04 dezembro 2013

[Resenha] "A Esperança" de Suzanne Collins

Título: A Esperança
Autor (a): Suzanne Collins
ISBN: 978-85-7980-086-3
Editora: Rocco
Páginas:423
Classificação: 4/5 Percy's
CONTÉM SPOILER DE EM CHAMAS!
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

Resenhar este livro é uma missão muito difícil, pelo simples fato dele ser tão rico em detalhes. Então como ele é dividido em três partes, como os outros da trilogia, resolvi dividir a resenha baseado nessas partes:

Parte I - As Cinzas: Quem leu Em Chamas percebe que o livro termina com a revelação de que o Distrito 12 não existe mais. Enfim, o Distrito de Katniss, Peeta, Gale, e cia foi bombardeado pela Capital e virou cinzas, restando apenas a Aldeia dos Vitoriosos intacta. O livro começa com Katniss fazendo uma visita as cinzas do seu Distrito, por este motivo o nome. Também é na Parte I que descobrimos como a guerra está acontecendo e conhecemos um pouco mais do Distrito 13.

Katniss foi salva pelo 13 com apenas um objetivo: ser o Tordo que movimenta, aquece e dá Esperança aos rebeldes que fazem a revolução. Movida pelo medo do que pode acontecer com Peeta, que está sendo tratado Deus sabe como pelo presidente Snow, e para proteção de sua família ela aceita ser o Tordo. 

"O que eles querem é que eu assuma verdadeiramente  o papel que designaram para mim. O símbolo da revolução. O Tordo. Não é suficiente o que fiz no passado, desafiando a Capital nos Jogos, fornecendo um ponto de reorganização. Devo agora tornar-me a líder real, o rosto, a voz, o corpo da revolução. A pessoa com quem os distritos -a maioria dos quais estão agora abertamente em guerra com a Capital- podem contar para incendiar a trilha em direção a vitória." - Página 17
Entre os sobreviventes do Massacre Quartenário também foram salvos pelo Distrito 13 Finick, que agora sofre alguns transtornos psicológicos, e Beete, mestre da tecnologia. Juntando a tecnologia do 13 mais a inteligência de Beete eles montam uma estratégia inteligente de ataque a Capital, invadindo o canal de televisão e mostrando curtos prontoprop, principalmente de Katniss, incentivando a revolução, mostrando que ela ainda está viva e pronta para lutar.

Parte II -O assalto: Nessa segunda parte do livro nós acompanhamos o processo de treinamento de Katniss para ser o Tordo e conseguir ter condições físicas para ir a guerra.

"Não sinto mais vontade de chorar. Na realidade, consigo apenas me ater de um simples pensamento: uma imagem do rosto de Snow acompanhado de um sussurro em minha cabeça. Eu vou matar você." - Página 199
No treinamento de Katniss, além do básico de uma Guerra, aprender a atirar, fugir, ter sangue frio, ela precisa, principalmente, enfrentar seus próprios medos e junto com uma pessoa (não vou contar, mas esta pessoa deseja a morte de Snow tanto quanto Katniss) começam a treinar insanamente  para conseguirem serem aprovadas. Os mais espertos saberão quem é tal pessoa por este trechinho abaixo:

"-Beleza. Eu vou treinar. Mas vou para aquela droga de Capital nem que seja obrigada a matar todos os tripulantes de um aerodeslizador e tenha de pilotar eu mesma até lá - Diz [...]" - Página 253
Parte III - A Assassina: Toda a terceira parte é passada na Capital, na guerra da Capital e, posso dizer que é uma mistura de melhor com pior leitura do livro de tão fascinante que é. É justamente nesse momento que a história começa a acelerar desgovernadamente e Suzanne bate o espírito assassina e começa a matar todo mundo no mesmo ritmo. Tinham algumas mortes e acontecimentos que eu tive que voltar e reler duas, três vezes para enfim entender o que aconteceu e ficar chocado.

O que mais me irritou com o livro foi o final. Tudo bem que foi um final real, aceitável, mas depois de tanto (perdão pela palavra) ferrar com a vida de Katniss, acho que a Sra. Collins poderia dá um final feliz para ela, não este final real e mais ou menos feliz. Muitas pessoas morreram, inclusive uma pessoa que, quando finalmente ganha destaque na história, "puft". Morre. Motivos que me fizeram tirar Um Percy da classificação do livro.

Por mais que eu tenha me estressado muito com o final de A Esperança não posso negar que Suzanne fechou a trilogia com chave de ouro, banhada a sangue, mas de ouro. Principalmente se levarmos em conta sua escrita, e que escrita. Sempre eletrizante, angustiante e chocante. Sem falar que o final de cada capítulo sempre terminava com uma frase que nos obrigava a ler o próximo e assim varri a madrugada na leitura.

"Necessito é do dente-de-leão da primavera. Do amarelo vívido que significa renascimento em vez de destruição. Da promessa de que a vida pode prosseguir, independente do quão insuportáveis foram as nossas perdas. Que ela pode voltar a ser boa." - Página 417 

No livro Jogos Vorazes Katniss cita brevemente sobre a música "Árvore-Forca" que é uma música proibida nos distritos, mas em A Esperança nós descobrimos a letra da música e temos a explicação dela, descobrindo o motivo de ser proibida e posso adiantar que é de arrepiar. Deixarei aqui a música em Inglês e em Português para que, quem não leu, tente entender e quem leu se emocione como eu me emocionei.

Versão Inglês:


Versão Português:


Uma capa impecavelmente linda, com o nome "A Esperança" e o tordo em auto relevo, orelhas grandes e uma diagramação maravilhosa, folhas amarela e fonte agradável, a Rocco mostrou que uma obra de qualidade exige um trabalho de qualidade.

Super Abraço, Victor Rosa

7 comentários:

  1. Oi Victor,
    dei uma lida por cima na tua resenha não quero me aprofundar pois não li o livro, na verdade essa trilogia nunca me chamou a atenção e quando assisti o primeiro filme continuei sem me abalar muito, mas ganhei ingressos para ver Em chamas e então resolvi assistir novamente o primeiro e consegui entender melhor a história, segunda assisti Em chamas e fiquei primeiro impressionada com os efeitos do filme e gostei tanto que fiquei ansiosa para ver a continuação e resolvi que vou ler os livros.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ter um final que nao agradou muito as pessoas, eu gostei mesmo assim. Em relação ao filme Em chamas, quero muito assistir, mas onde moro nao favorece, vai demorar um pouco ainda.

    ResponderExcluir
  3. Victor fico feliz por vc ter lido e resenhado o final dessa série tão bem falada. Como vc sabe estou lendo esse livro então prometo que assim que eu terminar a leitura volto aqui e leio sua resenha com atenção e comento novamente viu!!! Abração!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. Gente, achei o máximo fazerem a musiquinha da árvore forca. Eu gostei de A Esperança. Assim que terminei de ler fiquei com aquela sensação de "máqueporra?!" Mas depois comecei a refletir e, cara, achei um livro genial no sentido da mensagem que ele transmite né? O que é o certo? QUEM é o certo? Tia Suzzy arrasou!

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Essa versão em inglês da música é sensacional, tenho até no celular acredita? Haha loucura de fã! Eu tive lá minhas ressalvas com Esperança, mas realmente não dá pra negar o quão genial essa trilogia foi!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Também fiquei triste com o final do livro. Poxa, Katniss passa por tudo aquilo, merecia ser feliz. E o Gale, que era o melhor amigo dela, simplesmente abandona ela e nunca mais dá as caras (que tipo de amigo é esse!?).
    Porém, esse final trouxe uma realidade incrível ao livro e sua história. Realmente, depois de tudo aquilo que todos passaram, é difícil viver uma vida normal, né?
    Beijos,
    Own Mine

    ResponderExcluir
  7. Oi Victor,
    Nossa, como o tributo louco que sou, tenho que lhe parabenizar pela resenha! PERFEITA!!
    Eu amo Jogos Vorazes e A Esperança foi o livro que me fez chorar o tempo todo!
    A titia Colinns pegou muuuuuito pesado com a gente! Por que ela fez aquilo?! Apesar de achar o final bem realista eu concordo que Catnip merecia um pouco mais de felicidade!! ( :

    Abraços
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/ : )

    ResponderExcluir