21 junho 2014

[Resenha] "Querido John" de Nicholas Sparks


Título: Querido John
Autor (a): Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
“Querido John”, dizia a carta que partiu um coração e transformou duas vidas para sempre.
Quando John Tyree conhece Savannah Lynn Curtis, descobre estar pronto para recomeçar sua vida. Com um futuro sem grandes perspectivas, ele, um jovem rebelde, decide alistar-se no exército, após concluir o ensino médio. Durante sua licença, conhece a garota de seus sonhos, Savannah. A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah prometa esperá-lo concluir seus deveres militares. Porém ninguém previa o que estava para acontecer, os atentados de 11 de setembro mudariam suas vidas e do mundo todo. E assim como muitos homens e mulheres corajosos, John deveria escolher entre seu país e seu amor por Savannah. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, ele descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

Ah Nicholas Sparks! Quando digo que ele é meu autor favorito parece tão clichê mas é verdade! Como é bom ler uma história de amor forte e arrebatadora mesmo que pareça tão bobo. Assim como em todos os livros que li do Nick, Querido John foi um dos que mais me apeguei (e foi o livro responsável por me dar uma ressaca literária tão forte que não consegui terminar a maratona literária).


O livro gira em torno da história de John Tyree, um rapaz com uma infância conturbada e sem um relacionamento verdadeiro com seu pai, um homem quieto e muitas vezes parece insensível que nutre uma grande admiração (e coleção) de moedas. Após passar por períodos traumáticos, alista-se ao exército e lá faz amizades e cria responsabilidade suficiente a ponto de não entrar em mais encrencas. Em um período de "férias" de seu serviço, ele resolve voltar até sua cidade natal e lá conhece Savannah. Ela é uma universitária  que cursa Educação Especial que junto com seus amigos está na cidade para a construção de uma casa para uma família carente. Ela convida John para ir até o local onde estão hospedados e lá conhece Tim, um grande amigo de Savannah e irmão do menino responsável pela escolha da profissão dela e como John percebe, Tim está apaixonado por ela.
Durante a semana as conversas se tornaram mais frequentes e não demora para que John perceba que está interessado em Savannah e que pretende fazer de tudo para conquistá-la.

Mais tarde naquela noite, em casa, fiquei virando na cama, revivendo os acontecimentos do dia. Finalmente me levantei desejando ter dito a ela o quanto nosso dia tinha significado para mim. Fora da minha janela, vi uma estrela cadente cruzar o céu em um raio brilhante. Quis acreditar que era um presságio, mas hesitei. Em vez disso, só podia reprisar pela centésima vez o beijo de Savannah no meu rosto e tentar entender como podia estar me apaixonando pela garota que conhecera um dia antes.

Felizmente para a sorte de John, Savannah também se apaixona por ele e então inicia-se uma linda história de amor, mas um pequeno obstáculo: John tem de voltar ao exército para cumprir seus serviços militares. Mas com uma promessa: só mais um ano. E nesse ano, eles trocam telefonemas e (lindas) cartas de amor.

Mas eu a conheci; e é isso que torna a minha vida atual tão estranha. Eu me apaixonei por ela enquanto estávamos juntos, e me apaixonei ainda mais nos anos em que ficamos separados.
Tudo ia bem para os dois e o tempo separados já estava no fim, até que ocorre o atentado de 11 de setembro e no impeto pela amor a profissão, John decide se realistar para continuar a ajudar e Savannah acha honesta e justa sua decisão decidindo esperá-lo.. mas só por mais um tempo.

Mas fazer a coisa certa não foi fácil. Hoje em dia, levo a vida sentindo  que falta algo, que preciso de algum modo tornar minha vida completa. Sei que meu sentimento por Savannah nunca mudará, e sempre terei dúvidas sobre a escolha que fiz.

Já disse que amo os livro do Nicholas né? Rs
Apesar da linda história de amor (e realmente profunda) do livro, o que mais me chamou atenção e me deixou estasiada é a relação de John e seu pai. As dúvidas e mais tarde as certezas e tudo por causa da Savannah. É o tipo de livro que mostra como as relações afetam não apenas nós mesmos mas também aqueles que nos cercam. Falar sobre a situação apresentada no livro é realmente delicada, a busca da aceitação, a intimidade e a espera por um grande amor muitas vezes são as causas dos principais sofrimentos humanos, mas Nicholas falou tudo tão abertamente e sincero que é impossível não se sentir feliz pela tristeza que o livro é (sei que não fez muito sentido, por isso, leiam! rs).

Não tenho como não dar menos que 5 estrelas a esse livro. Simplesmente, maravilhoso! E por favor, não vejam o filme - ele me deixou com muita raiva rs.



Espero que tenham gostado da resenha.
Um beijo e um queijo e até logo :)


12 comentários:

  1. Oi Ana :)

    Estou com esse livro aqui e irei lê-lo nas férias. Já assisti o filme e achei bem água com açúcar, espero gostar tanto do livro quanto você. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana..
    Também amo muito Nicholas Sparks.
    Este livro eu ainda não li, mas pretendo comprar.
    Que bom que gostou do livro, mas não irei ver o filme antes de ler o livro. Fiquei curiosa para saber porque não gostou do filme.
    Olha vou deixar o link do trailer da adaptação para o livro Melhor de mim..você já viu?
    É tudo de bom..
    https://www.youtube.com/watch?v=K6AOdq1BSbs


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana, tudo bem?

    Você é totalmente das minhas. Eu tb AMO Nicholas Sparks. Não consigo ficar muito tempo sem ler algo dele. Sorte que ele tem muitos livros, né? =P Querido John é especial pra mim porque foi o primeiro livro dele que eu li. Gosto muito desse livro e ele me ensinou muito. Que quem ama, quer sempre o melhor para o outro. John foi tão altruísta que eu terminei o livro com muita raiva. Não consigo ser dessa forma. Amei a resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Obaa, mais uma amante do Nicholas, já gostei de você haha, quero todos os livros dele rs.
    Este livro é lindo, emocionante e tudo de bom, o filme deu um pouco de raiva, mas o livro é ótimo.
    Já leu Um porto seguro e O melhor de mim? São muito bons também.
    O legal do autor é que a escrita dele é simples e fácil, muito fofa e linda, além de tudo da para ver que escreve com amor, possui sempre algum ensinamento...

    Ótima resenha.
    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana!!!

    Eu já li O Guardião e A Escolha do Sparks e gostei muito. Mas fui tentar ler O Melhor de Mim e acabei desistindo. Depois nunca mais tive interesse em algum livro dele. Mas Querido John parece ser ótimo para eu dar uma nova chance pro autor. Eu assisti o filme e gostei, mas você disse que é uma decepção :/ Isso sempre acontece com adaptações hahaha
    Espero algum dia voltar a ler algum livro do Nicholas.
    Adorei sua resenha.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana,
    Eu gosto muito do Nicholas Sparks, mas ainda não li Querido John :/
    Eu li A Última Música e Um amor pra Recordar, chorei horrores rs, amei a resenha e ela também foi um lembrete para eu ler logo esse livro! Acho que da mesma forma que me emocionei com os outros livros eu vou me emocionar com esse.
    Quanto as adaptações concordo com você: são uma "caca", pelo menos dos que eu li, por isso ainda não assisti Querido John. Vou ler o livro e fugir do filme! rs
    bjs

    De Leitor para Leitor!

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti o filme primeiro, mas agora que li a resenha fiquei bem interessada no livro, pelo que você disse parece ser mil vezes melhor!
    Beijos,
    Bia.
    http://vivendonoinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sparks sendo Sparks <3
    Adoro esse e tantos outros livros dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Awwn ! Nicholas arrasa... Amo Querido John !
    Amei o blog, muito lindo ... Parabéns
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Pra mim, esse livro foi mediano, no entanto, fico feliz que tenha gostado muito dele.
    Foi o único do N. S. que li e confesso que esperava bastante, no entanto, o achei mediano. haha

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela leitura e resenha. O filme é bom mas diferente do livro.
    Enfim adorei esse livro mas tenho uma relação de amor e ódio com Savannah =\
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir