26 março 2014

[Resenha] "Movimento Tropicaliano" de Balduel de Almeida




Título: Movimento Tropicaliano
Autor(a): Balduel de Almeida
Editora: Novo Século
Páginas: 142

O país Tropicália está comemorando os cinquenta anos do “Dia do Basta”, importante revolução, ocorrida no inverno de 2013, que desencadeou uma grande mudança para a população. E, para celebrar, uma das mais importantes figuras históricas foi convidada para uma entrevista no programa de TV do famoso apresentador Zé Eugênio. O Senhor Schimidt é ex-ministro da Justiça e participou ativamente daquela conturbada fase no país. Nesta bem elaborada entrevista, ele relata como o tão sonhado país se transformou após o Movimento Tropicaliano. Uma história fictícia, com nomes e personagens inexistentes, mas repleta de ideais que se confundem, e muito, com os do povo brasileiro. 

O livro faz uma analogia evidente e emocionante às típicas e incessantes reivindicações por direitos ocorridas em nosso país. A luta por justiça, por honestidade, por educação de qualidade, por saúde de qualidade foram retratadas de forma inteligente, instigante e criativa nesse livro.
Bastante esclarecedor acerca dos problemas do nosso país, e sem querer de forma alguma se posicionar de qualquer lado sobre o assunto, o autor consegue se manter absolutamente neutro enquanto nos transmite inúmeras informações e reflexões sobre a tal “revolução do tomate”.

“Caso encontre semelhanças com o Brasil, deve-se tratar de um terrível e deplorável engano...”

O livro foi escrito em forma de entrevista, no qual um jornalista faz perguntas a um grande revolucionário do ano de 2013. A história se passa cinquenta anos depois, onde Tropicália passa de um país corrupto e emergente para um país de primeiro mundo. Um livro futurista sobre uma realidade bastante conhecida por nós, brasileiros.

“Tropicália vinha crescendo, tínhamos conseguido ser escolhidos para sediar a Copa do Mundo de Pimbolim e os Jogos Olímpicos em 2016. Sim, nós éramos capazes. E então começava o planejamento mequetrefe de um banho de políticos despreparados e corruptos (...)”

Revolucionária que sou, Movimento Tropicaliano me encantou. Pequeno e fácil de entender, levei poucas horas para termina-lo. Quanto ao tema abordado, foi inevitável fazer comparações, apesar do autor deixar bem claro que não se trata do Brasil. O livro perfeito para quem gostaria de entender mais a importância das manifestações em nosso país. E nos mostra o quão importante é perguntar-se constantemente: E se, um dia, o povo de rebelasse?

Uma estrela fica comigo por um simples motivo: A democracia e a liberdade de expressão estão aí para isso, o livro seria muito mais interessante se a analogia fosse assumida.

Abraços da Amanda!

24 março 2014

[Formadores de Encantos] Tammy Luciano



Hoje o Formadores de Encantos é com uma autora muito querida: Tammy Luciano. Com diversos livros seu mais atual é "Claro que te amo!" publicado pelo selo Novas Páginas da Editora Novo Conceito!! Achei super divertido entrevistá-la pelo fato dela sugerir algo "Ao Vivo". Perguntava a ela pelo chat do Facebook e ela respondia na mesma hora. Enfim, vamos conferir:

Tammy Luciano é atriz, jornalista e escritora. Escreveu os livros Fernanda Vogel na Passarela da Vida, Novela de Poemas e Sou Toda Errada. Adora chocolate, madrugada, natureza, cachorros, Frida Kahlo, amor de verdade, viajar e conhecer pessoas. Além de escrever, Tammy grava os vídeos do projeto Crônica Falada (www.youtube.com/tammyluciano) e viaja o Brasil todo para encontrar leitores em livrarias e Feiras. Seu próximo livro, Garota Replay, sairá pelo selo Novo Conceito Jovem da Editora Novo Conceito.



E.P - Em poucas palavras: quem é Tammy Luciano?

Uma pessoa feliz que adora a vida quem tem hoje. E no meio disso, escritora apaixonada pelo trabalho.

E.P - Quando você percebeu que estava pronta para escrever seu primeiro livro?

Nunca. rs Nunca pensei em publicar livro. Sempre amei literatura, mas achava que minha praia seria escrever para teatro, publicar crônicas e poesias. Meu primeiro livro foi acaso do destino. Escrevi uma crônica falando da modelo Fernanda Vogel e a mãe dela me convidou para o livro. Eu achei a maior loucura do mundo. Foi a melhor loucura da minha vida. Mudei radicalmente meu mundo pessoal e hoje não imagino minha vida sem meus livros estarem nas livrarias. No meu caso, não teve planejamento, foi tudo muito surpreendente.

E.P - Qual seu primeiro livro publicado? E qual foi à sensação ao receber seu trabalho feito e pronto para ser vendido?

Fernanda Vogel na Passarela da Vida. Quando segurei o livro na mão me senti muito forte internamente. A história da Fernanda Vogel tinha a missão de transformar dor em amor. Foi bom demais perceber a aceitação do livro que recebeu apoio até da Ana Maria Braga. O livro ficou do jeito que eu queria. Minha antiga editora me tratou com muito carinho e apostou nas minhas ideias, produzindo o livro com muito capricho.

E.P - O Que foi mais difícil no começo, antes de publicar o livro, e o que é mais difícil agora para manter a carreira?

Entender o mercado. Eu não sabia nada de publicação de livro, como conquistar editora, distribuição, como o original chega até o leitor e fui passo a passo, buscando o meu espaço. Fiquei quase nove anos em editora de porte pequeno e médio até ter coragem de buscar uma grande editora. Eu nunca tive neurose para crescer na profissional, tive muita paciência, pé no chão e calma. Esperei passarem anos até me sentir forte. Isso me ajudou demais. Sou bem segura na carreira. Hoje não tenho essa preocupação de me manter. Me sinto forte e entendo que depende de mim e da minha dedicação seguir. O mais difícil hoje é manter o ritmo de trabalho, dentro da correria dos eventos, da dedicação que gosto de dar aos leitores. Minha dificuldade envolve me desafiar, sempre escrever um livro melhor do que o anterior, não deixar o trabalho cair.

E.P - Onde surge inspiração para escrever seus livros? Tem algum autor, filme, série, amigo, familiar que contribuiu para criação de suas obras?

Eu deixo fluir. Meu primeiro romance (Sou Toda Errada) foi o terceiro livro, já que o primeiro foi uma biografia (Fernanda Vogel na Passarela da Vida) e o terceiro uma coletânea de poesias (Novela de Poemas). A ideia de Sou Toda Errada surgiu da fala de um amigo que tinha tido uma ex-namorada maluca. Assim nasceu a Mila, uma ex-namorada que não aceita o fim do namoro. Em Garota Replay, eu um dia vi uma garota parecida comigo, o mesmo cabelo e a ideia surgiu. Claro Que Te Amo! tinha o tema esquizofrenia que eu queria falar. da relação entre uma mãe e uma filha que eu queria falar. Eu tento não me inspirar na vida, mas em nada específico, para jamais ficar parecido. Adoro publicar histórias que ninguém reconhece em outro lugar.

E.P - Há algum livro, além dos seus, que você tenha algum carinho especial?

Eu curto muito Sob A Luz Dos Seus Olhos da Christine M. Autora nacional maravilhosa, o livro mexeu demais comigo e eu ainda tive a sorte de depois me tornar amiga da Chris. Viramos confidentes uma da outra e eu já indicava a literatura dela antes disso. Escreve bem demais! #ficaadica

E.P - Quais seus planos para 2014?

Nossa, vários! O ano está começando com lindos momentos. Terminei a revisão do meu livro e breve mando para a editora. Esse ano quero viajar, escrever ainda mais, gravar muitos vídeos para os meus leitores e cuidar um pouquinho da vida pessoal porque ano passado eu só trabalhei. Duas coisas bacanas já aconteceram: Ganhei uma coluna no Blog do Grupo editorial Novo Conceito e agora no Carnaval sai um livro da editora com contos de escritores da editora. Um presente para a galera que ama literatura. Um projeto que adorei participar.

E.P - Você respondeu acima que acabou de revisar seu livro e mandar (erro de leitura meu) para a editora. Será que poderia adiantar um pouquinho das novidades que estão pra chegar?

Na verdade, ainda não mandei. Acho que semana que vem. Em cada livro eu tento me reinventar. Esse é meu livro mais ativo, tem uma certa aventura no final e minha protagonista é bem diferente. É história de amor, porque amo escrever a história de casais, mas tem bastante material envolvendo essa trama. Espero que o livro surpreenda meu editor e depois os meus leitores.

E.P - Partindo para o lado pessoal, quais são seus hobbies?

Eu gosto da minha vida simples e não sou de expor demais minha vida porque acho que o bacana mesmo não é a minha intimidade, mas os livros. Eu gosto de praia, teatro, sair para jantar, cinema, viajar e livros, claro! Curto muito estar com meus amigos, apesar da minha vida hoje atrapalhar demais estar perto de pessoas que adoro. Amo demais a minha família e tenho vontade de ser mamãe. Gosto de cozinhar e cuidar do meu apartamento.

E.P - Voltando para o lado pessoal, em meio a correria da vida de escritora, você consegue imaginar uma Tammy Luciano entregue a tranquilidade para cuidar de um filho? Como acha que seria essa transição?

Claro! Toda mulher tem seu relógio biológico e o meu andou dando umas despertadas. Eu hoje tenho uma vida bem organizada para ser mãe. Trabalho em casa e os únicos dias que fico fora são na época de Bienal do Rio e São Paulo que fico os dez dias no estande. Minha família diz que me dará apoio nessa época. Mas o resto do ano, meu filho será minha prioridade. Tenho certeza que esse momento me trará muitas inspirações para escrever ainda mais livros para os meus leitores.

E.P - Defina rapidamente:

Literatura – Uma paixão diária que não me cansa. Falo de Literatura boa parte do meu dia.
Amor - Precisa ser de verdade. 
Sucesso - Bom se a pessoa estiver com o pé no chão, porque pode cegar e subir até a cabeça. 
Vida – Adoro a minha e não sou de acompanhar a dos outros 
Sonho – Ser mãe 
Aventura – No livro novo tem!
O Homem – Da minha Vida. E, meu pai, que é um cara fundamental nos meus dias. 
A Mulher – Outro dia me dei conta que minha irmã, Shelly Luciano, se tornou uma adulta.

E.P - Muito obrigado Tammy por ceder a entrevista e saiba que o Encantos Paralelos deseja a você muito mais sucesso pela frente e que consiga realizar todos os seus sonhos, inclusive o de ser mamãe. Deixamos esse espaço para que possa deixar algum recadinho para nossos leitores.

Ahauahauhhh... Adorei! Mas ainda é um sonho. O foco agora é enviar o livro novo para a editora e esperar que, breve, esteja na mão de quem gosta do meu trabalho! Eu agradeço o carinho com o meu trabalho e desejo muito sucesso para o Encantos Paralelos. Adorei estar aqui! Quero deixar um beijo para os meus leitores, agradecer o carinho de sempre. Quem quiser saber mais de mim: www.tammyluciano.com.br Sejam sempre felizes!

Piera tem certeza: está cometendo a maior loucura da sua vida ao assistir, escondida, ao casamento de seu ex-noivo. Depois de seis anos de relacionamento, entrar de penetra na comemoração foi tudo que André deixou para ela. E olhar a cena não a faz feliz, mas encerra uma fase de sua vida. Hora de recomeçar. Mas como recomeçar se seu coração está cheio de dor? Envolver-se com a história de Piera é como descobrir que sempre há um lado muito bom a ser revelado… Mesmo que tudo pareça tão difícil!




Super Abraço ;)

22 março 2014

Na Nossa Caixinha Encantada #8



Comentários em Verde: Victor Marcos
Comentários em Rosa: Victor Rosa

Olá Encantados, tudo bem?
Hoje eu e o Victor Marcos vamos apresentar nossa Caixinha Encantada. Sei que está muito atrasada e peço desculpas, mas é bom que podemos mostrar várias novidades maravilhosas.
Para, para e PARA! Pera aí produção, quem é o produtor ou diretor, seja o que for, responsável pelo programa? De novo o Rosa começa, isso é preconceito! Não aceito isso! Eu começo:
Oi, Encantados! Eu e o Rosa vamos mostrar para vocês as nossas novas - e velhas - aquisições, espero que gostem.

Caixinha do Victor Rosa


Apresento-lhes meu lindo, maravilhoso, fantástico Box de Harry Potter capa branca (na imagem falta um livro por estar emprestado). Comprei no Black Friday do ano passado por apenas 60 reais (sim, 60 REAIS *-*) e já li o primeiro. Não farei resenha dos livros, afinal quem aqui não conhece esse trio de bruxinhos?
Desde que conheço o rosinha ele é doido por HP, até chegar essa promoção em que ele fez macumba para que a mãe dele comprasse (ela não queria porque dizia que coisa do diabo). Acompanhei todo o processo de compra, só faltava eu ver Victor chorar quando ele fez a mãe dele comprar.
Cara, nem me lembre T.T Minha mãe dizia que era coisa de bruxaria, do diabo e todas as entidades possíveis. Depois de muito, muito, MUITO trabalho consegui convencer a velha e ela me deu de presente de aniversário (feliz *-*).


Essa compra eu não lembro se eu fiz no mês de Dezembro de 2013 ou Janeiro de 2014, mas isso é o de menos agora. As vezes a Saraiva faz umas promoções muito louconas e comprei esses livros. Ladrão de Olhos me custou R$ 4,90 e O Estranho Caso do Yoda de Origami R$ 7,90.
Esses dois livros são tão bonitinhos, o boneco do O Estranho Caso do Yoda de Origami até parece com o Rosa.
Teu chicote --'



Sabe aquele momento de felicidade quando na prateleira o livro marca R$ 39,90 e quando você vai olhar na maquininha o preço dele tá em promoção por 20 reais? Então, isso aconteceu com O Chamado do Cuco na Lojas Americanas. Eu simplesmente escondi o livro, corri para casa, peguei o dinheiro e voltei avuado para comprar antes que algum espertinho comprasse antes de mim.
Eu só lembro do Rosa me mandar um foto do livro enquanto ele estava na fila do caixa.


No final do ano passado em participei da 3ª Edição do Amigo Secreto Entre Blogueiros e ganhei o livro A Batalha do Apocalipse. Adorei a leitura e podem conferir minha resenha no blog Sou eu... Pri!
Eu já li o outro dele. Os filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida, eu achei muito bom, porem acho que poderia ser melhor. Enfim, espero adquirir o segundo livro da série.


Como não poderia deixar de faltar: os sorteios. Ganhei Livrai-nos do Mal do blog Todas as Coisas do Meu Mundo e Veneno do blog Fascínios Literários.
Rosinha sempre ganhando nos sorteios, eu tenho preguiça de participar, não tenho sorte (com exceção do dia que ganhei um Ipad no meu curso na Fisk.)


Caixinha do Victor Marcos 




Comprei O Dia da Caça porque o Victor Rosa estava lendo e falou que era bom e quando fui na Americanas encontrei ele lá, acabei levando por R$ 9,99. No Escuro já estava interessado nele mas acabei desistindo porque tava caro, então como se o livro quisesse ser lido por mim, a Saraiva entrou em promoção, estava por apenas R$ 4,90 e frete grátis ainda.
O Marcos, esse cadicu recalcado, morreu de inveja do meu O Dia da Caça e no outro dia foi comprar outro. Ver se posso com isso? hahahahahaha Brincadeiras a parte, fico muito feliz de ter lhe convencido com a compra do livro e adiando que teremos uma boa novidade com ele... Aguardem!
NÃO FOI NO OUTRO DIA!!!


Comprei Destrua Este Diário por estar muito curioso em relação a esse livro e já comecei a esculhambar, mesmo sendo difícil para mim. Desaparecido Para sempre do Harlan *-* ganhei da minha madrinha no natal e já li depois de tanto tempo, em breve resenha.
Sempre prometo comprar um livro do Harlan, mas nunca cumpro :/ E Destrua este diário é um pequeno sonho que não será cumprido. Apesar de desejar ardentemente o livro eu não conseguiria deixá-lo bonitinho.


Há algum tempo estava querendo Sete Dias Sem Fim, então aproveitei quando o frete no Submarino estava por R$ 4,50 e levei junto Como Falar com um Viúvo que estava baratinho.
O Marcos atualmente está lendo Sete Dias Sem Fim e todo santo dia tenho que ler ele falando que riu horrores com isso e com aquilo. Juro que estou quase comprando '-'


A Estrada da Noite também veio na mesma compra do Submarino por menos de nove reais. Eu assisti o filme O Menino do Pijama Listrado ano passado e simplesmente adorei, e quis o livro. Aproveitei que ele estava barato na revista Avon e pedi para mãe comprar para mim.
Assisti também ao filme O Menino do Pijama Listrado e ADOREI. Como o livro é muito caro e tenho preferência por edições normais ainda não pude comprar para ler.
Uia, se acha: "...preferência por edições normais...". Falou o rico.
Acho que o fato de ainda não ter comprado me deixa pobre T.T



A Ilha de Kansnubra foi o primeiro livro que ganhei de parceria, fiquei mega feliz *-*.Resenha AQUI. Réquiem para um Assassino foi um presente de um tal de Victor Rosa, vocês conhecem?
Antes tarde do que nunca! A vários e vários meses prometi enviar esse livro para ele, mas sempre faltava a verba para isso. Como o Marcos, na época, só tinha um marcador todo acabadinho eu aproveitei para mandar esses marcadores para ele... o bichinho ficou tão feliz (risos).
Detalhe: o marcador (da Caixa-FIES) todo acabadinho era da minha cunhada que ela esqueceu no meu livro quando emprestei, inclusive já devolvi para ela.




Meus novos e únicos marcadores... por enquanto.

No roteiro diz que é para eu terminar, mas não vou agradecer e nem mandar um "Super Abraço" a ninguém. Deixa o Rosinha fazer isso, já que ele é o estrela que começa tudo!
Meu Deus, quanto recalque... Sabe de nada, inocente :p Como você está todo revoltadinho eu termino:
Super Abraço galera e até a próxima!



20 março 2014

[Como seria...?] Noah - Diário de uma Paixão



Olá leitores do Encantos Paralelos! Tudo bem?

Tenho em minha estante a alguns anos o livro ''Diário de Uma Paixão'' do Nicholas Sparks e claro, é um dos meus livros preferidos. Infelizmente ainda não consegui reler, mas pretendo!
Se alguém leu o livro ou assistiu ao filme, com certeza encantou-se por Noah. Um dos personagens literários masculinos que mais admiro!

"Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome, em breve, será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou."


No livro Noah é um homem com uma vida simples, não tem uma condição financeira invejável, é uma pessoa trabalhadora e que em um verão qualquer conhece Allie (Alisson Nelson), uma jovem com boa reputação e que acaba se apaixonando por ele também. Como seus pais não concordam em um relacionamento tão diferente assim (na época - cerca de 1946 - prezava-se por relacionamentos bem-sucedidos) decidem separar o jovem casal. Durante a história, há muitas reviravoltas, e para acabar de vez com o romance, os pais de Allie a levam para longe de Noah. Nos anos em que passam longe ambos tem relacionamentos com outras pessoas e ambos tem conquistas pessoais. Devemos considerar a compra da casa ''dos sonhos de Allie'' que Noah fez pois a pintou exatamente como Allie queria mesmo não sabendo se algum dia a veria de novo. Allie estuda e acaba noivando com Lon, por quem incrivelmente consegue se apaixonar.


Quando Allie finalmente lê em um jornal sobre a compra da casa que Noah fez, decide voltar e ver com seus próprios olhos como ele transformou-a na casa que planejaram juntos. Ao voltar, definitivamente ambos percebem que o amor que sentiam um pelo outro estava apenas adormecido e então acabam desistindo de lutar contra isso e depois de muitas verdades reveladas, ficam juntos. É uma história linda, com uma narrativa estilo ''conto-de-fadas'' e com a surpresa que é quando a mãe de Allie conta suas experiências amorosas quando jovem. Tem tudo para ser perfeita.. mas o detalhe é o estado em que encontra-se Allie. Durante todo o livro/filme, a história é contada por um homem idoso, e essa mesma história é contata todos os dias para uma senhora do mesmo lar em que ele mora, através de uma escrita em diário. É possível perceber que essa senhora tem o que chama-se de mal de Alzheimer, que é a perca progressiva de memória, dificuldade de aprender, redução da atenção, ansiedade, e baixa tolerância a novidades. Essa senhora, não lembra-se quem é seu marido, nem quem são seus filhos e netos. Essa senhora é Allie.


Noah durante sua vida amou tanto a Allie que todos os dias lia o diário com a história deles na esperança de que algum dia Allie pudesse voltar a lembrar dos dois, isso acontecia algumas vezes em outras não, e posso dizer (sem spoiler final mas com suspense rs) que no fim, ela se lembra sim, de tudo. 


A alguns anos, praticamente na mesma época em que li esse livro, eu assistia com muita frequência um programa americano, o American Idol e então eu assisti a performance e história de Chris Medina.



Na época, Chris tinha 26 anos e uma bela voz fazendo com que fosse aprovado. Mas além disso, Chris compartilhou sua história com Juliana Ramos. Em 2007 Chris pediu Juliana em casamento depois de alguns anos namorando, em seu trabalho no Starbucks onde ela trabalhava. Eles demonstravam ser um casal apaixonado e com muitos planos para o futuro. Juliana era uma garota feliz, bonita e que se divertia muito com seus amigos e em festas.
Porém, em 02 de Outubro de 2009 Juliana sofreu um grave acidente onde um caminhão bateu em seu carro enquanto ela voltava pra casa e ela quase não sobreviveu. Foi muito machucada e com as diversas cirurgias, passou um mês em coma. Ela sofreu uma grave fratura no crânio que a deixou com o rosto desfigurado e quase totalmente paralisada. 
Abaixo segue um vídeo com a apresentação e parte da história:



Esses dias estava pesquisando sobre Chris, e ele tem feito bastante sucesso com suas canções. Ele não ficou até o fim do programa, mas foi o suficiente pra mostrar o quanto amava (e ainda ama) ''Julie''. 

Quão óbvio é o quanto essas histórias são diferente? Mas se tem algo que posso comparar entre elas resume-se em uma palavra: Esperança. Tanto Noah tinha esperanças de que Allie recuperasse sua memória, quando Chris tinha que Juliana sobrevivesse ao acidente e apesar de as coisas não serem como esperavam, eles nunca desistiram. A história de Diário de Uma Paixão é tão real quanto a de Chris, afinal, sabemos que existem muitas pessoas capazes de amar a ponto de fazer com que a outra sempre se lembre disso, seja com suas frases ou atitudes, o que eu realmente acho invejável. Noah foi um homem de caráter que cuidou de Allie durante toda a vida deles juntos, e até depois de ''separados''.
Chris tem cuidado com muito amor, delicadeza e paciência, além de tudo, não abandonou seu sonho de cantar pra cuidar de Julie, mas fez disso um motivo pra amá-la ainda mais: cantar pra ela. Na saúde, na doença, na tristeza.. sempre! 
O post de hoje é exclusivamente sobre Esperança, e pra mim, é disso que se trata a vida, o amor, a espera...

Espero que tenham gostado e que deem uma conferida na música que o Chris fez especialmente pra Juliana.





Um beijo, um queijo e até mais!

17 março 2014

[Escreve aí] Lilian Farias



Olá, Encantados!

A coluna deste mês temos como convidada Lilian Farias, autora de O Céu é Logo Ali e Mulheres que Não Sabem Chorar. Ela já participou em nosso blog concedendo uma entrevista para o Formadores de Encantos, quem quiser dar um olhadinha é só CLICAR AQUI. Para quem não lembra como funciona a coluna é assim: vamos propor um tema para algum autor/blogueiro  e ele escreverá um texto (tipo de texto, grande ou pequeno, fica a critério) abordando sobre determinado tema.

O tema proposto foi:

A vida perfeita. Verdade, sonho ou ilusão?



Para um vida perfeita Lilian falou sobre Felicidade.


Afinal, o que é felicidade?
Segundo o Aurélio felicidade é: s.f. Estado de perfeita satisfação íntima; ventura. / Beatitude; contentamento, grande alegria, euforia, grande satisfação. / Circunstância favorável, bom êxito, boa sorte, fortuna: ele teve a felicidade de escapar do desastre.
Sou formada em Letras-Português, mas nem sempre concordo com a gramática ou com o dicionário. Às vezes, tão elitistamente, denominado ‘pai dos burros’.
A Física Quântica defende que existem várias realidades. E, se existe várias realidades, por que existia um único conceito de felicidade?
Seria possível que eu, uma reles mortal, respondesse a essa pergunta? Tenho minhas dúvidas! Como diz o querido Heráclito “"Ninguém entra em um mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas que já serão outras." Tudo flui!
Visto que tudo flui, esse texto ficará petrificado, depois de mostrado ao mundo, não dá mais para mudá-lo, após a primeira leitura. Eu até posso mudar a ideia original, mas algumas pessoas já leram estas palavras... e a minha realidade de amanhã, muito provavelmente, não será a mesma de hoje.
Então, a minha felicidade de hoje, provavelmente, não será a mesma de amanhã! Sinto a felicidade tão abstrata que não consigo pega-lá em toda a sua dimensão e colocá-la numa caixa e depois numa prateleira e vender.
Poderia o infinito caber dentro de uma caixa?
Pois é, o conceito de felicidade pode ser tão relativa quanto infinita. Como enquadrá-lo?
Para alguns, felicidade é passar no vestibular; depois terminar a faculdade; depois conseguir um bom emprego; uma casa própria; casar ou não; se sentir livre dentro das convenções sociais.
E o grande sábio Raul Seixas já dizia na celebre letra Ouro de Tolo: Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego/ Sou um dito cidadão respeitável / E ganho quatro mil cruzeiros/ Por mês/ Eu devia agradecer ao Senhor/ Por ter tido sucesso na vida como artista/ Eu devia estar feliz/ Porque consegui comprar um Corcel 73/ Eu devia estar alegre e satisfeito Por morar em Ipanema /Depois de ter passado fome por dois anos/ Aqui na Cidade Maravilhosa/ Ah! Eu devia estar sorrindo e orgulhoso / Por ter finalmente vencido na vida/ Mas eu acho isso uma grande piada/ E um tanto quanto perigosa / Eu devia estar contente/ Por ter conseguido tudo o que eu quis/ Mas confesso abestalhado / Que eu estou decepcionado/ Porque foi tão fácil conseguir/ E agora eu me pergunto: E daí? (...)
Rotular dentro das caixas das convenções sociais se tornou tão comum, que quando as pessoas me perguntam: - Lilian, seu livro tem final feliz?
Eu respondo com outra pergunta: - Depende! O que é final feliz para você?
E diante dessa pergunta rotineira, eu questiono: afinal, o que é felicidade?



Sobre a autora:


Lilian Farias nasceu em 1985, é formada em Letras/Português pela UPE - Universidade de Pernambuco. Dá aula e ama escrever poesias. Autora do romance O céu é logo ali e Mulheres que não sabem chorar, além de blogueira literária. "Amo escrever sobre aquilo que incomoda, não tenho medo do preconceito!" Trabalha no movimento Social.













Abraços, e até próximo mês, não esqueçam de contar o que acharam.

15 março 2014

[Top 10] Frases Marcantes



Olá Encantados, hoje o TOP 10 são frases que mais me marcaram em alguns livros que li, que sempre anoto em um caderno, então selecionei 10. Fazer essa coluna para mim, é sempre um desafio, é tão difícil selecionar algo nesse mundo tão grandioso que é a literatura, mas vamos lá: 


#01 - A esperança de Suzanne Collins



"... a vida pode prosseguir, independente do quão insuportáveis foram nossas perdas. Que ela pode voltar a ser boa."

#02 - Jogos Vorazes de Suzanne Collins



" Não saio por aí amando todo mundo que encontro pelo caminho, meus sorrisos não aparecem com facilidade, mas me importo com as pessoas."

#03 - O Pequeno Príncipe de Antonie de Saint-Exupéry


" Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."

#04 - O Lado Bom da Vida de Mattew Quick


" Se as nuvens estão bloqueando o sol, sempre tento ver aquela luz por trás delas, o lado bom das coisas, e me lembro de continuar tentando... embora as coisas possam parecer sombrias agora..."


#05 - Extraordinário de R. J. Palacio


" Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."


#06 - Cilada de Harlan Coben


" Muitas vezes somos obrigados a fazer julgamentos que não gostaríamos de fazer. E queremos que eles sejam fácies. Queremos confinar pessoas em categorias bem definidas, anjos ou monstros, mas quase sempre o buraco é mais embaixo: a verdade está em algum lugar entre dois extremos. Esse é o problema. Os extremos são bem mais fácies." 

#07 - Cidades de Papel de John Green


"...olhe para todas aquelas ruas sem saída, aquelas ruas que dão a volta em si mesmas, todas aquelas casas construídas para virem abaixo. Todas aquelas pessoas de papel vivendo  suas vidas em casa de papel, queimando o futuro para se manterem aquecidas. Todas as crianças bebendo cerveja que algum vagabundo comprou para elas na loja de papel da esquina. Todos idiotizados com a obsessão por possuir  coisas. Todas finas e frágeis como papel. E todas as pessoas também. Vivi aqui durante dezoito anos e nunca encontrei ninguém que se importasse realmente com qualquer coisa."

#08 - O Oceano no Fim do Caminho de Neil Gaiman



"Não tenho saudade da infância, mas sinto falta da forma como eu encontrava prazer em coisas pequenas, mesmo quando coisas maiores desmoronavam. Eu não podia controlar o mundo na qual vivia, não podia fugir de coisas nem de pessoas nem de momentos que me faziam mal, mas tinha prazer nas coisas que me deixavam feliz."


#09 - Extraordinário de R. J. Palacio



" Coragem. Bondade. Amizade. Carácter. Essas são as qualidades que nos definem como seres humanos e acabam por nos conduzir a grandeza."


#10 - A Escolha de Nicholas Sparks




" Histórias são únicas, assim como as pessoas que as contam, e as melhores histórias são aquelas cujo final é uma surpresa."



Quais dessas são suas frases favoritas? Quais desses livros vocês adoram?

Super Abraço.