26 agosto 2013

[Resenha] "Questões do Coração" de Emily Giffin

Título: Questões do Coração
Autor(a): Emily Giffin
ISBN: 978-85-63219-31-2
Editora: Novo Conceito
Páginas: 432
Classificação: 3/5 Percys
Tessa Russo é mãe de duas crianças e esposa de um renomado cirurgião pediatra. Apesar dos avisos de sua mãe, Tessa recentemente abriu mão de sua carreira pra se focar na família e na busca da felicidade doméstica. Ela parece destinada a viver uma boa vida. Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie que tem apenas 6 anos e nunca conheceu o pai. Depois de muitas decepções, ela desistiu do amor - e até mesmo das amizades - acreditando que é sempre mais seguro não ter muitas expectativas. Embora as duas mulheres vivam no mesmo subúrbio de Boston, elas tem muito pouco em comum além do amor pelos filhos. Mas numa noite, um trágico acidente faz suas vidas se encontrarem de um jeito inesperado. Em uma história alternativa e com vários pontos de vista, Emily Giffin nos emociona com um livro luminoso em que boas pessoas são pegas em circustâncias insustentáveis. Cada um sendo testado de maneiras que nunca pensaram ser possível. E cada um deles descobrindo o que realmente importa.

Tessa é casada com Nick, um famoso cirurgião pediátrico, e abandona sua carreira de professora para se dedicar mais tempo a seus dois filhos (Frank e Ruby). Tessa é o tipo de mulher que não curte discutir com Nick, principalmente por sempre está trabalhando, ela acha que não vale a pena discutir por supérfluos quando se tem uma vida "perfeita" é tanto que no começo do livro ela deixa seu marido sair no meio da comemoração do aniversário de casamento deles para tratar de uma emergência do hospital.

Valerie é advogada,mãe solteira, sofreu muito com amor no passado e prefere cuidar do filho Charlie, de 6 anos, sozinha do que ter ajuda de homem. Por conta de ser apenas ela e Charlie acabou sendo uma mãe super protetora, nunca deixando seu filho ir para algum lugar sozinho e sempre pensando mais de dez vezes sempre que o autorizava a fazer algo, porém ela resolve deixar Charlie ir a uma noite do pijama na casa do filho de Rommy e um desastre acontece: enquanto os meninos assavam marshmallows na fogueira ele acidentalmente cai na fogueira queimando gravemente seu braço esquerdo e uma parte do seu rosto. Obviamente, para um caso tão grave, o melhor cirurgião pediátrico do hospital foi chamado as pressas, e ele era Nick.

Com o passar do tempo Nick e Valerie vão se aproximando cada vez mais, trocando ligações, jantando fora, sempre com a desculpa de Charlie como assunto, mas o inesperado acontece e Nick acaba se tornando cada vez mais distante de Tessa e seus filhos e ficando mais apegado a Valerie e Charlie. Pronto, foi aí que toda a estória começou a ficar ruim e clichê.

Eu comprei o livro achando que seu ponto forte seria as crianças, a aproximação pelo amor, mas um amor puro, ingênuo, infantil. Não este amor doentio que é o amor que envolve uma traição (pronto, falei minha opinião sobre o tema traição).

Basicamente: Nick e Valerie se conhecem e pouco tempo depois se apaixonam. Enquanto Nick fica mais distante de Tessa, e ela vai percebendo, vamos vivenciando as angustias de Tessa, suas suspeitas de está sendo traída, suas conversas com as amigas e, enfim, quando ela descobre que estava sendo traída. Nick desiste desta "paixão proibida" e tenta reconciliar com Tessa que o coloca para fora de casa e o final desta estória (não queria fazer este jogo de marketing, mas é necessário) só lendo.

Tenho que confessar que a escrita da autora não é ruim, muitas partes, trechos e conversa me fizeram refletir, mas ela não conseguiu dá o final perfeito, ideal. O livro é relativamente grosso e muitas páginas são preenchidas com supérfluos. como apresentação de alguns personagens que nada influenciam no contexto geral. Ficamos sem saber como Charlie caiu na fogueira porque Rommy alega não se lembrar o tempo todo, ficamos sem saber se Valerie decide procurar o pai de Charlie assim como não sabemos como ela e seu filho ficam e ficamos sem saber o que realmente Nick sente por Tessa.

Um ponto bem interessante é que os capítulos narrados por Tessa são escritos em primeira pessoa enquanto os narrados por Valerie são escritos em terceira pessoa. Tem uma parte que as duas se encontram para conversar e temos a mesma cena descrita por cada uma de maneira diferente. Achei uma jogada bem interessante da autora fazer isso.

[Valerie]
"- Estou aqui porque sei - Tessa disse tão sem rodeios que por um segundo Valerie ficou confusa.
- Você sabe? - Ela disse se arrependendo instantaneamente da pergunta. Ela não tinha o direito de ser desconfiada. Não tinha direito nenhum na verdade."

[Tessa]
 "- Estou aqui porque sei - Eu disse a ela, o que parecia cobrir todas as possibilidades. Inclinei-me sobre a mesa, olhando fixamente para ela para que não tivesse nenhuma dúvida sobre a minha mensagem e nenhuma escapatória também.
- Você sabe? - Ela disse. Então me lançou um olhar confuso que me enfureceu e eu resisti a ânsia súbita e intensa de meter-lhe a mão na cara. Mas, em vez disso, mantive a calma, determinada a manter minha dignidade e minha compostura."

Dei três Percy's por dois motivos: A escrita da autora é muito boa, principalmente por ser narrado por duas pessoas diferentes, e a diagramação que a Novo Conceito fez com o livro é fantástica.
Tirei dois Percy's pelo motivo da autora deixar várias pontas soltas e sem esclarecimento algum.

Super Abraço, Victor Rosa!

9 comentários:

  1. Eu nunca li nada da autora, mas me dizem que ela ama um adultério! Enfim, o livro parece interessante, quem sabe um dia eu leio? Kkkk eu não tenho muita curiosidade nao!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Lendo o comentário acima da Amanda percebi que realmente esse tema traição é comum nos livros da autora. Ainda nao li nada dela, mas tenho esse livro aqui mas sempre passo todos na frente. Que pena que ele nao te convenceu, espero que eu goste quando eu decidi ler, mas enfim foi bom saber sua opinião e parabéns pela resenha!!!!

    Te espero no Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nenhum livro da autora. Mas todos os livros dela parece ser um drama bem forte. Ainda bem que nesse livro ela conseguiu da um final perfeito. Como vc mesmo disse.
    Muito boa a sua resenha!!
    bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bem esse livro não faz meu gênero provavelmente eu não leria, ah amei a forma de pontuação, super criativo dar nota em Percys rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Victor! :)
    Eu já li esse livro .. e confesso que ODIEI o Nick! Nem tanto a Valerie e tal .. mas o Nick me deixou de queixo caído, nunca tinha nutrido um sentimento de ódio tão forte por um personagem e lendo outros livros da Emily vi que ela é especialista em criar personagens detestáveis .. kkk
    Mas a escrita dela é ótima e eu gostei muito do livro. Achei o final bem próximo da realidade... muitas mulheres não sabem o que fazer quando são traídas. Espero conseguir autógrafo nele na Bienal do Livro .. rs
    :D

    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ei Victor, tudo bem?

    Acredita que nunca li Emily Giffin?? Tenho dois livros dela, mas até agora ainda não tive vontade de pega-los para ler. Acabo tendo outras prioridades e deixo passar. Questões do Coração é um desses livros que eu tenho aqui. Uma pena que o livro tenha tantos detalhes supérfluos =(

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa... Me desanimei! Queria ler, mas agora estou repensando. Bjs!
    http://mygirlyandbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Victor, nunca li nada dessa autora, mas acredito que são legais!

    Adorei a sua resenha, embora alguns pontos negativos tenha tirado a minha vontade de lê-lo :P
    rs

    Abraços
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/ (passa lá ;)

    ResponderExcluir
  9. Oi amigo...
    Eu ganhei este livro numa promoção e confesso que quando o povo diz que o livro é "mais ou menos" fico curiosa e quero ver qual será a minha opinião sobre..
    beijosss
    te indiquei uma tag..
    http://soueupri.blogspot.com.br/2013/09/tag-9-10-books.html

    ResponderExcluir