com pessoas melhores e a cada polêmica dessa fico mal.
    Desejo força, determinação e fé para a autora. Com certeza ela é livre para escrever o que quiser, lê quem quer e com certeza não será o livro dela que irá "transformar" alguém, se for assim as pessoas que estão julgando a autora terão que julgar todos os filmes, novelas etc que abordem o tema. Absurdo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ela estava no mochila literaria e nos contou sobre... Ela disse que recebe telefonemas com ameaças e mandando ela nao publicar! Isso é um absurdo! Sou a favor de qqr tipo de amor!!

    ResponderExcluir
  5. Oii ^^
    Também fiz um post falando sobre homofobia depois que conheci a página da autora e dei de cara com um "profeta enviado pelo Senhor" (affe --') ofendendo tanto o livro quanto a Lilian. Fiquei indignada, e o pior de tudo é que ele não é o único. É incrível como as pessoas são idiotas, nem parece que estamos no século XXI, parece que retrocedemos mais a cada dia que se passa. Quero muuito ler o livro Mulheres que não sabem chorar, esse não é o primeiro livro que eu vejo em que os personagens principais são homossexuais, mas é o primeiro que eu vejo sendo julgado. Como diria meu amigo e colunista, as pessoas são fúteis e hipócritas. (sociedade de me*da!)
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente as pessoas tendem a se voltar para a religião quando se trata das proibições. A gente tem "nosso livre-arbítrio", mas mesmo as pessoas separam um pouco (ou muito) do seu tempo para poder dizer o que as outras não devem fazer/ser. Acho que essa questão do preconceito é muito cultural, mas uma cultura que foi impregnada na sociedade por alguns preceitos religiosos. Nada contra a religião, mas acho que o preconceito existe justamente por má interpretação e prática de tal. Quanto mais as pessoas conhecerem a homossexualidade e os homossexuais, mais o preconceito e os conceitos (tanto morais quanto biológicos) tendem a diminuir. Porque gay geralmente são ligados à disseminação do HIV e proibidos de declararem seu amor. Eu quero mais é que livros/filmes/novelas/músicas/artes/teatro relacionados ao amor homossexual sejam lançados, não para uma mudança de sexualidade alheia, mas para que haja um entendimento, compreensão e respeito maior entre as pessoas.

    hollywoodemcasa.blogspot.coom

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu estava tão por fora! Não fazia ideia de todo esse problema que está tendo e nem conhecia o livro. Estou chocada. Qual o problema dessa gente? O que mais me irrita é essa coisa do "respeitamos mas não aceitamos". Até onde eu sei, respeitar não é ficar denunciando página e postando mensagens ofensivas. É simplesmente aceitar que aquilo estar lá. Você pode ser contra, mas saber que tem gente que não é. Se acha ofensivo não leia affz sem necessidade de ficar atrapalhando a vida da autora. Ela tem o meu apoio!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Victor,
    Tem um tempinho que tomei conhecimento do que está acontecendo com a Lilian. EU SOU A FAVOR DA PUBLICAÇÃO DE SEU LIVRO e SOU VEEMENTE CONTRA TODO E QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO. (Sim, o capslock foi proposital.)

    Não é possível que em pleno século XXI, as diferenças não sejam aceitas e defendidas com argumentos pobres. Colocar sua crença a frente de sua ignorância é fácil, quero ver amar o próximo como a si mesmo.

    Acredito num Deus puro e verdadeiro e que ama seus filhos acima de qualquer coisa. O Meu Deus prefere ver seus filhos felizes, independente de cor, gênero e orientação sexual.

    Já demonstrei apoio público a Lilian, já conversei muito com ela sobre isso e muito me entristece ver essas situações.

    Excelente post. Otimo tema para se discutir, só dando a cara pra bater como fez a Lilian é que poderemos eliminar esse preconceito nojento que está arraigado na nossa sociedade.

    Abraços
    Adriano G. - GeraçãoLeitura.com
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. que HORROR. Em pleno século XXI esses fanáticos FDP dos 'evangélicos' praticando o fascismo religioso por causa de um LIVRO O.o
    faça-me o favor, viu...
    pois eu leria o livro de boa, e depois dessa polêmica, espero que venda ainda mais.
    E pelo jeito, deve ser um ótimo livro.

    detesto esses 'crentelhos' homofóbicos pqp >.<

    desculpa os palavrões mas eu fico indignada com essas coisas... ¬¬

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir