25 junho 2014

[Resenha] "O Diário de Suzana para Nicolas" de James Patterson


Título: O Diário de Suzana para Nicolas
Autor(a): James Patterson
Editora: Arqueiro
Páginas: 224
Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.
Olá, Encantados! Vamos conferir mais uma resenha:

Em " O Diário de Suzana para Nicolas" vamos conhecer Katie, Suzanna, Matt e Nicolas numa história linda e que fiquei sem palavras para tudo que aconteceu em um livro pequeno, mas ao mesmo tempo grandioso.
Katie estava namorando Matt Harisson, mas algo inesperado aconteceu: ele rompeu com ela. Tudo seria explicado através de um diário deixado na porta de sua casa por ele. Katie irá descobrir página por página a história de Suzana que escreve neste diário para seu filho.

"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez. Depois de compreender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida." 

Suzana é uma médica que após sofrer um infarto mudou para a ilha de Matha’s Vineyard para recomeçar uma nova vida. Ela teve a sorte de finalmente ter equilíbrio na vida quando conhece Matt.

No dia que eu estava terminando a leitura, quando dei uma pausa fui escutar música. Uma das músicas era Um Ser Amor da Paula Fernandes. E no mesmo momento me lembrei do livro, olhem:

Você veio inteiro, veio como o dia/ Livre como o vento, numa tarde fria/ Com o olhar brilhante, brilho de diamante/ Um coração quente/ Feito um vendaval em mim/ Varreu as nuvens da minha solidão/ E eu/ Me apaixonei perdidamente por você/ Agora sou, bem mais que sei/ Um ser amor/ Amar alguém/ É viajar pra terra onde ninguém vai/ Amar alguém/ É deixar fluir os sentimentos/ Ser capaz de amar/Amar simplesmente.
Foi exatamente isso que aconteceu, Suzana se apaixonou perdidamente por Matt que chegou na vida dela quando precisava. Matt tem uma personalidade que poucos podem ter. Incrível e encantador. Sempre feliz e preocupado com a felicidade de Suzana.  Ela o adorava em tudo: no seu jeito de olhar, no jeito de falar, no seu jeito de amar. Vivendo esse amor eles tiveram o Nicolas que alegrou ainda mais Suzana e que a motivou para escrever o diário contando a história da família deles para ele ler quando crescer.

“Quando o amor é verdadeiro, quando é certo, pode nos dar o tipo de alegria que não se consegue de nenhuma outra forma.” 

Matt pode-se considerar perfeito (que nem eu hahaha), então porque ele rompeu com Katie? Foi devastador para Katie, pois estavam juntos há quase um ano e tinha certeza que o amava e ele também a amava. Como um amor tão grande poderia ser rompido tão de repente? Ela todo momento pensava que ele estava traindo Suzana. Pode ser ou não. Agora, somente lendo para descobrir e se apaixonar pelo livro.

O livro é narrado em terceira pessoa e o diário em primeira pela Suzana e uma pequena parte por Matt. Os capítulos são separados por “Katie” e “Diário” e vão alternando, pois é Katie que está lendo e ela faz uma pausa quando ela não consegue mais “suportar” a leitura.  A maior parte do livro é focada no diário e não em Katie, que só tem mais destaque no final quando ela termina de ler o diário e vai correr atrás do que a espera....

"É tão estranho. Tudo pode estar indo perfeitamente bem e então um dia, bum, somos apanhados de surpresa... um maldito e mísero golpe que nem tivemos chance de viver.”

"O Diário de Suzana para Nicolas" me surpreendeu de tal forma que não tinha imaginado, pois pensei que a história ia ter um rumo diferente. Porém, chegando na reta final eu imaginei o que iria acontecer. Mas foi pior. Foi uma facada no meu coração. Ahh o que posso dizer mais? Eu me senti feliz, triste, às vezes com raiva. Mas principalmente emocionado. James escreveu com tanta delicadeza que nem parece ser o mesmo autor que conheci em "O Dia da Caça."

Minha nota, claro, é 5/5 Encantos, pois o livro me ensinou que os valores das nossas vidas sempre é mais importante do que as coisas que podemos deixar para depois. Nunca devemos deixar nos sobrecarregar com aquilo que nos deixa desanimado com a vontade de viver, de ser feliz. E que independente do que aconteça de ruim, sempre devemos seguir em frente, porque "a vida é um grande milagre, uma série de pequenos milagres a cada dia. A gente só precisa aprender a olhar para ela sob a perspectiva correta.”


Abraços!

9 comentários:

  1. Óbvio que eu iria comentar essa resenha.
    O Diário de Suzana para Nicolas foi o primeiro livro que li do autor faz um ano e meio por meio e quando chegou "naquela tal parte" eu quis acreditar que meus olhos tivessem lido errado e que nada daquilo de fato, poderia ter acontecido mas confesso que foi uma história que mesmo triste, me deixou completa e feliz. O diário é magnifico e se posso dizer que não gostei de algo, foi do fim da história que achei muito rápida e ruim. Parece que o autor escreveu um best-seller o livro todo mas ficou com preguiça de dar um desfecho melhor.. não sei. O fato é que a história é incrível e realmente nos deixa a refletir o significado de família e amor. Quando penso no livro, meu coração até palpita mais forte e eu realmente não sei o que faria se fosse Katie. E como eu já te disse, eu até comprei o livro para eu reler, só tô esperando dar um tempinho.

    Adorei a resenha Vic, fico feliz por você ter lido um livro mais "romântico" e ter deixado de lado um pouco o suspense (embora nesse livro..tá, deixa pra lá porque se não, vou dar spoiler) e o policial. Fiquei surpresa que você tenha gostado tanto do livro e imagino que esse não seja um livro que você vai esquecer tão fácil.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Parece que vs realmente gostou, não conhecia o romance, vou dar uma procurada.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser muito bom
    amei a resenha beijos
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. É bom quando um livro nos surpreende positivamente, não?
    Pelo lido na resenha esse tem um ótimo enredo para ser uma leitura excelente. Eu ainda não conheci o trabalha do James P. nesse gênero, mas estou ansioso para lê-lo, só não sei ainda porque não o fiz já.
    Já sabe que adorei a resenha, né?
    Até mais ver
    Pedro S.
    http://decaranasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive vontade de ler esse livro, mas nunca tive oportunidade!
    Mas quando leio resenhas da obra são sempre muito positivas, tenho curiosidade com relação a esse livro.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum livro do James Petterson, mas tenho muita vontade de ler esse. Afinal, os comentários que ouvi a respeito, exaltam muito a qualidade do enredo. Quero muito ler!!

    Parabéns pela resenha!

    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Meu dois comentários anteriores deram pane e não foram publicados (Net ruim)

    Enfim.. Esse livro, só pela sua resenha, já mexeu com o meu psicológico! Tenho certeza que vou me intensificar mais se eu o ler e vou! Ah, amei os quotes.

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/
    El Costa - Confins Literários

    ResponderExcluir
  8. Victor já li esse livro a tempos mas ele se tornou inesquecível e é um dos poucos na minha lista de desejo para releitura. Então fico feliz que vc também tenha se emocionado.
    Esse escritor é muito versátil, ele consegue escrever bem em qualquer estilo. Os livros dele que não são tão bem falados são escritos em parceria com outros autores, então acredito que o problema está no outro e não nele. Enfim amei sua resenha. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Victor, nunca gostei dos livros do James Patterson, tanto romances quanto os voltados para jovens, mas nunca li romance. Muitos elogiam O diário de Suzana para Nicolas, até achei sua resenha interessante e parece que o livro mesmo sendo pequeno é grandioso, mas não sei se leria :s

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir