19 novembro 2013

[Resenha] "A Outra Vida" de Susanne Winnacker

Título: A Outra Vida
Autor (a): Susanne Winnacker
ISBN: 978-85-8163-151-6
Editora: Novo Conceito
Páginas: 270
Classificação: 4/5 Percy's

O mundo de Sherry — de uma hora para outra — mudou completamente. Por causa de um vírus muito contagioso, as pessoas que ela costumava conhecer, e quase todas as pessoas de sua cidade, Los Angeles, na Califórnia, se transformaram em mutantes assustadores. Esses mutantes têm uma força excessiva, são ágeis, o corpo é coberto de pelos, eles lacrimejam um líquido imundo e… comem gente! Portanto, não há muito o que fazer — talvez tentar fugir — quando se encontra algum deles. A não ser que você tenha ao seu lado a força e a determinação de um jovem como Joshua. Joshua perdeu uma irmã para os mutantes e sua raiva é tão grande que ele seria capaz de vingar todos aqueles que perderam alguém para as criaturas. No entanto, para que esta revanche aconteça, é preciso prudência. Afinal, até que ponto a disseminação deste vírus foi uma coisa realmente natural? Que poderosos interesses estão por trás desta devastação? E será que Joshua e Sherry conseguirão ter a cautela necessária para lutar contra as criaturas justo agora que seus corações estão agitados pelo começo de uma paixão?

A história contada em "A Outra Vida" não é muito diferente do que vemos nos filmes de zumbis: surge no mundo um vírus desconhecido e, em um piscar de olhos, praticamente todas as populações são contaminadas. Aqueles infectados pelo vírus ou morrem ou virão zumbis. Porém o jeito de se contar tal história que me agradou, e muito.

O livro é narrado por Sherry, uma adolescente de 15 anos que vive em um bunker/abrigo (construído por seu pai que era fascinado por essas coisas de segurança, primeiros socorros) com seus irmãos mais novos, seus pais e sua avó. Durante três anos todos sobreviviam na medida do possível até que a comida acabou e foi necessário que Sherry e seu pai saíssem do abrigo - únicos que sabiam atirar - para arranjarem comida.

Então a "merda" acontece: o pai de Sherry é capturado pelos Chorões (nome dado aos zumbis, ao final explico o porquê) e ela é salva por Joshua que a leva para o abrigo, chamado de Refúgio, onde estava vivendo junto com mais algumas pessoas. Determinada a salvar seu pai ela e Joshua partem em uma aventura eletrizante e arrepiante contra os Chorões e é também nesta aventura que começa a nascer o amor entre eles.

Até agora só contei metade do livro, mas se eu prosseguir estarei estragando toda a surpresa da história. Será que Sherry encontra seu pai? Será que ela e Joshua ficam juntos? E as pessoas do Refúgio? Só lendo para saber!

Susanne Winnacker possui uma escrita incrivelmente leve e que flui com muita rapidez. Tratando um assunto tão aterrorizante pelos olhos de uma adolescente deu uma roupagem nova a um tema tão batido, tornando-o novamente interessante.

Diferente dos convencionais os zumbis deste livro não são seres irracionais, mas variam entre si. Alguns tem muito pelo, andam de quatro, como se fossem animais, porém outros andavam normalmente e tinham capacidade de arquitetar emboscadas. Os zumbis receberam o nome de Chorões por sempre darem a impressão de que estavam chorando (sério mesmo Victor?!).

"Alguns parecem feras peludas e outros quase lembram pessoas comuns." - Página 116

"A criatura tropeçou e caiu no chão. Ele levantou um pouquinho a cabeça e me encarou com olhos que eram inteligentes demais para serem de um bicho. Lágrimas leitosas saíam desses olhos, grudando no pelo." - Página 124

Não costumo gostar muito das capas da Novo Conceito, mas desta vez a editora está de parabéns. O nome A Outra Vida está em alto relevo, com uns efeitos, como de buracos, dando a ideia de destruição, achei fantástico. A diagramação também está impecável, como sempre. Letras grandes, folhas amareladas e todo começo de capítulo é antecedido por uma lembrança de Sherry da outra vida (tempo antes da contaminação que dá nome ao livro) com a imagem de uma borboleta. Para alguns a borboleta significa um novo começo, uma ressurreição, representando perfeitamente a ideia do livro.

Para os desavisados como eu A Outra Vida é o primeiro livro de uma série, então não esperem um final nostálgico e repleto de soluções -como eu esperei- que vocês vão acabar se decepcionando. O final possui um gancho muito bom e muito bem bolado, mas me decepcionou por não ser nada do que esperava.

Super Abraço, Victor Rosa :)

8 comentários:

  1. Oi :)

    Cara eu confesso que não tenho muita vontade de ler esse livro. Mas se ganhasse ele de presente não acharia ruim hehehe. Abraços!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu tô ansiosa pela continuação, fiquei com gostinho de 'quero o desfecho' assim que terminei a leitura.

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Como assim Victor vc não sabia que esse livro faz parte de uma série!!!??? Eu estou bem curiosa para ler, mas vou esperar uma promo ou o lançamento do próximo volume.mas adorei saber sua opinião, sua resenha ficou ótima, parabéns pela leitura.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá querido, tudo bem?
    Gostaria de agradecer pela sua visitinha em meu blog e dizer que achei muito bacana a resenha desse livro, até porque eu já tinha visto outras em outros blogs, mas sinceramente esse livro não me chamou tanta atenção e olha que eu gosto bastante de todas as obras da Novo Conceito em !! hahahah...enfim...Tá de parabens pela sua resenha, porque deu para entender perfeitamente tudo que vc quis passar da história =] Parabens meu amigo

    Outra coisa, queria dizer que ja sigo o seu blog, poderia me seguir tbm e curtir minha page? Ficarei muito agradecida.
    bjos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A sua resenha foi a mais positiva que li sobre o livro, mas acho que já estou um pouco influenciado pelas resenhas negativas, sabe.
    O livro não faz muito o meu estilo, eu acho, mas enfim... quem sabe um dia, né, pequeno gafanhoto.

    Abraços.

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi. Muito boa a resenha.

    Adorei o blog, e estou seguindo!!! :)

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Hey Victor,
    Tudo bom?

    Amei sua resenha! Estava curioso sobre esse livro e pela sua resenha, percebe-se que o livro é bem bom, né?! Pra ser avaliado com 5 Percy's :P
    Gostei do caminho trilhado pelo livro e vou procurar saber mais!

    Abraços,
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Victor, amei a resenha!!
    Eu tenho esse livro aqui, apesar de ainda não ter lido. Mas ele é um dos próximos da minha lista, estou muito ansiosa pra conferir *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir