20 março 2014

[Como seria...?] Noah - Diário de uma Paixão



Olá leitores do Encantos Paralelos! Tudo bem?

Tenho em minha estante a alguns anos o livro ''Diário de Uma Paixão'' do Nicholas Sparks e claro, é um dos meus livros preferidos. Infelizmente ainda não consegui reler, mas pretendo!
Se alguém leu o livro ou assistiu ao filme, com certeza encantou-se por Noah. Um dos personagens literários masculinos que mais admiro!

"Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome, em breve, será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou."


No livro Noah é um homem com uma vida simples, não tem uma condição financeira invejável, é uma pessoa trabalhadora e que em um verão qualquer conhece Allie (Alisson Nelson), uma jovem com boa reputação e que acaba se apaixonando por ele também. Como seus pais não concordam em um relacionamento tão diferente assim (na época - cerca de 1946 - prezava-se por relacionamentos bem-sucedidos) decidem separar o jovem casal. Durante a história, há muitas reviravoltas, e para acabar de vez com o romance, os pais de Allie a levam para longe de Noah. Nos anos em que passam longe ambos tem relacionamentos com outras pessoas e ambos tem conquistas pessoais. Devemos considerar a compra da casa ''dos sonhos de Allie'' que Noah fez pois a pintou exatamente como Allie queria mesmo não sabendo se algum dia a veria de novo. Allie estuda e acaba noivando com Lon, por quem incrivelmente consegue se apaixonar.


Quando Allie finalmente lê em um jornal sobre a compra da casa que Noah fez, decide voltar e ver com seus próprios olhos como ele transformou-a na casa que planejaram juntos. Ao voltar, definitivamente ambos percebem que o amor que sentiam um pelo outro estava apenas adormecido e então acabam desistindo de lutar contra isso e depois de muitas verdades reveladas, ficam juntos. É uma história linda, com uma narrativa estilo ''conto-de-fadas'' e com a surpresa que é quando a mãe de Allie conta suas experiências amorosas quando jovem. Tem tudo para ser perfeita.. mas o detalhe é o estado em que encontra-se Allie. Durante todo o livro/filme, a história é contada por um homem idoso, e essa mesma história é contata todos os dias para uma senhora do mesmo lar em que ele mora, através de uma escrita em diário. É possível perceber que essa senhora tem o que chama-se de mal de Alzheimer, que é a perca progressiva de memória, dificuldade de aprender, redução da atenção, ansiedade, e baixa tolerância a novidades. Essa senhora, não lembra-se quem é seu marido, nem quem são seus filhos e netos. Essa senhora é Allie.


Noah durante sua vida amou tanto a Allie que todos os dias lia o diário com a história deles na esperança de que algum dia Allie pudesse voltar a lembrar dos dois, isso acontecia algumas vezes em outras não, e posso dizer (sem spoiler final mas com suspense rs) que no fim, ela se lembra sim, de tudo. 


A alguns anos, praticamente na mesma época em que li esse livro, eu assistia com muita frequência um programa americano, o American Idol e então eu assisti a performance e história de Chris Medina.



Na época, Chris tinha 26 anos e uma bela voz fazendo com que fosse aprovado. Mas além disso, Chris compartilhou sua história com Juliana Ramos. Em 2007 Chris pediu Juliana em casamento depois de alguns anos namorando, em seu trabalho no Starbucks onde ela trabalhava. Eles demonstravam ser um casal apaixonado e com muitos planos para o futuro. Juliana era uma garota feliz, bonita e que se divertia muito com seus amigos e em festas.
Porém, em 02 de Outubro de 2009 Juliana sofreu um grave acidente onde um caminhão bateu em seu carro enquanto ela voltava pra casa e ela quase não sobreviveu. Foi muito machucada e com as diversas cirurgias, passou um mês em coma. Ela sofreu uma grave fratura no crânio que a deixou com o rosto desfigurado e quase totalmente paralisada. 
Abaixo segue um vídeo com a apresentação e parte da história:



Esses dias estava pesquisando sobre Chris, e ele tem feito bastante sucesso com suas canções. Ele não ficou até o fim do programa, mas foi o suficiente pra mostrar o quanto amava (e ainda ama) ''Julie''. 

Quão óbvio é o quanto essas histórias são diferente? Mas se tem algo que posso comparar entre elas resume-se em uma palavra: Esperança. Tanto Noah tinha esperanças de que Allie recuperasse sua memória, quando Chris tinha que Juliana sobrevivesse ao acidente e apesar de as coisas não serem como esperavam, eles nunca desistiram. A história de Diário de Uma Paixão é tão real quanto a de Chris, afinal, sabemos que existem muitas pessoas capazes de amar a ponto de fazer com que a outra sempre se lembre disso, seja com suas frases ou atitudes, o que eu realmente acho invejável. Noah foi um homem de caráter que cuidou de Allie durante toda a vida deles juntos, e até depois de ''separados''.
Chris tem cuidado com muito amor, delicadeza e paciência, além de tudo, não abandonou seu sonho de cantar pra cuidar de Julie, mas fez disso um motivo pra amá-la ainda mais: cantar pra ela. Na saúde, na doença, na tristeza.. sempre! 
O post de hoje é exclusivamente sobre Esperança, e pra mim, é disso que se trata a vida, o amor, a espera...

Espero que tenham gostado e que deem uma conferida na música que o Chris fez especialmente pra Juliana.





Um beijo, um queijo e até mais!

8 comentários:

  1. Nossa, que linda história de amor. Não tinha lido essa coluna ainda, mas achei a proposta simplesmente demais. Quantos Noas não devem existir por aí... ? Quem ama de verdade, ama acima de tudo

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ana, simplesmente lindo! Noah é um verdadeiro personagem para se espelhar, em que aprendemos a nunca perder as esperanças, e claro, a sempre amar, independente do que aconteça, porque isso é o verdadeiro amor, assim como Chris, nunca deixou de amar sua mulher apesar de todos os problemas.
    Como disse a Kel logo em cima: Quantos Noahs existem além de Chris?
    Espero até próximo mês com a coluna!

    Abraços ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi,tudo bom?

    Eu li esse livro e nem me lembrava muito bem da história, minha memória às vezes falha, kkk.
    Poxa, eu adoro essa música do Chris Medina e só conhecia a música, na verdade, nem mesmo sabia como ele era... :o Enfim, é triste e bonito ao mesmo tempo e me lembre muito aquele livro "Para Sempre" que também é baseado em fatos reais.
    Gostei muito do post.
    Abraços.

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já li Diario de uma Paixão é o meu livro favorito do Sparks. O Filme também é muito bom e confesso que gostei mais do final do filme que do livro. Sobre o Chris eu não conhecia a história mas não deixa de ser uma trágica mas linda história. Para mostrar que ainda tem gente que Ama de verdade por ai.

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Vim aqui agradecer pela visitinha lá no blog, espero te ver por lá sempre!!
    Muito obrigada :3
    Nossa, conhecia o livro mais nunca li. O Nicholas é mesmo um ótimo autor,
    adoro os livros dele! Não conhecia o Chris, gente que linda história *o* amei conhecer
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu já assisti Diário de uma Paixão e fiquei apaixonado, infelizmente ainda não pude ler o livro. Não vou negar que a história do Chris encheu meus olhos de lágrimas, sou muito emotivo com isso :/ É tão lindo ver como o amor pode ser forte e superar todas as barreiras.
    Adorei esse "Como seria...?", parabéns Ana!!!
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  7. Ana que post mais intenso e cheio de emoções. Parabéns!!!
    Também sou apaixonada pelo livro Diário de uma paixão. Vi o filme primeiro, mas foi quando li o livro que entendi e me apaixonei pelo Noah, hoje ele é um dos personagens que mais gosto e sempre lembro. De vez em quando revejo o filme, tão bom!!!

    Não conhecia a história do Chris, mas como vc falou é uma exemplo de amor, fé e esperança!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei a coluna! Não conhecia!
    E, realmente, o amor muitas vezes supera as expectativas, né?
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir