27 junho 2014

[Como Seria.. ?] Margo Roth Spiegelman


... SE EU FOSSE MARGO ROTH SPIEGELMAN?


Durante a maratona literária, li o livro Cidades de Papel do John Green. Muita gente já leu o livro, eu o tinha a uns 10 meses mas não tinha coragem de ler, até que resolvi pegá-lo e me arrependi... de não ter lido antes. 

A HISTÓRIA
Uma das personagens principais da história (se não, a principal) é Margo Roth Spiegelman. Uma garota de 16 anos que está aproveitando sua adolescência da melhor forma possível. Seu vizinho, Q, é um garoto sem muitas expectativas de vida e muito apaixonado por ela. Durante o livro, conhecemos um pouco da vida de Q, seus amigos, sua rotina e até mesmo seus planos, mas o foco principal é Margo.
Ela está terminando o colegial e faltando apenas uma semana de aula, ela desaparece deixando a todos um mistério e principalmente Q, muito preocupado. Então ele resolve ir em busca de Margo, viajando muitas horas e em lugares desconhecidos na busca por ela.

A PERSONAGEM
Margo é uma garota bonita, ela é descrita como sendo "gostosa e popular" e com uma personalidade forte o suficiente pra causar paixão e ódio ao mesmo tempo. Ao mesmo tempo, Margo é bastante diferente da maioria das garotas de sua idade, e mesmo com sua popularidade possui uma maneira própria de ver as coisas e aproveitar a vida. Ela possui diversos discos de vinil e adora usar as letras maiúsculas em ordem diferente da que aprendemos na escola, além de ser uma ávida leitora. Margo aparenta ser muito solitária e triste com a atitude de seus amigos que fazem de tudo pra ela apenas para participar do mesmo grupo de relacionamento. Ela também é muito criativa e não se afeiçoa facilmente as pessoas. Sua ambição durante o livro é ter uma vida diferente da estipulada pela sociedade, não acha que deve ter uma profissão, casar, ter filhos e sossegar mas fazer aquilo que realmente quer custe o que custar. Durante sua fuga é possível notar que ela não liga pra o que estão pensando ou falando mas que se importa única e exclusivamente com o que sente e o que quer.

COMO SERIA SE EU FOSSE MARGO?
Ah, acho que nesses 06 meses você já puderam me conhecer bem né? Sabem que sou uma romântica assumida, que conservo a família e prefiro fazer para os outros do que para mim. Eu sou exatamente o oposto de Margo nesse contexto, não sei se consigo ignorar facilmente o conservadorismo e as opiniões assim, mas nós temos algo em comum: a leitura. Já me imaginei várias vezes fugindo da minha realidade e fazendo aquilo que eu quero mas nunca cheguei a se quer passar do planejamento. Não tenho ambições, mas se eu fosse Margo, eu viajaria para os locais de boa gastronomia e com belas paisagens. Além do mais, faria exatamente como ela, tudo sozinha porque infelizmente ninguém possui as mesmas opiniões que eu, o que me faz sofrer bastante as vezes. Se eu gosto de alguém, não consigo não demonstrar e confesso que chego a ficar até um pouco chata pois sou muito afetiva, logo, ignorar sentimentos não seria uma tarefa fácil. Porém, o ponto alto do livro e minha parte favorita, foi a vingança ao seu (ex) namorado, e se tem algo que eu imitaria com maestria, seria isso. Sou vingativa também, o que rende boas risadas mas às vezes chega a dar dó.
Seria bem interessante ser Margo, viver num mundo diferente e fazendo o que me desse na telha, sou muito solitária as vezes e não gosto de incomodar as pessoas com os meus problemas e muitas vezes fugir parece ser uma alternativa bem interessante.


E vocês, acham que seria legal ser a Margo Roth Spiegelman?

Espero por seus comentários!
Um beijo e um queijo e até logo. 


7 comentários:

  1. Olá Ana,
    senti saudades da coluna "Como seria...?" e vc novamente trouxe um ótimo trabalho.
    Tbm n me identifiquei muito com a personagem, mas o quisito vingativa me lembrou um pouco Jade '-' mas só um pouquinho mesmo.
    Toda vez que leio eu sonho eu ser igual a "x" personagem, em ter a mesma carisma ou pulso firme q fulano ou cicrano, mas no fim acabo sendo simplesmente Victor.
    Sucesso na coluna e que muitas outras venham para o blog!!!!
    Super Abraço, VicRosa

    ResponderExcluir
  2. Hey, Ana.

    Li esse livro e gostei bastante dos personagens, porém, eu definitivamente não sei se gostaria de ser a Margo. Uma porque eu amo ser homem, hahaha e outra porque eu acho que fugir dos problemas não é a solução, gosto de resolve-los tudo certinho.
    Mas concordo contigo quando dissesse que és: "sou muito solitária as vezes e não gosto de incomodar as pessoas com os meus problemas...".

    Inté mais
    Pedro S.

    ResponderExcluir
  3. Achei bem legal essa 'coluna', interessante comparar um personagem com a gente. Bom, nunca li esse livro porque tenho uma certa birra com o John Green por não ter gostado nem um pouco do famoso A Culpa é das estrelas, mas lendo o post achei os personagens interessantes, deu vontade de conhecer esse livro que me lembrou 6 coisas impossíveis..

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Ana, Cidades de Papel foi um livro que me ensinou a ver o mundo diferente, onde todos fazem tudo para ter bens materiais e esquecem de ser feliz.
    A Margo Roth é incrível!!! Eu adorei os pontos que você destacou. E principalmente a vingança, eu adoro ser vingativo hahaha. Essa parte de incomodar as pessoas com os próprios problemas é bem delicado, e acho que quase todos não querem e sempre acham que a melhor alternativa é fugir, eu penso assim também.
    Mas a vida é complicada, devemos aprender a viver e não perder cada minuto importante, aliás a vida não dura para sempre.
    Eu adorei a coluna deste mês, pra mim foi a melhor de todas (talvez seja porque eu já tenha lido o livro hahaha)
    Abraços e até agosto com mais um Como Seria...? hahahaha.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia dessa coluna, sensacional!
    "Cidades de papel" é meu livro preferido, mas no início a Margo me irritou um pouco..
    Concordo com várias coisas que você disse mas não sei se gostaria de ser Margo Roth Spiegelman.
    Beijos,
    Bia
    http://vivendonoinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi! ^^
    Gostei muito dessa coluna! Muito criativa! :)
    Eu não me apaixonei pelo livro "Cidades de Papel". Gostei da leitura, mas principalmente as partes onde a Margo se vinga e a viagem que eles fazem. Ri muito nessa parte. Achei meio enjoativo o Q passando horas pensando em Margo. Coitado dos amigos deles.
    Acho que não tenho muito da Margo. Não saberia ser ela.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente? Eu sou uma Margot na vida. Apaixonada por aventuras também. Infelizmente, ou felizmente, sou vista com uma certa popularidade na cidade que eu moro. É uma cidade relativamente pequena, em que todos se conhecem. Sou aquele tipo de garota "bonita", chama atenção nas festas e no colégio. Sofro com o fato do meu ex namorado ter ficado com a minha ex melhor amiga e esse é uns dos motivos pra eu ir embora daqui ano que vem. Sou vista como alguém enigmática, cheia dos mistérios. A única diferença entre eu e a Margot é que eu vou esperar me formar pra ir embora.. Talvez alguns sentirão saudades, outro só lembrarão do mito que eu me tornei.

    ResponderExcluir