02 maio 2013

[Resenha] As vantagens de ser invisível de Stephen Chbosky

Editora: Rocco
Páginas: 223
Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.




Absolutamente incrível. O autor consegue transmitir a seus leitores exatamente aquilo que o personagem Charlie sente. Infinito.
Não há uma maneira lógica de descrever como me senti ao acabar de ler o livro. Todos os meus princípios e teorias sobre a vida tomaram rumos malucos e, ao mesmo tempo em que tudo se tornava confuso em minha mente, eu refletia. Ler este livro aguçou mais ainda a minha capacidade de reparar e apreciar os mínimos detalhes da vida.
O livro narra a história de um garoto adolescente totalmente fora dos padrões impostos pela sociedade. De início ele não possui uma vida social, muito menos amigos. Ao desenrolar da história sua vida muda quase que completamente, mas o seu caráter não. Ele continua sendo puro, honesto, sincero e amoroso e o autor consegue transmitir cada sentimento de maneira perfeita e inacreditável. Em alguns momentos eu consegui assistir às cenas em minha mente sem nunca ao menos ter assistido ao filme.
Sua família, seus amigos, um amigo em especial e misterioso no qual ele manda cartas e no qual a narrativa do livro se baseia. Tudo está minuciosa e perfeitamente encaixado. A cumplicidade e excentricidade da sua família intriga qualquer um. O fim do livro foi a pior parte. Fica a vontade de uma continuação, um vazio se instala no coração.
As pessoas deveriam seguir os princípios de Charlie. Bondade acima de tudo e sempre que puder, parar e se sentir infinito. Para sempre. 
                                           


4 comentários:

  1. Olá, Amanda e Victor!
    Te indiquei para responder um selinho no meu blog. :)
    Espero que você goste.
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/2013/05/tag-selinho-best-blog.html

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAAAAAA quero esse livro, mas com essa capa e é quase impossível achar =(

    ResponderExcluir
  3. Amanda e Victor parabéns pela resenha ficou ótima. Já li esse livro e confesso nao ter conseguido me envolver dessa forma com ele, mas agora lendo suas palavras percebi alguns detalhes que me ajudaram a entender umas coisinhas. Enfim parabéns pela leitura e pelas ótimas observações.

    Obrigada pelo apoio e comentários lá no meu blog, principalmente nas resenhas!!!!

    ResponderExcluir
  4. Quero muito muito ler esse livro, eu assisti ao filme e achei maravilhoso, imagine o livro que é sempre melhor?

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir