10 junho 2014

[Resenha] "Querida Sue" de Jessica Brockmole



Livro: Querida Sue
Autor(a): Jessica Brockmole
Editora: Arqueiro
Páginas: 255
Março de 1912: Elspeth Dunn, uma poetisa de 24 anos, nunca viu o mundo além de sua casa na remota Ilha de Skye, na Escócia. Por isso fica empolgada ao receber a primeira carta de um fã, David Graham, um estudante universitário da distante América. Os dois começam a trocar correspondências – compartilhando os segredos mais íntimos, os maiores desejos e os livros favoritos – e fazem florescer uma amizade que, com o passar do tempo, se torna amor. Porém a Primeira Guerra Mundial toma a Europa e David se oferece como voluntário, deixando Elspeth em Skye com nada além de esperanças de que ele sobreviva. Junho de 1940: É o início da Segunda Guerra Mundial e Margaret, filha de Elspeth, está apaixonada por um piloto da Força Aérea Real. A mãe a adverte sobre os perigos de se entregar ao amor em tempos de guerra, mas a jovem não entende por quê. Então, durante um bombardeio, uma parede de sua casa é destruída e, de dentro dela, surgem cartas amareladas pelo tempo. No dia seguinte, Elspeth parte, deixando para trás apenas uma carta datada de 1915. Com essa única pista em mãos, a jovem decide ir em busca da mãe e, nessa trajetória, também precisará descobrir o que aconteceu à família muitos anos antes. Querida Sue é uma história envolvente contada em cartas. Com uma escrita sensível e cheia de detalhes de épocas que já se foram, Jessica Brockmole se revela uma nova e impressionante voz no mundo literário.

Amizade, coragem, aflição, ciúmes, medo. O amor.
Essas são algumas das diversas emoções que meus queridos personagens sentem. De uma simples carta de um fã à sua querida autora poetisa surge uma grande amizade. Amizade que se tornou uma paixão. Uma grande paixão. Imagine só: somente por meio de lindas cartas.


"Espero que não me considere atrevido, mas quis escrever-lhe para expressar minha admiração por seu livro Do ninho da águia... Mas algo em seus poemas me tocou mais do que qualquer outra coisa em anos." - De David para Sue.


Elspeth Dunn, moradora da Ilha de Skye, Escócia, nunca imaginara que iria receber uma carta de um fã, muito menos de um americano chamado David Graham. As correspondências vão e vêm: suas vidas, seus sonhos, os seus segredos e muito mais é compartilhado um com o outro.
Sue, como David chamava Elspeth, era casada com Iain, e será que esse amor seria proibido?
Tudo se passa em 1912: época da Primeira Guerra Mundial. Em tempos de guerra tudo pode mudar. Iain se alista para a guerra. E para surpresa de Sue, David se oferece como voluntário.

"Você esperava que eu ficasse feliz com esse seu plano? Com um marido no front e um irmão mutilado com essa guerra... Será que parou por um momento para pensar em mim, em meio a tudo isso?... eu lhe ofereci meu coração, de forma hesitante e provisória, sem confiar nos meus próprios sentimos..." - De Sue para David.

Agora, vamos dá um pulo no tempo:1940 - Segunda Guerra Mundial. Margaret trabalhava cuidando de crianças e as levava para lugares seguros da guerra, por isso vivia viajando e trocando cartas com a mãe, Sue. Margaret estava apaixonada por um piloto, o Paul. Sua mãe tentava avisar que um amor em tempos de guerra era perigoso, mas ela não entendia o por quê.
Quando Margaret está de volta a sua casa, uma bomba cai na rua e uma parede é destruída. De lá várias e várias cartas ficam espalhadas pelo chão. Sue não explica o que significa aquelas cartas e no dia seguinte ela parte sem avisar sua filha. Com apenas uma carta de 1915 Margaret vai atrás do passado de sua família. Não apenas a história de sua mãe, mas o seu passado que nunca soube sobre seu pai.

"Minha mãe é uma pessoa contida. Não sei ao certo como era antes de eu nascer, mas, tal como a conheço, ela guarda tudo bem fechado no peito. Nunca fala do passado, a não ser da infância. Nada sobre amizades, nada sobre anseios, nada sobre amor ou perda. Ela simplesmente se desloca no presente." - De Margaret para seu Tio Finlay. 

Toda a história é contada por cartas dos anos de 1912 e 1940. Mesmo sendo um livro de cartas, a autora soube como dá características diferentes para cada um dos personagens em suas cartas escritas. Vivemos dentro do livro. Recordamos os bons momentos e os ruins de Sue e David. Percebemos o quanto a amizade é importante, sentimos a mesma frustração e a coragem dos personagens para enfrentar seus medos e obstáculos. Tudo isso por um só motivo: o amor. Em Querida Sue vemos que anos e anos podem passar, mas o amor, quando verdadeiro, prevalece acima de tudo.

"Foi com cartas que começamos e com cartas terminamos." - De David para Sue.

Em seu primeiro romance, Jessica simplesmente me encantou com livro de cortar o coração e que em diversos momentos me emocionei com a história envolvente. Embora este não seja meu gênero favorito, esse livro em especial me conquistou. Minha nota sem sombra de dúvida é 5/5 Encantos.



Abraços!!!

11 comentários:

  1. Ah Vic, eu sabia que você ia gostar desse livro. Eu te falei desde que eu ganhei que você ia chegar a mesma opinião que eu. É o tipo de livro que não dá pra ficar frustrado. Jessica demonstrou muito bem que é uma ótima escritora e eu compraria qualquer coisa que ela escrevesse. A Sue não foi a minha personagem preferida porque às vezes sua indecisão e dúvidas me deixavam irada, mas a filha dela, Margaret, tem muito de minha personalidade, se eu "escasqueto" com algo sou possível de ir até o fim do mundo pra descobrir.
    Adorei a resenha e as partes que você gostou. É o tipo de livro que daria um bom cinema né?

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha me deixou bastante curioso em ralação a esse livro. Parece ser uma leitura bem emocionante e cheia de reviravoltas e sem contar que é escrito por meio de cartas, eu gosto bastante disso em livros. É bom quando um autor escreve um livro que não é do nosso gênero, mas que nos ganham de surpresa <3
    Adorei os trechos selecionados por ti e adorei a resenha. Quero leeeeer, já pode me mandar de presente. kkkk brincadeira.

    Até mais ver,
    Pedro S.
    decaranasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Victor :)

    Sua resenha ficou ótima cara, fiquei com vontade de ler Querida Sue. Parabéns. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já li outras resenhas sobre esse livro, quase todas positivas, tirando uma ou outra. Quero comprar mas estou em dúvida... Em geral eu não leio muitos livros desse gênero, mas estou inclinada a dar uma chance para Querida Sue.

    bjs e parabéns pela resenha! *-*

    ResponderExcluir
  5. Victor parabéns pela leitura e pela resenha que ficou ótima (a escolha de palavras e a construção das idéias). Vc soube apresentar sua opinião sem liberar nenhum spoiler!!! Fico mega feliz que tenha gostado do livro. Também amei!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse livro quando li, super emocionante e com uma história de amor linda <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Victor, lembro do lançamento desse livro, fiquei na dúvida se eu lia ou não mas acabei não lendo por ficar na dúvida. Lendo sua resenha me arrependi disso, gostei muito do que você escreveu e o livro chamou muito a minha atenção, não sabia que era assim, parece ser super interessante, ainda mais que passam em épocas que acho interessantes...

    Abraços.
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  8. Eu estou louca pra ler esse livro. Ele parece ser tão lindo e romântico. Li várias resenhas bem positivas sobre ele e a minha vontade de ler só aumenta.

    Beijos,
    http://minhacontracapa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Victor,
    Adorei a resenha.
    Esse livro me chamou muito atenção, desde seu lançamento, porque eu amo coisas de guerra e essas histórias de amor nesse período são sempre fascinantes.
    Espero ler em breve.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ai, eu sou encantada por toda essa ideia das cartas. Acho tão lindo, e uma história de amor que ocorre por meio delas tem tudo pra ser emocionante. Foi pros meus desejados!

    Beijinhos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Sua resenha foi inspiradora! Estou querendo ler o livro e agora realmente preciso dele... rsrsrs.
    Tenho um carinho e uma fascinação especial por livros com cartas. Não sei porque mas sou viciada em livros assim. A história parece realmente tocante, e essa capa é tão delicada. Me conquistou!
    bjokas...
    entreumlivroe-outro.blogspot.com

    ResponderExcluir