19 abril 2014

[Resenha] "Desaparecido para Sempre" de Harlan Coben



Título: Desaparecido para Sempre
Autor(a): Harlan Coben
ISBN: 9788599296707
Editora: Arqueiro
Páginas: 304

No leito de morte, a mãe de Will Klein lhe faz uma revelação: seu irmão mais velho, Ken, desaparecido há 11 anos e acusado do assassinato de sua vizinha Julie Miller, está vivo. Embora a polícia o considere um fugitivo, a família sempre acreditou em sua inocência. Ainda aturdido por essa descoberta e tentando entender o que realmente aconteceu com seu irmão, Will se depara com outro mistério: Sheila, seu grande amor, some de repente. O FBI suspeita que ela esteja envolvida no assassinato de dois homens. Apesar de estarem juntos há quase um ano, Sheila nunca revelou muito sobre o seu passado. Enquanto isso, Philip McGuane e John Asselta, dois criminosos que eram amigos de infância de Ken, passam inexplicavelmente a rondar a vida de Will. Para descobrir a verdade por trás desses acontecimentos, ele conta apenas com a ajuda de Squares – seu colega de trabalho em uma fundação de assistência a jovens carentes e proprietário de uma escola de ioga famosa entre as celebridades, o que lhe garante acesso a todo tipo de pessoas e de informações. Mestre do thriller de ação, Harlan Coben se supera nesta eletrizante história cheia de incríveis reviravoltas. Um suspense que mostra a busca pelo assassino, pela vítima e, acima de tudo, pela verdade.


Olá Encantos, hoje finalmente vou fazer uma resenha do meu autor favorito.Vamos lá:

"No fim, a mais desagradável das verdades é preferível à mais bela mentira."

Esse quote, para mim, define todo o livro: uma história que gira em torno da busca pela verdade, verdade essa que terá muitos obstáculos para ser descoberta, mesmo com uma bela mentira lançada no ar em que nada é o que parece. Will, que levava a vida como podia, é o personagem principal na busca  do que aconteceu de fato com seu irmão Ken, desaparecido há 11 anos quando foi acusado pela morte de Julie Miller - ex-namorada de Will, - na qual muitos pensavam que ele agora estaria morto. Perto da morte, a mãe dele revela que Ken está vivo. E para complementar, poucos dias depois da morte de sua mãe, a namorada de Will, Sheila, desaparece.

Will mesmo não sendo policial ou detive, começa com uma grande investigação, com dois desaparecidos. Ele e seu amigo Squares vão enfrentar dificuldades pelo caminho. 

Durante a investigação Will encontra muitos obstáculos como o FBI que insiste em impedir sua investigação e amigos criminosos da infância de Ken que começam a rondar Will. Com tantas dificuldades e poucas informações, Will não para até terminar de montar esse quebra-cabeça.

Bom pessoal, não posso dizer mais nada, tenho medo de dizer spoiler, livro de investigação é complicado para resenhar.

"Às vezes encontramos pessoas cuja bondade inata nos atinge como um raio de luz quase ofuscante. Mas outras vezes deparamos exatamente com o oposto – alguém cuja mera presença nos asfixia, nos encobre com uma pesada nuvem de putrefação e de sangue" 

São muitos detalhes na investigação. Para ligar os pontos é preciso prestar atenção nessa tama complexa. A história alterna entre primeira pessoa (narrada pelo Will) e terceira pessoa, mostrando outros rumos da história em que Will não sabe. Aos poucos detalhes são revelados e acaba por deixar o leitor curioso e até mesmo confuso (no meu caso) e levando a continuar a ler. 

O meu livro é versão econômica, mas mesmo assim a fonte é boa e folhas amarelas. A capa é linda e não vi erro gramatical. 


A minha classificação é nada mais, nada a menos, que 5/5 Encantos. Harlan soube mais uma vez surpreender e prender o leitor, o mestre do suspense não trouxe nessa história simplesmente uma investigação, mas também deixou claro que apesar de uma boa mentira, a verdade sempre vem a tona mais cedo ou mais tarde. Um ensino para nós que devemos ser autênticos acima de tudo.


5 comentários:

  1. esse livro é incrível, tbm dei 5 estrelas pra ele, foi meu primeiro contato cm Corben. Pretendo ler ainda mais livros dele, só li 2 até agora :(
    complicado resenhar sem contar pedaços importantes msm.. rsrs
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Miiinha nossa, eu quase comprei esse livro essa semana e acabei deixando pra trás. Tinha uma renca de livros em promoção na americanas, acabei ficando com James Patterson . Mas na próxima, vou dar um jeito de conseguir esse, já gosto do gênero, sabendo que o livro é bom então. Que bom que você gostou muito do livro. Curti demais a resenha.

    Beijos
    Que nerdisse Alice!

    ResponderExcluir
  3. Sou doida pra ler Harlan Coben! Ainda mais que ele vai estar na Bienal de Sampa, preciso conhecer logo a escrita dele. Amei a resenha. Tenho Confie em mim, mas já anotei o nome de Desaparecido para comprar depois =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Victor adorei a resenha, já faz um tempinho que não vejo os livros do Harlan Coben sendo resenhados. Parabéns pela leitura e resenha. Beijos querido e parabéns pelo ótimo texto.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de dizer que adoro essa capa nova, a antiga era muito feia =\

      Excluir