11 julho 2013

[Resenha] "P.S. Eu te Amo" de Cecelia Ahern

Título: P.S. Eu te Amo
Autor(a): Cecelia Ahern
ISBN: 978-85-8163-062-5
Editora: Novo Conceito
Páginas: 365
Classificação: 5/5 Percys


Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.




Holly havia acabado de perder seu marido, Gerry, por conta de um tumor no cérebro e agora ela não sabe como tocar a vida entrando numa solidão e depressão profunda. Sabendo que sua esposa viveria assim depois de sua morte, Gerry prepara uma série de 10 cartas, uma para cada mês - contando a partir de Março - indicando o que Holly deveria fazer naquele mês, na qual ele chamou de "A Lista" e tinha sido uma promessa muito velha, desde antes dele saber do tumor. E seguindo as ordens do falecido marido Holly vai sobrevivendo mês após mês junto de suas melhores amigas Sharon e Denise e principalmente a formação, ou quase formação, de um novo amor.

P.S. Eu te Amo é um livro sem igual, não consigo entender como alguém não consegue gostar de tal perfeição, eu respeito mas não entendo. Desde o começo acompanhamos a batalha árdua e sofrida de Holly e não pense vocês que foi tudo muito rápido não, a autora construiu todos os personagens e todas as cenas com muita perfeição. Holly simplesmente não decide ficar boa e da noite para dia já se sente revigorada ao mesmo tempo que não se entrega completamente a depressão, ela faz o que todos deveriam fazer: lutar dia após dia, um dia bom, outro dia ruim, mas mesmo assim não desiste de lutar.


"P.S. Eu te amo, Holly, e sei que você me ama. Você não precisa de minhas coisas para se lembrar de mim, não precisa guardá-las como prova de que eu existi ou ainda existo em sua mente. Não precisa vestir minhas blusas para me sentir perto; já estou aí... sempre abraçando você." Pág. 101

"Mire seu salto para a lua, e se não acertá-la, aterrissará entre as estrelas." Pág.  208

Como disse, todos os personagens são muito bem construídos e neles conseguimos nos identificar e as vezes encontrar um pouco de nossas vidas ou nossos sentimentos. Holly não é um protagonista perfeita, ela tem seus momentos tristes, felizes, tenta ajudar aos amigos ao mesmo tempo que desabafa ou desconta todas as angustias em algum pobre coitado, ela tem inveja das amigas ao mesmo tempo que se culpa por isto, ela é simplesmente normal assim como todos os outros. Um bom exemplo é Richard, o irmão mais velho de Holly, muito sério e antissocial e que todos jugavam perfeito mas no decorrer da estória vemos que não é tão perfeito assim.

"Holly, mais uma vez, ficou sozinha. Por mais que quisesse pegar a bolsa e correr para casa sabia que precisava ficar. Ficaria sozinha diversas vezes mais no futuro, a única solteira na companhia de casais, e precisava se adaptar. Mas sentia-se muito mal e irritada com os outros por não darem atenção a ela. E repreendeu-se por ser tão infantil (...)" Pág. 95 

Se eu disser que o livro não mexeu em nada comigo estarei mentindo, vou levar os ensinamentos de P.S. Eu te Amo para toda a vida. Aprendi que devemos aproveitar cada minuto de nossas vidas com as pessoas que amamos (família, amigos, namorada) porque a vida é injusta e poderemos perdê-los a qualquer momento. Aprendi que saudade é coisa boa, afinal quer dizer que nos proporcionou bons momentos e aprendi também que não devemos reclamar quando encontramos nossa alma gêmea, afinal nem todos conseguem.


"Encontrar alguém que amamos e sermos amados é um sentimento maravilhoso, maravilhoso. Mas encontrar uma alma gêmea é um sentimento ainda melhor. Uma alma gêmea é alguém que entende você como nenhuma outra pessoa, que ama você como ninguém, que estará ao seu lado para sempre, independentemente do que aconteça. Dizem que nada dura para sempre, mas acredito firmemente que, na verdade, para algumas pessoas, o amor continua vivo após a morte." Pág. 358

A diagramação está muito boa, letras grandes, folhas amarelas, capa lindíssima com nome em alto relevo o único ponto que não gostei foi a qualidade das folhas, um pouco finas e por consequência frágeis, mas como bom leitor cuidadoso nada aconteceu com meu bebê.

Depois de tudo isso nem preciso perguntar se recomendo o livro né? Ele é mais do que recomendadíssimo, principalmente se você for tão sentimental quanto eu. Capaz de rir e de chorar com as trapalhadas e acontecimentos possíveis.


E lembrem-se que lutar pela paz é como fazer sexo pela virgindade!! Porque? Só lendo para saber!!

Super Abraço, Victor Rosa!

9 comentários:

  1. Victor que resenha linda, fiquei com vontade de começar a leitura do meu exemplar agora, mas nem posso tenho uns de parceria na frente. Mas logo logo quero ler.
    Gostei muito do filme, tenho certeza que vou amar o livro.

    E agora vc vai ler o quê???? Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Victor! Amei sua resenha, mas não gostei do livro. Foi um dos poucos que posso dizer que não curti.
    Achei a Holly instável demais e não gostei do final.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi victor, tudo bom? Tenho muita vontade de ler esse livro, ainda não li nenhum livro da autora, sabia?POis é...Beijos

    naylanaomi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Victor, sua resenha está ótima!
    Eu sempre vejo resenhas destacando a personagem principal, que ela é adoravel e tudo. E creio que meu sentimentalismo vai aflorar na leitura deste rsrsrs espero me emocionar muito.
    Abraços
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Victor,

    Se eu te contar que comecei a ler esse livro e parei, porque achei muito triste você vai acreditar? Claro que quero ler o livro ainda, só não estava no clima de livros tristes... preciso de finais felizes nesse momento da minha vida!
    Amei sua resenha, "sobrinho"!!!

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li o livro, vi o filme a um bom tempo e não lembro muito bem como foi, mas lembro que tinha gostado muito quando vi. Morro de vontade de ler o livro, mas sempre que vou comprar aparece outro que queria na frente... mas pretendo ler um dia.
    Gostei muito da sua resenha, adorei os quotes, espero que todos consigam encontrar a sua alma gêmea um dia...

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha, Victor!
    Eu também gostei muito desse livro, me diverti horrores e me emocionei também. E "Aprendi que devemos aproveitar cada minuto de nossas vidas com as pessoas que amamos (família, amigos, namorada) porque a vida é injusta e poderemos perdê-los a qualquer momento." é a maior verdade que existe e espero que as pessoas que leiam esse livro levem isso pra sua vida.

    Beijinhos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bom, Víctor, faz tempo que estou pra ler esta resenha, e sempre começa e alguma outra coisa me chamava atenção. Você sabe que não é meu gênero, mas estou me permitindo bem mais conhecer.

    E anota ai, viu, eu vou ler esse livro.

    Eu já disse por aqui, eu acho, pensei que as carta vinham do céu, haha, em uma pegada sobrenatural.

    Mas lendo sua resenha entendi tudo direitinho, é um história muito bonito e essa frase do final, hein, bem interessante, haha.

    Abraços.

    Uma dose de palavras.

    ResponderExcluir