03 agosto 2013

[Resenha] "A Culpa é das Estrelas" de John Green

Título: A Culpa é das Estrelas
Autor(a): John Green
ISBN: 978-85-8057-226-1
Editora: Intrínseca
Páginas: 286
Classificação: 5/5 Percys
A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.
A Culpa é das Estrelas é um livro fantástico e John Green consegue retratar um tema tão  delicado com tamanha perfeição que chega a ser difícil não encontrar alguém que não goste da estória de luta de Hazel e Gus.

Hazel Grace é uma adolescente que ver sua vida desmoronar ao saber que tinha um câncer avançado na tireoide e, algum tempo depois, sofreu metástase indo direto para seu pulmão, e que seu tempo de vida seria extremamente curto. Através de um tratamento, que só funcionou com ela, Hazel consegue diminuir o efeito do seu câncer prologando assim seu tempo de vida. Por indicação de sua médica, e contra sua vontade, Hazel vai para um Grupo de Apoio a Crianças com Câncer e lá conhece Augustus Waters, que teve câncer nos ossos e precisou amputar uma das pernas. Pronto, a magia do amor começa e você não consegue mais parar de ler até chegar a última folha.

"Na boa, vou logo dizendo: ele era um gato. Se um cara que não é gato encara você sem parar, isso é, na melhor das hipóteses, esquisito, e na pior, algum tipo de assédio. Mas se é um cara gato... na boa..."

Hazel tem como livro favorito Um Aflição Imperial, narrado por uma menina, chamada Anna, que tinha câncer, mas o livro não tinha um final específico já que, através da interpretação dela e de Gus, a personagem morre. Sendo assim, Gus utiliza de seu desejo com os Gênios (grupo de pessoas ricas que realizam o desejo de crianças que estão muito doente ou em fase terminal) para levá-la a Amsterdam onde morava Peter Van Houten, o autor do livro. É nesta viagem que a estória dá a maior reviravolta de todos os tempos (infelizmente só lendo para saber, pois seria um spoiller absurdo).

"Me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra."

Quando Markus Zusak disse que iria rir, chorar e ainda querer mais, ele estava certo. No começo estranhei um pouco, afinal o livro é todo narrado por uma adolescente, ou seja, possui uma linguagem extremamente simples, mas no decorrer da leitura  acaba se tornando uma leitura prazerosa. Por diversos momentos dei altas gargalhadas, principalmente  pelo ironia e sacarmos de Hazel e Gus, mas do meio para o final foram só lágrimas, lágrimas e mais lágrimas. John Green conseguiu um feito somente alcançado por Nicholas Sparks em me fazer chorar, acho que esgotei meu estoque do ano.

"Meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações." - Augustus Waters

A Diagramação do livro é impecável, a capa é linda, com um azul perfeito, as folhas são amarelas e não encontrei nenhum erro de revisão durante a leitura.

Um conselho de blogueiro e de amigo: Se você ainda não leu, LEIA URGENTEMENTE! E para terminar, a marca do livro:

"O.k. - ele disse, depois do que pareceu ser uma eternidade. - Talvez o.k. venha a ser nosso sempre.-O.k. - falei."

Super Abraço!

10 comentários:

  1. Amo muito esse livro e só de ler a resenha me emociona <3
    Hazel e Gus sempre estarão em meus pensamentos <3
    Beijos mano
    Garota Liber
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Resenha espetacular ♥
    Acho que só eu não li ainda ACEDE, né?!
    Mas pretendo corrigir isso, pelo menos, até outubro. (:
    rárá

    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Achei sua resenha maravilhosa, Víctor.

    Não sei porque... mas acho que ficarei extremamente triste quando for ler este livro, o tem é pesado, forte, não sei como vou lidar com os rumos - talvez tristes - da história.

    Parabéns pelas palavras usadas na resenha ^^

    Abraços.

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Victor,
    Adorei a sua resenha. Eu morro de vontade de ler ACEDE e ainda nao tive oportunidade! haha
    Depois de ler sua resenha, fiquei com muito mais vontade :)

    Abraço
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Resenha lindaa <3
    eu jápensei em resnehar este livro no blog, mas desde que li não tem como falar dele, é espetacular demais!
    Leitura OBRIGATÓRIA para todos! :D
    Esta lista dos meus favoritos do ano!

    seguindo aqui! :D
    Beijos.
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Querido eu li sua resenha e tenho que dizer que como o seu já li vários sobre o livro, mas até hoje eu ainda tenho receio de comprar ele sabia ? Tenho medo que seja muito assim, como posso dizer ?! Uma estória que mexe demais com o emocional...n sei a palavra exata para dizer, pois agora n me vem a cabeça.
    Digo isso, porque já tive um caso na minha familia e sinceramente eu fico meia assim. Mas se for um livro leve e que dá uma lição de vida e tudo mais, ai tudo bem, é tranquilo pra mim, mas ate agora eu não sei ao certo. Só vou ficar sabendo mesmo se pegar para ler e corro o risco de abandonar. (risos) Mas eu gostei mto do que vc escreveu e pareceu-me que é algo assim que o autor mostra a doença por um outro angulo n é ? Ele não foca na doença e sim no romance dos personagens.
    Seila...eu entendi assim.

    Mas achei bem legal ...parabens viu ?!
    Se cuida e fica com Deus
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha Victor! Esse livro é mesmo maravilhoso, fico feliz que você tenha lido. Agora compre mais livros do John, porque ele é muito bom hahaha
    E o Markus Zusak tava certo mesmo, ri, chorei e queria mais ):

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Querido adorei sua resenha e confesso que vc despertou minha curiosidade. Parabéns pela dica de leitura, garantia de emoções!!!!

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é perfeito né... Eu me desidratei lendo ele hahaha

    A parte do OK é muito linda...

    Seguindo seu blog... Eu ADOREI... Se puder retribuir, ficaria hiper feliz...

    Enfim, te espero lá no meu cantinho...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Amo esse livro de paixão ♥ morro de vontade de lê-lo novamente, mas não quero chorar novamente :(
    Adoro os livros do John Green, são to perfeitos ^^
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir