06 agosto 2013

[Resenha] "Memórias Fictícias" de Carina Corá

Título: Memórias Fictícias
Autor(a): Carina Corá
ISBN: 978-85-7679-877-4
Editora: Novo Século/ Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 207
Classificação: 5/5 Percys
Quatro diários. Três seres. Uma busca em comum: chegar à superfície da realidade. Uma torre, um lago de cristal, olhos de universo presentes em tempos diversos, em vidas cruzadas e em memórias fictícias. Um mundo imaginário perdido no limbo de uma casa que abrigara relações misteriosas de uma família. Até que ponto suas memórias são verdadeiras? Através dos relatos de Coralina de Lilá, Bianca Giacomina e Érus atravessamos o fino limiar entre realidade e ficção.


"Seja bem-vindo, meu caro livro, às minhas memórias fictícias."

Memórias Fictícias é um livro dividido em quatro diários: um escrito por Coralina de Lilá, dois por Bianca Giacomina e um por Érus. Todos retratam a mesmo estória porém por pontos de vista diferentes, fazendo que o livro não fique monótono, e a cada diário vamos desvendando todos os mistérios.

O primeiro diário é de Coralina de Lilá, uma adolescente, que vive com a mãe. A mãe de Carolina larga um emprego que tinha antes para ir cuidar de uma senhora, Irmã (por ser freira) Giacomina. Logo ao chegar na casa de Giacomina Coralina percebe a presença de uma torre na casa, não sabe ela que esta torre seria o motivo das suas mais profundas alegrias e tristezas.

Irmã Giacomina aconselha Coral (Coralina) a nunca entrar na torre, porém Coral não resiste, não só a curiosidade mas também misteriosamente ela começou a sonhar com a torre e seu interior. Aproveitando que Giacomina está de viagem Coral encontra a entrada da torre e vai saciar sua curiosidade.

Dentro da torre é como se existisse um mundo mágico, uma fonte cujas águas mudam de cor, uma neblina azulada por todo o cômodo, e uma pessoa (se assim posso chamá-lo) cujo corpo refletia o céu, as nuvens, e seus olhos fossem o universo, chamado de Érus. Foi uma só, Coral logo se apaixona por ele e começa a descobrir aos poucos sobre seu mundo, sua história, seu "povo".

"A vida é assim, em uma semana se admira cada detalhe, na outra, precisamos de um feitiço altamente poderoso para obter um refúgio da amargura." - Coralina de Lilá

O segundo e terceiro diário é escrito por Bianca Giacomina, ou Irmã Giacomina, e nele nós descobrimos as verdadeiras origens de Érus, como ele "surgiu", os motivos da torre, enfim não posso contar demais porque seria um enorme spoiller, o mesmo acontece com o quarto diário, o de Érus, porém este possui um lado sentimental, verdadeiro, foi o momento do livro que eu mais me emocionei.

"Eu queria ser a tempestade ou um dia de sol. A tempestade elimina toda a sua raiva em poucos estantes, sofre ao extremo, mas depois dá lugar a uma felicidade pura, o sol. Eu era o chuvisco nesse momento - sem graça, sem sentimento, reprimido, vazio e duradouro." - Coralina de Lilá

Confesso que quando solicitei parceria com Carina Corá não esperava esta temática forte e ao mesmo tempo assustadora. Estava esperando um diário de uma adolescente cheia de amores, passando pela fase mais hormônica que uma pessoa pode ter. Estava completamente enganado. O livro possui um tom de mistério e fantasia que chega a ser surreal para uma mente humana pensar em uma estória tão simples e ao mesmo tempo tão complexa, hoje posso dizer que tenho medo de Carina Corá e sua imaginação mirabolante.

O livro é fininho, possui apenas 207 páginas, mas é carregado de emoções do começo ao fim e ao terminar a leitura senti-me como se tivesse concluído um livro muito maior. A diagramação é muito linda, as folhas são amareladas, nenhum erro de ortografia e a capa é magnífica, uma das mais bonitas da minha "estante".

Super Abraço!

14 comentários:

  1. Oi Victor,

    Adorei a resenha!
    Fiquei curiosa pra ler o livro só por ter esse nome maravilhoso que é Bianca. hahaha brincadeira, gostei muito do enredo do livro e os quotes que você escolheu também são muito bons. Não conhecia o livro mas fiquei curiosa!

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha!
    Costei da capa, e dos quotes que me deixaram mais curiosa ainda !

    Beijos
    http://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha! :D
    Já li Memórias Fictícias e estou para fazer minha resenha. O livro também me agradou muito. A Carina escreve muito bem, não é?
    Tem meme para você lá no blog.
    Beijos.

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu achei o livro bem diferente, como você disse a temática é muito bem bolada.

    Também vou começar a ter medo da Carina, haha.

    Ótima resenha, Víctor, parabéns!!!

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amigo parabéns pela leitura e resenha. Nao conhecia o livro e adorei sua resenha. Dica anotada viu!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu estou supeeeeeeeer curiosa para ler esse livro.
    Eu até estou participando de um book tour porque a curiosidade que eu tava era enorme. Mas ta demorando tanto pra chegar kkkk Adorei sua resenha, deu para ficar mais curiosa ainda.
    Beijos

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá lindo, adorei seu blog! Parabéns e muito sucesso pra ti *-*

    Me segue? To te seguindo já, :3
    ♥ www.devaneiosdaalice.blogspot.com ♥
    Se puder, curte tb? :D
    ♥ https://www.facebook.com/DesvaneiosDaAlice?fref=ts ♥

    ResponderExcluir
  8. Oi mano!
    Adorei a forma como o livro começou!
    Fiquei curiosa, mas prometi a mim mesma que não compraria mais nenhum livro que não fossem continuações das minhas séries, e eu pretendo cumprir!! hahaha
    Adorei a resenha mano, você escreve muito bem =)
    Beijos
    Garota Liber
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. AMEI sua resenha hahaha, você secreve muitisississimo bem...

    Me apaixonei pelo seu blog hahaha

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te espero lá ;)

    ResponderExcluir
  10. Eu já li esse livro sendo resenhado por vários blogs, mas nunca me chamou atenção, mas ele é que gênero, vc poderia me dizer? Porque fiquei curiosa, até porque depende muito da estória, porque gosto do tipo daqueles que me prendem sabe ? Gosto de Mistério...Romance...enfim...Nao sei se esse livro é realmente desse jeito, mas pelo que você escreveu parece um pouco, por isso queria saber de você o genero, até porque vc ja leu hahahaha...

    Outra coisa, queria te convidar para ver as novidades do meu blog e também dizer que já estou te seguindo, se puder fazer o mesmo e no final da postagem curtir as redes sociais, ficarei muito grata. bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que livro INTENSO! Parece ser bem carregado mesmo, é bom estar preparado para lê-lo.
    Não o conhecia, mas já curti demais!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é maravilhoso mesmo! Tiveram muitas cenas que eu fiquei com medo e tive que parar de ler. uashuashsa Não sei explicar quais sentimentos senti ao ler, só sei que foram fortes, muuito fortes.
    Adorei sua resenha. *o*
    Beijoos!

    Livrinhos & Eu

    ResponderExcluir
  13. OI Victor, eu adorei a sua resenha. Esse livro parece ser fantástico porque todos que o leram, disseram coisas excelentes! *-*

    Enfim, gostaria de ter a oportunidade de fazer a leitura um dia!

    Abraços
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Necessito, sabia?! Só vejo resenhas positivas sobre o livro e a sua ficou impecável.

    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir