13 dezembro 2013

[Resenha] "Os Doze Guardiões da Luz" de Luiz Henrique Batista

Título: Os Doze Guardiões da Luz
Autor(a): Luiz Henrique Batista
ISBN: 978-85-7679-950-4
Editora: Novo Século/Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 448
Classificação: 3/5 Percy's
Ambientado num mundo de fantasia, Os Doze Guardiões da Luz narra as histórias de heróis imortais que encarnam os doze signos do Zodíaco. Séculos após a grande guerra, que expulsou a Escuridão dos reinos do oeste, o povo e os heróis parecem ter se esquecido da ameaça que reside lá fora, além da fronteira das terras da Luz com os países da neblina. Alheios ao alcance dos tentáculos do inimigo, os Guardiões são pegos de surpresa quando a ameaça vem não de fora, mas de dentro do reino, justamente daqueles em quem mais confiavam: eles próprios.



Como a própria capa sugere, os Doze Guardiões da Luz são os Doze signos do zodíaco. Durante muito tempo Gaia vivia em guerra, sendo dominado pela escuridão. Até que várias luzes começaram a cair do céu espantado os inimigos e os poucos que ficaram para lutar descobriram que tais luzes eram guerreiros extremamente poderosos, Os Doze Guardiões da Luz, enviados para combater as forças da Escuridão.

"Doze estrelas caíram em diferentes partes do mundo e dissiparam a escuridão. Corrompidos em corpo e alma, os gigantes recuaram em massa rumo ao leste, para além da neblina. Os que permaneceram, descobriram que as estrelas vindas do céu tornaram-se homens e mulheres que lutariam por liberdade e justiça." - Página 32

Os Doze guardiões juntaram suas forças para criar um paredão de luz, prendendo as forças da Escuridão e impedindo-as de passarem para o outro lado. Porém a barreira tinha uma fraqueza: caso um guardião ("imortal") morresse ela seria desfeita.

"Tempos depois os Guardiões da Luz se reuniram na fronteira do reino com os países da neblina. Lá eles uniram seus poderes cara criar uma muralha de luz divina [...]. Os Doze seriam os pilares que sustentariam essa muralha, a qual duraria tanto quanto suas vidas eternas.
Mas agora esse equilíbrio estava ameaçado: um dos Doze caminhava em direção a morte." - Página 32

Logo no começo do livro somos apresentados aos Dois Guardiões mais gentis entre os Doze. Peixes e Áries. E aos poucos vamos conhecendo os demais, uns profundamente, outros superficialmente e assim por diante. O que eles não sabem é que três de seus irmãos são traidores, o Lorde do Terror, o Devorador de Corações e o Dragão Negro (só lendo para descobrir) e, juntos com o poder da Escuridão, tentarão a todo custo seguir com seus planos.

Os Doze Guardiões da Luz possui uma história muito boa, com personagens cativantes e odiáveis. Um ambiente e toda uma situação de magia e poder incríveis. O único ponto negativo, no meu ponto de vista, é a escrita do autor, ele detalhava demais todas as situações. Por exemplo, se algum personagem tinha uma cicatriz, era contada de onde vinha tal cicatriz. Motivos que me fizeram dá 3 Percy's.

Serei sincero, por duas vezes abandonei a leitura do livro, porém desta vez mantive o foco e resolvi que leria até o final e não me decepcionei. A partir da página 300 o livro começa a tomar um ritmo frenético, sendo basicamente só batalhas e conhecemos uma certa guardiã que, nossa, me deixou de queixo caído.

Super Abraço, Victor Rosa

5 comentários:

  1. Olá meu querido, tudo bem?
    Passando aqui para ver sua resenha, porque me chamou bastante atenção, até porque estou quase pra ler esse livro e queria saber o que você achou.
    Gostei bastante da sua resenha, porque vc soube explicar e passar muito bem tudo que vc sentiu ao ler e também achei estranho vc falar que quase abandonou o livro, mas achei bacana vc ter continuado, até porque os livros as vezes podem acabar nos surpreendendo né?
    Eu sinceramente tenho que dizer que um livro que abandonei várias vezes, mas fui até o fim foi aquele O MUNDO DE SOFIA...nossa...nunca vi um livro tão cansativo. Interessante, mas cansativo sabe? Mas enfim...Acho que vai de cada um, porque todos acham ele maravilhoso e vai que eu goste dos 12 guadiões né?
    Pode ter certeza que depois que o ler eu vou falar o que eu achei pra vc, até porque vai que concordamos ou não com alguma coisa? hehehhe
    Enfim...TÁ PERFEITA sua resenha...sério mesmo. Adorei
    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    OBS: DESCULPA PELO SUPER TEXTO

    ResponderExcluir
  2. Eu não ligo muito para detalhes, contando que não sejam apresentados de forma enfadonha. Vou dar uma chance e ver como me saio com a leitura! Ótima resenha!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Uhhhull, você resenhou um livro que eu gostei muito de ler esse ano. Quando comecei a ler estava determinado a concluir a leitura rapidamente e foi isso que eu fiz: li em três dias. Não tive muito tempo para me irritar com os detalhes, pois as páginas passavam rapidamente.

    Eu gostei da narrativa do autor e achei a escrita excelente.

    Ah, um ponto muito positivo da sua resenha foi a sinceridade. Parabéns, pequeno grande gafanhoto!

    Abraços.

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ih, acho que não vamos dar uma chance ao livro porque, existem tantos outros na nossa listinha de prioridades que, Gzuiz, e segundo porque ele não faz bem o nosso estilo. Ah, adorei a resenha...

    Abraços
    http://booksdeluxe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Como sempre adorei sua resenha amigo. Essa questão da narrativa para mim é muito importante também porque se o autor tiver uma narrativa boa lemos mil páginas sem nem perceber (falam que os livros da série Guerra dos tronos é assim). Mas que bom que vc teve determinação para terminar a leitura, parabéns e apesar dos pesares a história parece bem interessante.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir