24 abril 2014

[Resenha] "O Segredo do Meu Marido" de Liane Moriarty



Título: O segredo do meu marido
Autor (a): Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Páginas: 368


Imagine que seu marido tenha lhe escrito uma carta que deve ser aberta apenas quando ele morrer. Imagine também que essa carta revela seu pior e mais profundo segredo — algo com o potencial de destruir não apenas a vida que vocês construíram juntos, mas também a de outras pessoas. Imagine, então, que você encontra essa carta enquanto seu marido ainda está bem vivo...

Cecilia Fitzpatrick tem tudo. É bem-sucedida no trabalho, um pilar da pequena comunidade em que vive, uma esposa e mãe dedicada. Sua vida é tão organizada e imaculada quanto sua casa. Mas uma carta vai mudar tudo, e não apenas para ela: Rachel e Tess mal conhecem Cecilia — ou uma à outra —, mas também estão prestes a sentir as repercussões do segredo do marido dela.

Foi amor a primeira vista. Não sei se pela capa, pelo título ou sinopse mas que o livro me conquistou é um fato. Adoro esses livros com temas marcantes. Por um milésimo de segundo pensei que "o segredo" era uma amante ou coisa do gênero...quem dera fosse simples assim!

A história é muito atual com poucos flashes do que ocorre no passado, quero dizer, mesmo que o segredo envolva o passado a narração do mesmo ocorre em poucas páginas. A trama principal dá-se quando Cecilia , uma mulher bonita e bem sucedida com 03 filhas particularmente distintas, encontra a carta de seu marido John-Paul destinada a ela apenas na ocasião da morte dele. Visivelmente curiosa e com milhares de pensamentos acerca de seu desempenha sexual, a uma amante, e a sexualidade de seu marido, ela resolve compartilhar com John-Paul a descoberta desse envelope. Com a drástica mudança na voz de seu marido (que estava em viagem quando Cecilia encontrou a carta) ela decide que assim que sair da reunião da Tupperware irá abrir a carta. Mas ao chegar em casa encontra-se com seu marido e tem uma noite maravilhosa. O problema vem na manhã seguinte e o conteúdo da carta é revelado.

Puxou a folha de papel para perto de si e leu de novo, devagar, como se dessa vez, com John-Paul de pé na frente dela, a carta com certeza fosse dizer algo diferente.

Durante a narrativa conhecemos Tess, uma mulher que também possuiu um casamento agradável e feliz com Will e um filho chamado Liam. Sua melhor amiga, é também sua prima Felicity. O tipo de pessoa que participa de todos os momentos felizes e tristes que acontecem na vida. Os três (Will, Felicity e Tess) possuem um negócio juntos e ao ser convocada para uma reunião, mal sabe que está prestes a ouvir um acontecimento que mudará suas crenças. Abalada pelo o que ouve, decide mudar de cidade e nesse tempo encontra alguém do passado que a faz se sentir como nunca antes.

Por um instante, Tess sentiu sua estranha e inapropriada felicidade vacilar. Era como se estivesse equilibrando-se numa fenda estreita, cercada por um abismo de sofrimento. Um único pensamento errado e ela despencaria.

Outra personagem marcante e bem construída é Rachel. Ela já é uma mulher bem mais vivida que as outras personagens. Além de viúva, Rachel perdeu sua filha Janie quando Janie ainda estava na adolescência. Nunca conseguiu superar a perda e portanto não teve uma vida feliz. Durante o livro ela volta várias vezes nos cerca de 30 anos passados desde a morte da filha, relembrando fatos e cenas ainda gravadas na memória em busca do assassino de sua filha que nunca foi revelado. Ela ainda possui um filho chamado Rob, que é um tipo de adulto acomodado com a vida e casado com Lauren, uma mulher por quem Rachel não tem muito apreço. Eles tem um filho, Jacob, uma ou até mesmo a única alegria de Rachel, e acabam de anunciar a ela sua mudança de cidade - deixando-a desesperada.

Certas vezes, sentia a dor de um sofrimento puro e primitivo, em outras, havia raiva, o desejo frenético de arranhar, bater e matar, e outras vezes, como naquele momento, apenas uma tristeza comum, sombria, assolando-a de mansinho, sufocante, como uma névoa densa.

É difícil explicar a relação dessas três mulheres sem entregar de vez o segredo que implica na vida de todas elas. Liane Moriarty revela-o logo na metade do livro, mas nem por isso a história perde sua graça. É quase possível dizer que depois do segredo revelado você não terá mais surpresas, mas as últimas folhas foram extremamente chocantes. Quem diria que um segredo tão bem escondido desencadearia consequências tão sérias! Ai quando você finalmente se recupera do tão chocante final, o que essa "linda" autora faz? Ela escreve o Epílogo mais impressionante, incrível e maravilhoso da face da terra fazendo-nos ficar estéricos, intrigados e soltar aquele grito de : "O QUÊ?". Só tenho a dizer que foi sem dúvida, uma das minhas leituras favoritas. Ela não pecou em nada, nem na descrição dos personagens, na diagramação, na narrativa, no conteúdo e na criatividade. Muitos vão julgar que se trata apenas de um romance básico, e eu diria que romântico é uma palavra que não se aplica a esse livro.
Em minha opinião a melhor coisa desse livro foi a aprendizagem por trás do livro. Encaramos muitos segredos como coisas bobas mas infelizmente não podemos enxergar no futuro o que ele poderá fazer conosco e com as pessoas que nos cercam. Muito do que parece não é e isso foi a coisa mais importante nesse livro. Julgar uma aparência nunca foi tão decisivo como nessa história. Pense muito bem no que você está prestes a acobertar!

Nenhum de nós conhece todos os possíveis cursos que nossas vidas poderiam ter tomado. E provavelmente é melhor assim. Alguns segredos devem ficar guardados para sempre. Pergunte a Pandora.

Como não dar 5/5 Encantos pra esse livro?! Se eu pudesse daria 6, 7..8.. Infinitos! Recomendo a todos. (Não julguem pela capa!) 



Espero que tenham gostado dessa resenha. Deixem sua opinião!
Um beijo e um queijo, e até logo.

5 comentários:

  1. Oi, Ana, tudo bom?
    Antes de ler sua resenha eu já estava de olho nesse livro. Acho que ontem vi um vídeo da Tatiana Feltrin e ela falava justamente sobre "O segredo do meu marido"...

    Eu pensava, quando vi pela primeira vez, que o livro seria algo bem clichê, assim como você falou sobre uma amante, ou coisa desse tipo, mas agora estou loucamente curioso para saber o que é.

    A capa realmente é bem feia, haha. Abraços.

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras. (Aguardo sua visita.)
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!

    Será que sou o único da face da Terra que gostou dessa capa? kkkkkk.Enfim, pelo título parece realmente ser algo bem na cara, como você falou: um amante. Quando vi que este livro seria lançando já fiquei querendo, agora quero mais pela sua resenha! E a mensagem que o livro transmite é muito boa mesmo! Segredos, segredos, nunca é bom!

    ResponderExcluir
  3. Ganhei este livro hoje da Intrínseca e ele será minha próxima leitura! Estou muito curioso para começá-lo e amei seu ponto de vista em relação ao enredo. Me deixou mais curioso ainda! Adoro livros que possuem uma pitada de "mistério".

    Beijo,
    Sérgio H.

    De Cara Nas Letras | Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  4. hmmmm amei a sua resenha. esse livro esta na minha estante so esperando o termino da minha leiturra atual. haha
    Agora fiquei ainda mais curiosa!!!
    Esta tudo muito lindoo por aqui! Amei!
    E obrigada pela visitinha no blog!
    Oh hj tem sorteio. Se ainda não estiver participando corre que ainda da tempo!
    bjs

    http://livrosdanatyrangel.blogspot.com.br/2014/04/entao-e-isso-gente-vou-fazer-o-sorteio.html

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não gostei nem da capa, nem do título e a princípio pelo que li na sua resenha não sei se leria. Ele não desperta minha curiosidade, mas fico mega feliz que vc tenha gostado. Parabéns pela leitura e resenha viu!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir