09 junho 2014

[Formadores de Encantos] Eunice Antunes



Olá, Encantados! Hoje, o  Formadores de Encantos vêm com algumas novas perguntas, com indicações dos autores de livros, músicas e filmes.
E também temos o "Opinião em Foco" que todo mês traz perguntas diferentes sobre determinado tema do meio literário.

A convidada desse mês é  Eunice Antunes, autora dos livros Perigo na Ilha e Perdidos na Mina.
Vamos a entrevista:


Encantos Paralelos - Em poucas palavras, quem é Eunice Antunes?

Meu nome é Eunice Antunes Maciel. Já fui Sertã de casada, quando publiquei meus livros. Sou economista de formação e escritora de coração. Escrevendo me redescobri, e meu sonho é poder viver da escrita, do contato com meus leitores e da divulgação das alegrias e benefícios de ler.



E.P - Como foi seu contato com a literatura?

Sempre gostei de ler, desde pequena, desde que aprendi. Minha mola propulsora foi Monteiro Lobato. Fechava os olhos e "virava" a Narizinho. Bem mais tarde, a pouco tempo, passei a escrever. Tenho dois livros publicados, um outro pronto e um quarto sendo escrito. Estou também terminando um texto voltado para o publico adulto. 

E.P - Qual sua maior inspiração para escrever?

Contava histórias para minhas filhas, sempre com as mesmas personagens. Elas cresceram e decidi colocar as histórias no papel. Minhas filhas adoraram o primeiro texto e me incentivaram a publicá-lo. Foi assim que começou. Hoje minha motivação é escrever para ser reconhecida e despertar o desejo de leitura nas crianças, como Monteiro Lobato o despertou em mim. 

E.P - O que os leitores podem esperar de seus livros?

Aventura, amizade, belos cenários, e... aventura! Duas vezes aventura!

" O pior momento era a entrada. Depois, os olhos iam se acostumando e os círculos de luz que as lanternas projetavam no chão e nas paredes eram suficientes para iluminar o caminho. Meu medo continuava a ser dos bichos, mas aos poucos fui vendo que nenhum bicho em sã consciência iria viver naquele breu." - Perdidos na Mina

Agora, vamos para algumas indicações:

E.P - Indique 3 livros que você desejaria que todos lessem:

- O menino do dedo verde, de Maurice Druon
- Flicts, de Ziraldo
- Linéia no jardim de Monet, de Christina Bjork 




E.P - Alguns leitores leem escutando música, você  escuta também? Caso sim, indique algumas músicas e caso não poderia falar quais são suas músicas favoritas?

Quando leio abstraio o mundo à minha volta. Nem adianta colocar música, ela não será escutada. O que gosto de ouvir? Bossa nova, jazz, clássicos regravados nas vozes de Michael Buble, Rod Stewart... que não é, definitivamente, o tipo de música que meus leitores vão querer escutar!  

"Os dois homens já estavam nos esperando e nem nos deram tempo de olhar para trás. Nos vendaram os olhos. - É assim que funciona - disseram." - Perdidos na Mina

E.P - O que você adora fazer quando não está lendo ou escrevendo?


Correr. Adoro correr, caminhar ao ar livre, estar em contato com a natureza. 

 E.P - Quais seus futuros planos como escritora?

Quero publicar uma coleção com as histórias da turma da Aninha,as mesmas que eu contava para minhas filhas. E adoraria transforma-las em filmes. As aventuras se passam em lugares lindas e, de quebra, incentivariam as crianças que gostaram do filme a ler o livro. 

E.P - Opinião em Foco: Quais os desafios da literatura infantil na era digital?

Os livros digitais são mais um incentivo à leitura, mas restritos a um numero ainda pequeno de leitores. Torço para que cada vez mais livros digitais sejam publicados e que eles venham lindamente formatados de forma a atrair o jovem leitor. E que cada vez mais escolas tenham acesso ao livro digital. O jovem leitor é apresentado ao livro e incentivado a ler em sala de aula. E a gente sabe que o livro digital está a anos-luz da maioria das escolas deste nosso Brasil. Espero que não por muito tempo. Sintetizando: Acesso e mais títulos publicados, esses são os grandes desafios.

E.P - Para encerrar, vamos fazer uma rapidinha:

Uma qualidade? Equilíbrio.
Um defeito? Equilíbrio demais.
Um medo? Não dar certo.
Um sonho? Que dê certo.
Um lugar? Meu lar.
Um filme inesquecível? A Bela e a Fera, desenho dos estúdios Disney. Dos 5 aos 90 anos.  
Um cantor (a)? Compositor. Chico Buarque. Brinca com as palavras. Gênio.
Um time? Flamengo, por herança familiar. Não me pergunte o nome dos jogadores. 
Um programa de TV? Aéreas do canal Off.  

 " A noite estava um bocado escura. Seu Antonio parou de falar e só se ouvia o cri-cri dos grilos e uns sapos lá pros lados do lago. A fogueira estava quase apagada e não tinha lua no céu. Eu via os vultos dos meninos e da Luisa sentados na minha frente e aquele velho de cem anos sentado ao meu lado." - Perdidos na Mina

E.P - Muito obrigado por nos ceder esta entrevista e tenha certeza que o Encantos Paralelos deseja muito e mais sucesso na sua trajetória.
 " Uma coisa é explorar uma mina onde o Chico já esteve com o pai. Outra coisa é entrar num buraco que até então ninguém tinha visto. E dessa vez, quem falou que não ia fui eu." - Perdidos na Mina
É isso pessoal! Espero que tenham gostado e até logo!
Abração!

9 comentários:

  1. Ei, Victor, tudo bem?

    Adorei conhecer um pouquinho da Eunice. Não conhecia o trabalho da autora. Gostei das qualidades e dos defeitos da autora! Perdidos na Mina parece ser interessante.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kel, ola! Fico feliz que voce tenha se interessado pelo meu trabalho. boas leituras! um beijo

      Excluir
  2. Oii
    Adorei a entrevista! Ainda não conhecia a autora, mais gostei das respostas dela.

    Até mais,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, que bom! Espero que você goste dos livros. Boas leituras!! Um beijo.

      Excluir
  3. Victor Marcos adorei a entrevista que vc fez com a querida Eunice. Vc sabe que já li o primeiro livro dela e adorei. Enfim é desse jeito que temos uma noção como nossos autores queridos vêem o mundo e se inspiram para criar histórias tão interessantes. Parabéns pelas perguntas. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. Aline querida, fiquei feliz com sua participação e comentário. Um beijo e sucesso cada vez maior para o Leitura, vida e paixões!

    ResponderExcluir
  5. Victor Marcos, adorei o blog. Ótima oportunidade de conhecer outros autores e seu trabalho. Foi muito bom participar, e vamos nos "falando"! Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a Eunice, super bacana ela! As capas dos seus livros me lembram muito os que li quando era criança. Deu até vontade de ler. Meu gênero favorito não é a aventura mas eu admiro (e muito) quem escreve sobre isso. Desejo muito sucesso e reconhecimento a ela.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Cristina! Você aceita uma resposta um ano e meio depois do seu comentário??!! Vou te contar um segredo: sempre fui "gaga"de internet. Daí ter levado tanto tempo pra te responder. Meus livros foram publicados por editoras tradicionais, em papel, e até agora eu ia empurrando com a barriga essa falta de intimidade com o mundo virtual. Esse ano tomei vergonha na cara e publiquei o "Cuidado! Onça!!, um livro apenas virtual por uma editora idem. Espero que você me desculpe e te convido para conhecer minha página:
      https://www.facebook.com/EscritoraEuniceMaciel. E torço pra você incluir o "Cuidado! Onça!!" nas suas leituras. Um beijo de sua mais nova amiga blogueira!!!

      Excluir