10 março 2014

[Resenha] "O Oceano no Fim do Caminho" de Neil Gaiman



Título: O Oceano no Fim do Caminho
Autor(a): Neil Gaiman
ISBN: 9788580573688
Editora: Intrínseca
Páginas: 208
Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Olá, Encantos! Tudo bom? Vamos a resenha de hoje:

Tudo começa quando um homem de meia idade volta para o lugar onde passou a infância no fim da estrada, neste lugar ele relembrava os momentos assustadores do passado. O patrogonista cujo nome não foi revelado (eu, o abestado não tinha percebido por incrível que pareça) tinha sete anos - que gostava de ler *-* - quando um homem cometeu suicídio em um carro roubado, (pai do patrogonista era o dono do carro) a morte causou o despertar da escuridão, onde os sonhos e a realidade tomaram conta das pessoas sem que elas percebessem. 

“Livros eram mais confiáveis que pessoas, de qualquer forma.”

O garoto juntamente com seu pai foram ao local do incidente, enquanto o policial conversava  com o pai, uma menina chamada Lettie levou o menino para sua casa que ficava perto. Lá, ela lhe apresentou a fazenda, inclusive o lago no qual chamava de oceano.

Através da escuridão, inexplicável ao meu ver, criaturas estranhas e incompreensivas  perseguem o garoto e ameaçam sua família. Em perigo, Lettie promete protege-lo até o final da batalha. As criaturas serão derrotadas? O que acontecerá com Lettie que jurou proteger o garoto da escuridão? Agora só lendo, ou vocês querem um spolier? (Risos)

"Está dentro dele. Não é um túnel. Não mais. Não tem fim. Quando criei a passagem eu a prendi tão bem dentro do garoto que o final dela ficou lá."

O livro é bem pequeno, li em dois dias, fonte boa e umas das capas mais lindas que eu já vi. Não estava muito afim de ler, mas acabei me surpreendendo.
O Oceano no fim do Caminho me deixou, digamos, "burro". Eu fiz muitas perguntas, mas o livro não dar as respostas, porém nós que temos que deduzir ou criá-las, apesar de eu não ser muito bom nisso, é espetacular quando o livro deixa a gente com gostinho de quero mais. Nunca fiquei tão curioso assim. Não sei se consegui explicar bem, mas espero que sim, umas das resenhas mais difíceis que fiz. Repleto de emoções, que servem para refletir sobre nossas memória de infância, o livro é recomendado a todos, por isso 5/5 Encantos.


"Não tenho saudade da infância, mas sinto falta da forma como eu encontrava prazer em coisas pequenas, mesmo quando coisas maiores desmoronavam. Eu não podia controlar o mundo na qual vivia, não podia fugir de coisas nem de pessoas nem de momentos que me faziam mal, mas tinha prazer nas coisas que me deixavam feliz."


Abraços e até logo.

15 comentários:

  1. Que coincidência, fiz resenha desse livro ontem. E também li ele em dois dias.
    Gostei da resenha!
    Tem como você comentar na minha resenha pra mim ver o que achou?
    http://leituradeaaz.blogspot.com.br/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Victor.
    Vi várias resenhas diferentes da sua, falando negativamente do livro, mas quero ler, acho que assim como você, irei me surpreender bastante. Bela resenha, até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Victor!
    Eu já li várias resenhas desse livro, e nenhuma delas me fez querer ler tanto esse livro como a sua fez!
    Esses livros que nos deixam sem palavras, que nos fazem refletir e não saber o que pensar... São os meus favoritos! rs.
    Adorei a resenha :) Espero ler o livro logo!
    Abraços,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Victor ~Marcos~,
    há algum tempo já queria ler esse livro e vc comprou ele antes de mim, sua resenha só fez aumentar ainda mais a vontade. Toda essa história de voltar a infância, se sentir burro... parece ser mt top.
    Super Abraço, Rosinha (hahaha)

    ResponderExcluir
  5. Eu peguei um marcador desse livro na Bienal mas nunca tive vontade de ler. Pelo menos até agora. Curti a resenha. Parece ser muuito legal! Bjão e parabéns pelo blog! :)
    Ah, e se quiserem conhecer o meu, fica aí o convite haha. Não tem muita coisa ainda mas... :)

    ResponderExcluir
  6. Victor, li este livro em uma fase na qual estava super de mau humor com a vida e muitas das minhas leituras não terminavam positivamente. Aí tive esse problema com este livro e não gostei muito dele :/ Enfim, a mensagem dele é bonita sobre a infância!

    Ps. virei seguidora! Agora voltarei aqui com mais frequência.

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gente, esse livro é MARAVILHOSO! Eu acho que eu tinha que ler ele de novo, porque ele também me deixou meio "burra" e confusa, haha.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii Victor!!
    Gente, to com esse livro aqui em casa e nem sabia que era isso tudo! OMG!
    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  9. Tenho curiosidade por este livro do autor, dizem que é muito bom e essa capa é muito PERFEITA.
    Sem contar que o Neil é prestigiado e eu nunca li nada dele (shame on me!) creio que esse livro seria um ótimo começo!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Já vi esse livro diversas vezes na livraria, e nas coisas que encontro sobre a Intrínseca, não tenho certeza se já tinha lido alguma resenha sobre ele, gostei bastante desta. Pela nota consegui perceber que gostou mesmo dele, li um parecido há algum tempo, agora fiquei bastante animado por esse.

    ||TERRA DE FAGULHAS

    ResponderExcluir
  11. Nossa, esse livro me fez me sentir burra hahaha Eu chorei litros lendo essa coisa fofa mas o final eu fiquei pensando "será q eu entendi direito"? Hhahaha . A conlusão que cheguei é que as pessoas interpretaram o final de maneira diferente. Mas eu continuo confusa hahaha

    ResponderExcluir
  12. Desde que vi esse livro tive vontade der ler, porém, quando vi o preço (na época R$ 29,99) achei um pouco caro por ser tão pequeno e acabei nem comprando, se bem que o autor é bastante renomado e eu já havia lido Coraline, que a proposito é muito bom, no entanto, eu nem o comprei O Oceano... haha
    Eu pretendo ler esse livro um dia.
    Ótima resenha ^^

    Abraço,
    Pedro M.
    De Cara Nas Letras

    ResponderExcluir
  13. Oi Victor Marcos, tudo bom?
    Ah, essa capa é fenomenal! E o Neil é fenomenal!
    Sou apaixonada por Coraline e pelos Coisas Frágeis, 1 e 2. A escrita desse homem é fora de série!
    Sempre tive vontade de comprar esse livro, mas o dinheiro não tá colaborando!
    Ele é bem viajado e viajante, como o Neil gosta. Eu amo histórias assim!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  14. Deve ter sido difícil mesmo essa resenha Vi, porque eu não entendi nada, mesmo lendo 3 vezes.. mas enfim, conheço a fama do Neil e por isso tenho muita vontade de ler qualquer coisa, tenho o pdf desse livro, vou incluir na lista de leituras de Abril.

    Um beijo
    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  15. Victor parabéns pela leitura e pela ótima resenha. Cada dia estou mais curiosa para ler esse livro, todas as resenha que li são positivas. Essa questão da escuridão, das criaturas, dos medos etc devem ser tensos e cheias de suspense.
    Esse dias o livro estava em promoção no site da saraiva, mas como estou me controlando nas compras não aproveitei, mas agora com sua resenha não sei até quando resistirei. Enfim valeu pela dica!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir