04 março 2014

[Resenha] "Perdão, Leonard Peacock" de Mattew Quick



Título: Perdão, Leonard Peacock
Autor(a): Mattew Quick
ISBN: 9788580573954
Editora: Intrínseca 
Páginas: 224
Hoje é o aniversário de Leonard Peacock. Também é o dia em que ele saiu de casa com uma arma na mochila. Porque é hoje que ele vai matar o ex-melhor amigo e depois se suicidar com a P-38 que foi do avô, a pistola do Reich. Mas antes ele quer encontrar e se despedir das quatro pessoas mais importantes de sua vida: Walt, o vizinho obcecado por filmes de Humphrey Bogart; Baback, que estuda na mesma escola que ele e é um virtuose do violino; Lauren, a garota cristã de quem ele gosta, e Herr Silverman, o professor que está agora ensinando à turma sobre o Holocausto. Encontro após encontro, conversando com cada uma dessas pessoas, o jovem ao poucos revela seus segredos, mas o relógio não para: até o fim do dia Leonard estará morto.

Uns dos meus dias favoritos no ano é meu aniversário, onde desejo tudo de bom pra mim mesmo e claro, muito mais anos de vida. Mas diferentemente de mim, Leonard Peacock deseja matar seu ex-melhor amigo e depois se suicidar. Um aniversário bem interessante, afinal. Leonard já se decepcionou muito com as pessoas e não vê mais sentido na vida, decidido ao que ele chama de Desjejum Para um Assassinato Adolescente.

"Desjejum Para um Assassinato Adolescente é uma frase de duplo sentido, uma vez que sou um assassino que é adolescente e - já que meu alvo é um adolescente, a quem devo matar - também sou um assassino de adolescentes!"

Mas antes de completar sua missão Leonard precisa entregar seus presentes para as pessoas importantes em sua vida. Aos poucos vamos descobrir o motivo de sua decisão. A história do livro é contada por Leonard em seu aniversário alternando entre os momentos em que ele está e suas lembranças.

"...quero dar para cada um algo que os faça lembrar de mim. Para que saibam que eu realmente me  preocupo com eles e lamento não ter sido mais do que fui - não poder ter continuado por perto -, e o que acontecer hoje não é culpa deles."

O dia está terminando e Leonard e está prestes a completar sua missão em seu aniversário. Leonard em seu momentos difícil fará sua escolha, são momentos em que todos nós deparamos no nosso dia-a-dia. O livro tem uma linguagem simples e o autor faz com que o leitor vá até o final para saber o motivo de seu Desjejum Para um Assassinato Adolescente. A capa achei bem original, porém feia. Fonte boa, diagramação simples, o livro não tem erros de revisão como de costume quando se trata da Intrínseca.

"A chave é fazer algo que marque você para sempre na memoria das pessoas comuns. Algo que importe." 
Classificação: 4/5 Encantos


 Abraços a todos. '-'

8 comentários:

  1. Oi Victor, tudo bem?

    Nossa, sou doida pra ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade. O título me chama muito a atenção e me deixa intrigada para saber o que ele tem a ver com a história =D

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Victor,

    Sempre fui interessado nesse livro desde que vi a premissa e toda vez que leio uma resenha sobre ele fico entusiasmado.
    Adorei a resenha, bem legal! E concordo, essa capa é feia! rs

    Falando em aniversário, eu indiquei o Encantos numa TAG: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2014/03/tag-livros-de-aniversario.html

    Abraços
    Adriano Gutemberg
    GeraçãoLeitura.com - http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Victor :)

    Eu quase comprei esse livro hoje, mas meu amigo me impediu, ele alegou que existem livros mais interessante e etc. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Victooooooooorrrrr!
    Eu exijo que me conte exatamente qual o motivo de Leonard querer matar seu ex-melhor amigo. HAHA
    Fiquei super interessada nesse livro agora. Acho que a lista de compras começa a aumentar!

    Boa resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Victor (Marcos)! haha

    Eu tenho um grande interesse em ler esse livro, mais até do que tenho em ler O lado bom da vida, já tinha lido algumas resenhas e fiquei muito interessado.
    Gostei da sua resenha, pois gosto de textos curtos e diretos, e ainda me deixou com mais vontade de comprar o livro para saber qual será a decisão final do personagem.
    Abraços.

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Victor concordo com vc achei essa capa terrível, se fosse depender dela eu nunca leria esse livro.
    Não fazia ideia do assunto abordado no livro por isso adorei sua resenha. Mas confesso que fiquei meio assustada com esse protagonista. Espero que no final ele amadureça e mude de ideia. Enfim foi ótimo saber sua opinião sobre ele. Abração e obrigada pela presença lá no meu blog.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  7. Boa resenha, a premissa desse livro está bem atraente e confesso que tenho vontade de ler, já que minha experiência com o autor em O Lado Bom da Vida não foi das melhores. Preciso ler esse pra tirar a prova.
    Até mais ver, Victor,
    Abraço, Pedro M.
    De Cara Nas Letras

    ResponderExcluir
  8. Oi Victor Marcos, melhor Victor do blog!
    Eu tenho esse livro desde a Bienal, quando eu encontrei o Matthew <3
    Sou louca para lê-lo, mas sempre passo outro na frente. Eu amo quando o livro alterna a cronologia, fica tão diferente e tão ótimo!
    Nem preciso dizer que deu vontadinha de pegar ele agora mesmo né?
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir