15 junho 2014

[Resenha] "O Mago de Camelot" de Marcelo Hipolíto



Título: O Mago de Camelot - A saga de Merlin para coroar um dragão
Autor (a): Marcelo Hipólito
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira/Novo Século
Páginas: 151
De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável e temido, Merlin vem a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago. Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade. A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e pela guerra irrompe em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia.

Pequeno, simples e avassalador. Assim resumiria a história criado pelo Marcelo Hipólito. Ele recria a história do Rei Arthur de uma maneira tão surpreendente que até eu, completamente leigo no assunto, fiquei encantado.

No prólogo do livro somos levados a descobrir a história da Ilha de Avalon, refúgio do poder e da magia dos Druidas. Os Druidas são seres indepentes (não seguem ordens dos reinos) e conseguem prever o futuro utilizando sua magia para oferecer um sacrifício a Natureza. Em uma de suas previsões o Duida Blaise levou Uther e Aurélios, filhos do Rei Constanino,  para lutar contra uma invasão dos Saxões e assim deixando Constantino ser morto e o reino dominado por um traidor.


Como os Druidas eram independentes Blaise também ajudou ao traidor e assim descobriu Merlin ainda criança. Matando o irmão de Merlin viu que ele seria extremamente poderoso e o levou consigo para Avalon. Começou a treiná-lo tornando o seu aprendiz em um dos mais poderosos magos da Terra.

Apesar do livro ser bem curto conseguimos acompanhar com clareza a evolução de Merlin e sua ajuda a conceber um filho a Uther. O nascimento do Rei Arthur, sua criação, seu treinamento, esplendor e ruína. Apesar da narrativa rápida é possível acompanhar as emoções de cada momento, de cada batalha, de cada traição e isso é maravilhoso.


Lendo algumas resenhas descobri que temos algumas versões das histórias do Rei Arthur mais focada no romance, mas em O Mago de Camelot posso dizer que o "buraco é mais embaixo". Repleto de guerras, mortes e golpes baixos acompanhado de uma narrativa em terceira pessoa, onde todos os personagens são principais, somos envolvidos em um livro único e de uma leitura maravilhosa.

A capa é linda, a diagramação é simples com letras grandes e folhas amareladas e a revisão é fantástica (não encontrei nenhum erro). Infelizmente, levando em conta fama do selo Novos Talentos, acho que tal mérito vai exclusivamente para o autor.


O livro não entra nos meus favoritos, mas não poderia deixar de ser 5/5 Encantos!


Super Abraço!


8 comentários:

  1. Oi Victor :)

    Esse livro está na minha lista de desejados, não vejo a hora de assistir. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Resenha bastante motivadora para ler o livro. Pelo visto me pareceu uma leitura muito boa, apesar do livro ser fininho, e levando em consideração ao tema, acho que iria me agradar bastante.

    Inté mais,
    Pedro S.
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro e nem o autor, mas achei a história mto legal! Adoro essas histórias do Rei Arthur e amei ler as Brumas de Avalon!
    Já add o livro na minha listinha para ser lido!

    O blog tb ta super legal! Já curti a fanpage para não perder nada
    Beijos
    Isadora

    http://novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu sou completamente apaixonada pelas histórias do Rei Arthur, então não é de hoje que estou de olho nesse livro. Fico mais ansiosa ainda em saber que o foco aí não é o romance, que o livro tende mais pro lado da ação. Não vejo a hora de conferir essa história!

    Beijinhos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Victor,
    Eu amo a lenda do Rei Artur, para ser mais específica eu amo Avalon e tudo o que rodeia essa ilha maravilhosa.
    Já li As Brumas de Avalon, A Sacerdotisa de Avalon...
    Estou curiosa sobre esse livro, em As Brumas de Avalon, por exemplo, existem dois merlins: Taliesin, o que trama a ascensão ao trono do Rei Uther para depois nascer Artur e o seu sucessor, Kevin, que trai Avalon.
    Acho que nesse livro existe apenas um que e faz os dois papéis, não sei... realmente estou muito curiosa para saber como o autor contou a trajetória dessa lenda tão espetacular!

    Parabéns pela resenha, adorei.

    ResponderExcluir
  6. Victor amigão, já estava curiosa com esse livro e agora vc conseguiu me deixar ansiosa. Esse autor deve ser maravilhos para conseguir escrever em 150 páginas uma história tão interessante e rica em detalhes e pelo que vc falou um livro único. Valeu demais pela dica, assim que tiver oportunidade quero investir e claro resenhar lá no blog.
    Parabéns pela resenha e pelas fotos ficaram ótimas!!!
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Victor Rosa, tudo bom?
    Eu sou completamente apaixonada por essa capa, e só por isso já tenho invejinha de você por ter lido!
    Eu amo as histórias e vertentes diversas do Rei Arthur e tenho certeza que vou amar esse do mesmo modo!
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  8. *uuuuuuuuu* Segundo livro sobre a Era do Rei Arthur que descubro hoje e já colocando na lista de desejados <3
    Sou apaixonada por livros a filmes falando sobre este tema e a sua resenha já me deixou mais curiosa para lê-lo.

    http://www.masquelivro.com/

    ResponderExcluir