07 setembro 2013

[Resenha] "Extraordinário" de R. J. Palacio

Título: Extraordinário
Autor (a): R. J. Palacio
ISBN: 978-85-8057-301-5
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
Classificação: 5/5 Percys
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

Extraordinário nos traz uma história comovente de Auggie, um garoto de 10 anos que nasceu com uma doença genética rara, para ser mais específico um tipo de disostose bucomaxilofacial, que resultou na má formação de seu rosto, considerado um “milagre da medicina”, passando por diversos procedimentos cirúrgicos para melhorar a aparência do seu rosto. Esta sequela não tornou apenas a vida dele diferente, mas a de todos que convivem ao seu redor.

“Sei que não sou um garoto de dez anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola. Tenho um Xbox. Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que outros não ficam encarando crianças comuns aonde quer que elas vão.”

A história começa quando a mãe dele, Isabel, decide colocá-lo em uma escola regular pela primeira vez no quinto ano, para ter uma formação melhor, pois até então ela mesma o ensinava. Os pais temem a aceitação do filho pelos alunos e Auggie é resistente à ideia, mas acaba optando por ir à escola. Então, assim vamos conhecer algumas lembranças de quando pequeno e o dia-a-dia dele, onde terá que enfrentar o bulliyng.

Auggie aparenta ser um menino forte, mas sofre por cada olhar maldoso daqueles considerados “normais”, mas as suas qualidades acabam conquistando amigos como a Summer e o Jack, o qual proporcionou vários momentos de alegria, frustações e até de “guerra”.

“Se eu encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse fazer um desejo, pediria para ter um rosto comum, em que ninguém nunca prestasse atenção.”

O livro é bem interessante porque é contada por Auggie e com alguns personagens enriquecendo o enredo, mostrando o ponto de vista relacionado ao garoto. E também temos uma capa linda, folhas amareladas, fonte boa e o mais importante: uma belíssima história.

Com uma linguagem simples, Extraordinário nos envolve de tal maneira que nos transmite uma lição de vida onde não devemos julgar as pessoas pela aparência, pois como já dizia Antoine de Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe, “O essencial é invisível aos olhos". Coragem, bondade, amizade, caráter, são qualidades que devem nos fazer diferentes e nunca o nosso aspecto externo, enfim, devemos ser Extraordinários.

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.”



Nova Capa:
O livro foi lançado com uma nova capa inspirada na edição original e também em novos preços para a alegria de quem ainda não comprou, R$19,90 (livro impresso) e R$9,90 (e-book). E sinceramente não gostei da nova capa, mas há quem goste e respeito a opinião de todos.
O Filme:
Extraordinário teve os direitos de adaptação para os cinemas adquiridos pela Lionsgate e está sendo produzido por David Hoberman e Todd Lieberman, ainda sem previsão de estreia. O roteiro será escrito por Jack Thorne, premiado em 2012 com o Bafta pelas séries The Fades e This Is England ‘88. 
Fonte: www.intrinseca.com.br







E espero terem gostado da minha segunda resenha aqui no blog (confiram a primeira aqui). E reforço: não me confundam com o Rosinha.






Super Abraço, Victor Marcos.

7 comentários:

  1. Ótima resenha! Esse livro é demais :)

    Também prefiro a capa anterior, mais bonita :s

    Beijos
    literaturizei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. É Victor a capa branca é mesmo mais bonita.
    Parabéns pela leitura e resenha, adorei saber sua opinião. O tema parece mesmo interessante, qnd eu tiver oportunidade leio =) valeu pela dica de leitura!!!

    P.s. não entendi pq relançaram o livro com uma outra capa =/ mas os preços estão ótimos mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Hey querido!

    Nossa, a cada resenha que leio do livro fico mais desesperada pra ler tambem, mas eu nao posso buaaaa :/ tenho que ler TODOS da minha estante antes, fiz promessa :/ eu também prefiro a capa branca! A nova é até bonita, mas não gostei do título na cara dele, ficou estranho. Se ficasse junto ao nome do autor seria bem melhor.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi mano!!
    Eu tenho esse livro, mas ainda não li!!!
    To doida pra ler e agora fiquei mais doida ainda dps da sua resenha. Lerei, com certeza =)
    Adorei sua resenha, uma das melhores que já li até agora!!!
    Beijooos
    Garota Liber

    ResponderExcluir
  5. Parece ser uma história muito comovente.

    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não costumo ler livros deste género pois eles me deixam muito nostálgica e triste, mas já tenho lido tantas boas resenhas que estou a pensar dar uma chance. Mas confesso que não gosto de nenhuma das capas.
    Já estou seguindo ;)
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Oi Victor (Marcos rs),
    Ótima resenha! Tenho esse livro aqui há um tempo, mas ainda não li. Parece ser uma história maravilhosa!
    Diferente de você, eu gostei da nova capa. Acho esse azul lindo! Pena que a minha é a branca D:

    Beijos, Bianca

    ResponderExcluir